Java ou Pascal, com qual linguagem é melhor começar a programar?

Perguntou 10 anos atrás

Resolvido

Oi, tenho 16 anos, e tenho prática com HTML, e Javascript, pelo que sei JS é Orientada, eu tive um pouco de dificuldade em aprender a linguagem, mas, eu achei interessante os objetos, fui aprender lógica de programação, depois que aprendi Javascript, mas nem precisei, pois o JS me ensinou o básico, só que achei a linguagem meio chata :/ gostei mais dos objetos, das matrizes, não me aprofundei nele

No entanto, o pessoal fala que agora é recomendado a programar C, ou Pascal, mas, acho que esse não é o meu foco, quero desenvolver apps moveis, e estou pensando em ir direto para Java, sera que é uma boa? Ou é melhor aprender Pascal mesmo :P?

PUBLICIDADE

Respostas

harken

Membro

10 anos atrás

Pascal é uma linguagem extremamente bizonha, com algumas regrinhas estupidas que mais "desensinam" do que ensinam, como o uso de ";" nos Ifs da vida.

Melhor linguagem pra aprender a programar, na minha opinião é C, não é muito pratica, o que estimula o desenvolvimento da logica matematica, mas possui uma biblioteca muito completinha =D

Alem disso, C é uma linguagem imperativa, hoje a "moda" eh Orientação a Objetos (ja ja muda, vira Linguagens recursivas ou logicas mas bla pouco importa). Através do C você pega facil C++, que é orientada a objetos, a transição entre linguagem imperativa e Orientação a Objetos não fica tão traumática.

Além de C, uma que poderia ajudar e muito é Python.

Python é orientada a objetos, mas impõe algumas restrições bastante interessantes para quem está aprendendo a programar, como a obrigatoriedade de usar indentação. Além disso, voce escreve scripts em python e executa sem necessidade de um "programa inteiro", apenas comandos para ver o resultado (algumas outras linguagens tambem permitem isso, mas Python é a mais interessante)

ps.: Ninguem aprende a programar usando Java direto. java esta longe de ser uma linguagem simples.
E se você axa que logica matematica d javascript te da uma boa base, melhor você pensar em outro rumo pra sua "profissão"... rs

marcmira

Moderador

10 anos atrás

visual basic, pascal, e c, não se esqueça da lógica de programação.

luizzz

Membro

10 anos atrás

Comece no Pascal para aprimorar as técnicas de programação e a estrutura do portugol. Se quer ser um bom programador, tem que ir aos poucos.

Depois disso, se for desenvolver apps móveis usando servidor web e CSS fluído (ex: bootstrap), vai de PHP mesmo, que lembra muito C.

Depois pule pro C++ se quer desenvolver pra Android ou iOS ou Exterminadores do Futuro ou etc.
Tudo bem que Android usa Java, mas sempre achei Java um pé-no-saco... e, sabendo C++, fica natural aprender Java e Objective-C.

10 anos atrás

Se você tem vontade de desenvolver apps móveis, vai de java. Posso até estar errado mas nunca vi uma app móvel criada em pascal. Já vi em C++ mas em pascal confesso nunca vi ( não estou dizendo que não tenha, apenas que nunca vi ).