mkillercs
Membro
É possível trocar a placa mãe sem formatar o HD?
Perguntou 11 anos atrás
Resolvido
Boa tarde, queria saber se eu posso trocar minha placa mãe sem trocar nenhum outro hardware e se eu fazendo essa troca eu vou ter que formatar o HD, se eu vou poder acessar pelo menos os documentos para preparar o HD para ser formatado. Será que isso é possivel? Trocar a placa mãe e nao fazer nenhu conflito no HD?
Respostas
daniel_danielmcity
Membro
11 anos atrás
Opa.. Na dica que eu dei acima, a do Sysprep, tem que marcar a caixa "Generalizar" para funcionar... Este é o procedimento oficial da Microsoft para trocar o hardware do equipamento. Atualize o Windows antes. É recomendável.
daniel_danielmcity
Membro
11 anos atrás
Meu amigo, se o equipamento antigo ainda funciona, é possível sim fazer esta troca. Primeiramente, é bom ter um backup para evitar o pior. Depois, remova os drivers que foram instalados no Windows. Depois disto, entre na pasta WindowsSystem32Sysprep. Abra o executável Sysprep.exe. Abrirá uma tela. Em "Ação de Limpeza do Sistema", selecione "Entrar na Configuração Inicial pelo Usuário do Sistema" e, em "Opções de Desligamento", selecione "Desligar". Clique em "OK".
A máquina realizará um procedimento e, após o seu término, será desligada. Quando a máquina se desligar, troque os seus componentes internos. Com a nova máquina montada, ligue o computador. Você verá um assistente igual aquele de quando se compra uma máquina nova. Ative o Windows e instale os novos drivers. Este procedimento é válido para o Window Vista, Seven e 8.
goyta
Membro
11 anos atrás
Sempre que se troca um componente dos mais importantes (placa-mãe, processador, placa de vídeo - especialmente se a anterior era Radeon e a nova é Nvidia ou vice-versa), é sempre recomendável reinstalar o Windows do zero, senão ele pode até entrar, mas vai começar a dar uns erros malucos e no mínimo irritantes. O Windows detecta a sua configuração na hora da instalação e faz uma série de autoajustes e otimizações internas em função disso, que não dá para mudar depois, a não ser fazendo uma instalação limpa, do zero.
É claro que antes de fazer a troca você vai fazer um backup de todos os seus dados num pen drive, HD externo e/ou na "nuvem" (dependendo do tamanho dos seus dados). Aliás, backup é algo que se deve fazer todo dia, não apenas quando se vai reinstalar o Windows. (O que dá mais trabalho são os e-mails do Outlook, se você usar - eu não uso. Backup deles, só com um utilitário especial, do qual existem vários por aí.)
Eu nunca tenho esse problema, não só porque meus backups estão sempre atualizados, como também porque há muito tempo meus dados não ficam no drive de boot. Atualmente uso um SSD para o boot do Windows e os programas, e um HD convencional separado para os meus dados, mas mesmo quando eu fazia boot do HD, eu tinha nele uma partição menor, separada, para o Windows e os programas, e outra bem maior para os dados. Se eu precisasse reinstalar o Windows, eu reformatava só a partição do sistema, e os dados ficavam intactos na outra partição.
Você pode transferir pastas do sistema como Documentos, Imagens, Vídeos, Pesquisas, Jogos Salvos, Favoritos e Contatos para outro drive ou partição clicando nelas com o botão direito do mouse e acessando as "Propriedades" de cada uma delas. Na janela de "Propriedades", há uma aba chamada "Local" que permite a você mudar a localização da pasta. Deixe o Windows transferir todos os arquivos e confira se não sobrou algum para ser movido manualmente, e está pronto. Repita a operação para cada uma das pastas de dados do sistema.
Não vai dar para você fazer isso no seu HD atual sem perder os dados, mas quando for reinstalar o Windows, pode deixar preparado para a próxima vez. Apague a partição existente, crie uma nova menor no início do disco para o Windows e os programas (com algumas dezenas de gigabytes) e outra maior pegando todo o resto do disco para os seus dados. Para isso, você pode usar um utilitário de disco baseado em CD, como o Parted Magic, o Acronis Disk Director ou o Paragon Hard Disk Manager, ou fazer isso a partir da própria instalação do Windows (mas aí é mais limitado e desajeitado).

sando_ms
Moderador
11 anos atrás
Quando a placa mãe é parecida (mesmo chipset) não tem problema.
Porem se a placa mãe for muito diferente o Windows nem consegue entrar, e quando entra fica problemático.
Apesar do windows identificar novos dispositivos (Plug and play), no caso de dispositivos básicos usados para carregar o windows, o "Plug and Play" ainda não está no Ar.
hugo2013
Moderador
11 anos atrás
pode sim trocar a placa mae sem precisar formatar o hd, esses dias minha placa mae queimou e tive que troca-la, não precisei mexer em nada, a unica coisa que voce vai ter que fazer é apos trocar a placa mae reintalar os drivers que vem no cd da placa mae.
sergio_dengo
Membro
9 anos atrás
Antes de mais nada, faça um backup dos seus documentos, porque o seguro morreu de velho. Tenha em mãos os drivers da placa mãe nova, você irá precisar após o procedimento, se não tiver o CD, baixe no fabricante pelo menos o driver da placa de rede, para assim poder ter acesso a internet e baixar os drivers que faltarem.
Execute o Prompt de Comando (cmd.exe) como administrador
Execute o seguinte comando %windir%System32SysprepSysprep.exe
Selecione “entrar na configuração inicial pelo Usuario do Sistema (OOBE), marque a opção “Generalizar” e seecione “Desligar”
Troque a placa mãe, ou passe o HD para o novo PC.
Essa operação vai demorar um pouco dependendo do computador. Feito isso, o computador vai generalizar a instalação atual do windows 7, de modo que seja aceito em qualquer outro hardware. Depois de passar pra placa mãe nova ou pra outro computador, os novos drivers deverão ser instalados.
RMIRANDABH
Membro
10 anos atrás
DANIEL SUA DICA FOI PERFEITA, NA PRIMEIRA VEZ DEU ERRO POIS ESQUECI DE DESINSTALAR O ANTI-VIRUS, MAS NA SEGUNDA VEZ CORREU TUDO COMO PLANEJADO, A PLACA MAE DO CLIENTE QUEIMOU E O CHIPSET DELE ERA INTEL, COLOQUEI O HD DELE EM UMA MAQUINA COM CHIPSET INTEL E FIZ O SUGERIDO DEPOIS COLOQUEI NA MAQUINA DELE COM A PLACA MAE COM CHIPSET VIA E FICOU PERFEITO.
Tuxinformatica
Membro
10 anos atrás
Ótima dica Daniel salvou minha vida
chagas_regiane
Membro
11 anos atrás
Estou com uma placa mãe NM70-i da positivo e queimou, preciso trocar por outra placa pq esta esta dando muito problema, mas não posso formatar o hd pois é da loja da minha cliente. Que placa eu poderia colocar no lugar para reconhecer normalmente? No Aguardo.
Obrigada
paikawa
Membro
11 anos atrás
É possível sim, entretanto, será necessário na primeira vez que inicializar com a nova placa mãe, logar em MODO DE SEGURANÇA, entrar em PAINEL DE CONTROLE -> SISTEMA -> GERENCIADOR DE DISPOSITIVO. E excluir os drivers da placa mãe antiga, após, reiniciar o computador e tudo dará certo, já fiz aqui e deu certo comigo!!