4
1

Tenho um Galaxy S Duos, da Samsung, e, para aumentar a memória do meu Android, tenho um cartão microSD de 2GB. Se eu comprar um cartão de 8GB, por exemplo, o desempenho do celular melhora? Porque sempre achamos que a lentidão tem a ver com a memória!

perguntou Jan 10 '14 às 14:36

kekinham_melo_2012's gravatar image

kekinham_melo_2012
11121

editou Jan 20 '16 às 13:51

luciana_cardoso's gravatar image

luciana_cardoso ♦♦
3037442.1k

Há um equívoco aqui. A memória de um cartão SD, na realidade, é o espaço físico que será utilizado para salvar arquivos e instalar programas. Ela funciona da mesma forma que um HD funciona em um computador.

Quanto à memória que é utilizada para execução de programas, inicialização do celular, etc., essa é a memória RAM do aparelho, que é um tipo de memória volátil, o que significa que é apagada quando o aparelho é desligado. Por isso, sempre que você desliga e religa o aparelho, tem que esperar tudo ser carregado novamente. Esse tipo de memória, a RAM, não permite o upgrade nos celulares atuais, portanto, caso necessite de memória RAM para obter um melhor desempenho, seria necessário trocar de aparelho.

Como explicado, você está confundindo os tipos de memória. Haveria sim um pequeno ganho de desempenho se você pegasse um cartão SD de uma classe maior, como a classe 10 por exemplo, mas esse ganho ocorreria apenas na leitura e escrita de arquivos salvos nesse cartão instalado no seu celular. No carregamento de programas e na inicialização do aparelho, esse ganho seria imperceptível.

link permanente

respondeu Jan 20 '14 às 10:44

fernandofmotta's gravatar image

fernandofmotta
363

Quem nunca ficou com o celular lento por causa de falta de espaço na memoria flash.

Na execução de um programa não é só usada a memoria RAM, todo sistema operacional, assim como Android (Linux), usa memoria virtual, que é uma arquivo na memoria flash dos celulares e a utilização (paginação) é intensa.

Veja artigo sobre o gerenciamento de memoria no Linux:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mem%C3%B3ria_virtual

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Jan 20 '14 às 17:00)

A questão é que a memória virtual normalmente tem um tamanho fixo, que já é pré-alocado no cartão SD, isso significa que cartão SD cheio não influencia em nada. Assim, aumentando o tamanho do SD não vai, necessariamente, aumentar o tamanho da memória virtual. Isso é sim possível, mas exige que o usuário possua conhecimentos avançados para realizar o rooteamento do aparelho, particionar o cartão SD corretamente e instalar os apps necessários.

Eu já fiz isso uma vez e assumo que não foi tarefa fácil. Sem contar que o sistema fica mais vulnerável: qualquer problema com o SD afeta diretamente o funcionamento do sistema operacional, e isso não ocorre quando toda a memória RAM do sistema vem apenas da memória RAM do aparelho (sem uso de outros recursos).

fernandofmotta's gravatar image fernandofmotta (Jan 21 '14 às 09:16)

Tb tinha esse celular galaxy duos, e vou te informar que esse problema de memória só funcionou quando troquei meu aparelho por outro, porque conheço 3 pessoas que tem o mesmo aparelho e tiveram que trocar por outro também, passavamos muita raiva, o celular desliga e liga sozinho, o problema da memoria mesmo colocando uma memoria maior, nao resolve, pois o problema é a memoria interna do celular e nao t da opção de enviar nada pra memoria externa, nem apagar os aplicativos que nao sao utilizados, resumindo, celular péssimo. estou feliz com meu novo.

link permanente

respondeu Jan 20 '14 às 11:15

naurreila_2013_10's gravatar image

naurreila_2013_10
16

marcas simples e boas de adquirir, kingston e sandisk, e não se esqueça de ver a classe, quanto maior, mais rápido e mais caro tende a ser o cartão.

att

link permanente

respondeu Jan 10 '14 às 16:58

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
32346228.0k

vc deveria era comprar um celular mais decente isso sim, como o galaxy s3 ou superior

link permanente

respondeu Jan 20 '14 às 11:08

renatopc's gravatar image

renatopc
251

Muito pelo contrario, se vc comprar um cartão Sd e começar a instalar os apps nele o seu celular vai ficar mais lento, pq o SD é mto mais lento q a memoria interna do celular, vc tem q comprar um cartão bom, se eu não me engano eles tem q ser classe 10

link permanente

respondeu Jan 20 '14 às 20:07

danilo%20andrade's gravatar image

danilo andrade
1112171.1k

Realmente os aplicativos instalados no cartão SD demoram mais para carregar, mas depois de carregados o desempenho é o mesmo.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Jan 20 '14 às 20:41)

Na verdade o MicroSD pode melhorar o desempenho do celular sim, pois muitas das vezes as pessoas compram um SD de classe 2 que seu processo de leitura e gravação é muito lento. Se for trocar de memória para aumentar espaço no celular o ideal é comprar um de classe 10 que possui uma melhor performance nestes quesitos que citei. A melhorar só sera perceptível para os aplicativos que rodam direto do MicroSD.

link permanente

respondeu Jan 20 '14 às 21:06

Claudio%20Lopes's gravatar image

Claudio Lopes
1

Você tem é que trocar de celular e de marca, samsung? Samsung tem touchwiz, por causa disso ele trava, ele é lento, ele desliga e liga sozinho e é desatualizado, se você não tem muito dinheiro sobrando para comprar um celular, compre um moto g que custa a partir dos 650 reais e é um ótimo celular, super rápido e atualizado, sem contar que é da motorola a google company que faz uma completa diferença, se tem mais dinheiro sobrando para trocar de celular compre um moto x ou um nexus 4 são os melhores, android puro é o melhor. E na verdade o cartão sd acaba diminuindo o desempenho do aparelho.

link permanente

respondeu Jan 21 '14 às 00:41

leonardo_2012_9_87's gravatar image

leonardo_2012_9_87
11211

Bom dia, meu cunhado instalou umas paradas no meu samsung s duos e deu certo, ele usa a memória do cartão (parte dela) como memoria interna e ram. os experts entenderão o que estou falando ele usou ( link2SD e Superuser) pesquisem que dá certo. Instalei vários outros programas ultrapassando os 200 mb do celular.

att.

alessandro

link permanente

respondeu Jan 21 '14 às 07:57

alessandrophenix's gravatar image

alessandrophenix
1

Será que alguém poderia me ajudar? Tenho um galaxy gran prime duos novinho e ontem fui colocar um chip de operadora no SIM1 (sendo q já tenho chip no SIM2) e qdo recoloquei a bateria e liguei, meu celular deu erro. Dizendo cartão sd em branco ou sistema de arquivos e por nada ele não funciona mais. Ou seja, o problema está no meu celular pq eu testei o cartão sd em outros lugares e funciona. Até testei outro cartão sd q tenho no celular e dá o mesmo erro... acredito q ao colocar o chip no SIM1 ele entrou em conflito com meu cartao de memória..alguém poderia me ajudar por favor!!!! :(

link permanente

respondeu Jan 21 '16 às 18:53

lilienati07's gravatar image

lilienati07
1111

-1

Se você colocar um cartão de memoria mais rápido o ganho vai ser direto, compra um cartão de memoria com a maior "classe" aceita pelo seu celular. A classe corresponde a velocidade de leitura e gravação, a classe 10 corresponde a 10MB/s.

A falta de espaço na memoria Flash compromete o desempenho do Androide, que usa muito a memoria flash como área de trabalho, então passar aplicativos para um cartão maior vai melhorar o desempenho.

link permanente

respondeu Jan 10 '14 às 15:45

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455626.1k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,208
×3,195
×1,830
×1,529
×689
×275
×125
×84
×49

pergunta feita: Jan 10 '14 às 14:36

pergunta lida: 143,376 vezes

última alteração: Jan 21 '16 às 18:53