andreitajai

Moderador

Os votos nas urnas eletrônicas são mesmo secretos?

Perguntou 10 anos atrás

Resolvido

Como realmente funcionam as urnas eletrônicas poucas pessoas sabem (inclusive eu). Todo mundo sempre diz que o voto é secreto, mas eu acho muito fácil fazer um sistema que vincule o número do seu título com os votos dados. Para quem tem acesso, isso serviria para identificar se um filiado realmente votou no partido/candidato como "jurou fazer".

O que há por trás das urnas eletrônicas, os votos são secretos e as eleições limpas ou vocês acham que sempre há o que esconder?

Tecnologicamente falando, isso seria possível?

PUBLICIDADE

Respostas

spicy

Membro

10 anos atrás

As Urnas não tem acesso a internet, então para hackear necessitaria presença física em muitos lugares ao mesmo tempo!
Só se o esquema envolver toda a equipe técnica do TRE, pois o software da Urna é validado por muitas pessoas e partidos, existe até premio para quem conseguir hacker a Urna, além de existir uma validação automática dos programas e arquivos ao ligar a Urna.

Impressão dos votos não ajudará em nada só vai gastar dinheiro, pois se a Urna estiver hackeada a impressão também estará, pois a impressão não será vista por ninguém.
A sugestão de imprimir o voto para o eleitor verificar e colocar numa Urna paralela, aumentaria a possibilidade de erros com eleitores levando o voto pra casa, ou mesmo paralisação da votação por defeito nas impressoras, que são equipamentos mais vulneráveis

A maior vulnerabilidade é a totalização dos votos e não nas Urnas, melhor seria uma apuração paralela por um órgão suprapartidário, usando os boletins emitidos ao fim da eleição, atualmente o boletim é emitido por cada urna para os partidos, mas os boletins são ignorados!

Mas tem muita gente que está reclamando da Urna por que perdeu a garantia de reeleição com votos irregulares.
O recadastramento com identificação biométrica(Digitais), apontou que em muitas cidades havia quase o dobro de eleitores que moradores, por isso certas famílias permanecem no poder por décadas, mesmo roubando e com péssima administração.

marcmira

Moderador

10 anos atrás

se liberassem uma urna para estudo e aprimoramento, seria 1000x mais acertada, é fácil arrotar segurança se coloca métodos patriarcais como não tentar certas formas para invadir a urna, ou analisar seu código.

att

andreitajai

Moderador

10 anos atrás

@marcmira, eu vi num dos vídeos do "CDO" onde ele faz a pergunta: por que não abrir o código para universidades estudarem o código e aprimorar o sistema da urna? Acho que em geral o Brasil explora pouco as "cabeças" que tem, parece mais fácil dar "bolsa qualquer coisa" do que formar cientistas. Ah, não que não tenha melhorado a vida de muita gente, mas não me parece justo com quem estudou. Enfim, não quero perder o foco do tópico, até porque aqui não é lugar para comentar se o governo vai bem ou mal, faz ou deixa de fazer.

@alisson, A questão das urnas, quero muito acreditar que sejam invioláveis, que os votos não possam ser vinculados ao numero do título e que a única coisa que todo mundo frisa "que as eleições são limpas" sejam realmente limpas.

sando_ms

Moderador

10 anos atrás

O código fonte da urna foi analisado e descobriram que era possível relacionar a sequencia do "arquivo dos votos" com a sequencia dos "Eleitores que votaram", mas isso já foi corrigido com o uso de randomização na gravação dos arquivos.
Mas quem compra voto, não precisa de um controle tão rígido, seria necessário acessar cada urna para rodar um programa que fizesse o relacionamento entre o voto o eleitor.

Realmente a urna brasileira não é assim tão moderna, a impressão digital dá muito problema de leitura, em matéria biometria o reconhecimento facial é mais rápido e seguro.
Mas a justiça eleitoral prevendo uma futura mudança, incluiu no recadastramento além das digitais uma foto para um futuro reconhecimento facial.

O impressionante do reconhecimento facial é que você pode envelhecer e os parâmetros usados no reconhecimento facial não mudam, um programa de reconhecimento facial é capaz de reconhecer todas as pessoas numa multidão em movimento.

Voltar ao voto de papel é um atraso, pois permite muitas fraudes que foram extintas com a Urna eletrônica e a biometria (Eleitores fantasmas, mais votos que eleitores ..).

Deveríamos seguir a Estônia onde o voto é pela Internet, poderíamos até aprimorar a democracia, usando esta facilidade de voto para decidir temas importantes, sem Deputados ou Senadores que troquem de ideais quando chegam ao poder.

alisson

Membro

10 anos atrás

Sim, tecnologicamente é possível vincular o voto ao número do título de eleitor, pois a máquina só é liberada para votação depois que o número é digitado, mais isso não acontece porque aí deixaria de ser secreto. As máquinas são auditadas.

Eu sou mesário e tenho acesso aos votos da minha seção antes da apuração porque tenho que imprimir as zerésimas que servem como garantia, caso o pendrive com a contagem dos votos dê pau. Posso assegurar que os resultados só exibem o número de votos e os candidatos a quem eles foram destinados, mas não exibem quem votou em quem, não há identificação do eleitor.

andreitajai

Moderador

10 anos atrás

Ninguém puxa conversa, então eu o fiz.

marcmira

Moderador

10 anos atrás

Meu camarada de linha de frente, para começar a ficar chateado, comece por algo leve:

http://www.canaldootario.com.br/videos/responde/urnas-eletronicas-brasileiras-lixo-comentado/

nos falamos...rs

melissacs

Membro

9 anos atrás

Eleições 2014; fique por dentro de apps e outros recursos para acompanhar apuração

Todas as dicas aqui ;)

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2014/10/segundo-turno-das-eleicoes-2014-ganham-novo-doodle-do-google.html