Boa tarde, pessoal

Seguinte: tenho uma banda de Internet de 30MB e quero dividir com meu vizinho. Sendo 15MB pra ele e 15MB pra mim.

Para vocês entenderem melhor, vou explicar como está sendo feita a divisão:

Tenho um roteador wireless da ASUS como base para o meu acesso e todos os dispositivos que acessam a rede na minha casa. Nesse roteador é ligado um cabo de rede que vai até meu vizinho. Lá, esse cabo é ligado em um outro roteador wireless TP-Link como base para ele acessar todos os dispositivos móveis. Ou seja, quero disponibilizar 15MB para o roteador Asus e 15 MB para o Roteador TP-Link, sendo que o TP-Link é ligado ao Asus.

Existe a disponibilidade de configurar o aparelho para dividir a banda? Ou preciso de algum outro ajuste?

perguntou Feb 27 '14 às 14:54

Caue%20Oliveira's gravatar image

Caue Oliveira
262732358

editou Jun 07 '16 às 19:24

viviwerneck's gravatar image

viviwerneck ♦♦
142427789

Você pode usar o QoS para limitar o roteador dele em 15Mb, use o numero do MAC do TP_link para configurar no ASUS a limitação, lembrando que você não pode limitar o Asus pois vai limitar toda a rede.

Este vídeo em inglês da ASUS ensina diversas maneiras de usar o QoS:

http://www.youtube.com/watch?v=t2rsUDIsx_w

link permanente

respondeu Feb 27 '14 às 15:30

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455626.1k

sando_ms, boa tarde.

Eu estava olhando o QoS do roteador Asus, e percebi que consigo limitar a banda, porém fiquei na dúvida se eu estava limitado a banda que me compete ou a banda da rede. Por isso não mexi. Vamos ao que interessa, você disse que eu posso limitar a banda em 15MB pelo número do MAC do Tp-Link, pelo que eu entendi vou estar limitado apenas o Tp-Link, certo? Fazendo isso eu que vou usar a internet pelo roteador Asus vai estar limitado aos 15MB também?

Obrigado desde já!

Caue%20Oliveira's gravatar image Caue Oliveira (Feb 28 '14 às 00:13)

Realmente só limitar o trafego do TP-link para 15MB, os dispositivos conectados ao ASUS não terão limite.

Uma solução é especificar no QoS limites individuais(MAC) para cada dispositivo conectado ao ASUS, por exemplo 3 notebooks com limites de banda de 5Mb. Porem não seria uma boa utilização da rede, pois usando só um notebook teríamos 10Mb de banda não utilizada.

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Feb 28 '14 às 13:22)

sando_ms, boa tarde.

Eu estava olhando o QoS do roteador Asus, e percebi que consigo limitar a banda, porém fiquei na dúvida se eu estava limitado a banda que me compete ou a banda da rede. Por isso não mexi. Vamos ao que interessa, você disse que eu posso limitar a banda em 15MB pelo número do MAC do Tp-Link, pelo que eu entendi vou estar limitado apenas o Tp-Link, certo? Fazendo isso eu que vou usar a internet pelo roteador Asus vai estar limitado aos 15MB também?

Obrigado desde já!

link permanente

respondeu Feb 27 '14 às 17:48

Caue Oliveira
262732358

sando_ms, entendi.

• Então eu posso fazer assim, comprar um novo roteador e fazer a ligação, digamos que esse roteador novo se chama A. Então eu ligo o modem no roteador A, no roteador A eu ligo o ASUS e o Tp-Link, e pelo roteador A eu divido a banda em 15MB para cada um. Assim funciona?

• Sabe me informar um roteador que faça essa divisão pelo MAC? Porque ontem ao tentar fazer essa divisão pelo ASUS eu só conseguir por IP e sabemos que esse IP se renova e além disso não conseguir colocar taxa de banda (kbps - mbps) e sim importância (Baixo - normal - alto) e que também esse roteador tenha a antena desrosquear já que eu vou colocar uma de 9Dbi.

• Uma outra dúvida, eu quero aposentar o cabo de rede, para eu aposentar eu quero comprar o roteador repetidor, esse roteador vai dar lugar ao roteador tp-link, eu consigo mesmo assim fazer a divisória? Além disso consigo ao mesmo tempo ampliar o sinal e usar ele como wi-fi, correto?

Obrigado desde já

link permanente

respondeu Feb 28 '14 às 13:35

Caue Oliveira
262732358

editou Feb 28 '14 às 13:40

A solução de colocar mais um roteador ligado ao modem é boa, com as funções QoS e DHCP para distribuir os IPs.

Colocar o Asus e o TP-link como repetidores, vai depender se o sinal WIFI chega forte no local, muitas paredes ou lajes que separam andares reduzem bastante o sinal.

É comum fixar o IP dos Roteadores/switches numa rede, fica na configuração do DHCP, então dá para usar o IP no QoS.

Melhor comprar um roteador dual-band e de preferencia com o novo protocolo AC, mas não sei qual deles tem a configuração do QoS mais flexível.

link permanente

respondeu Feb 28 '14 às 17:58

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455626.1k

Bom dia sando_ms.

Entendi, Obrigado pelas informações. O sinal provavelmente vai chegar, sem nada eu consigo pegar duas barras, colocando o repetidor deve dar conta sim. Então vou fazer assim.

Comprar um Roteador Dual-band e colocar antenas de 9Dbi. Nesse roteador vou ligar o Tp-Link para o meu uso, e o ASUS como repetidor que ficará no meio do caminho para ampliar o sinal para o meu vizinho usar. e dividir a banda em 15MB pelo IP do DHCP, só vou procurar um roteador que divida a internet por Kbps ou Mbps.

Obrigado desde já!

link permanente

respondeu Mar 03 '14 às 11:34

Caue Oliveira
262732358

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,668
×1,918
×1,183
×733
×457
×353
×41
×25
×10

pergunta feita: Feb 27 '14 às 14:54