5
4

Olá, galera, tudo bem? Vocês tem alguma dica para compartilhar sobre sites de confiança para fazer comprar online? Eu tenho algumas dicas para avaliar esses sites:

1. verifique sites de reclamações
  2. verifique reviews feitos por usuários que já tenham feitos avaliações, pois reviews feitos somente uma vez podem ser falsos.
  3. verifique se há reviews feito por um longo período (anos). Somente positivos em um mês pode indicar fraude.
  4. verifique se há certificados/selos de segurança e de avaliações
  5. cuidado com links que colocam aqui no forum, cheque se realmente está indo para o site indicado e da idoneidade dele, principalmente se tiver encurtadores de links. Pode estar escondendo vírus.
  6. eu achei interessante o site http://www.scamadviser.com/ que faz avaliações de sites. Não conheço muito, mas pareceu confiável. Coloquei uns sites que o pessoal costuma comprar (brasileiros e estrangeiros) e alguns sites suspeitos, e o resultado me pareceu confiável.
  7. tente olhar no google maps o endereço das lojas, principalmente das pequenas. Se for em um lugar muito suspeito, desconfie (em um terreno baldio, casa caindo aos pedaços, camelô, etc.)
  8. desconfie de erros de ortografia que o pessoal escreve, pois pode ser simplesmente um gringo mau intencionado usando o google translator para divulgar um spam. Pode até parecer escrita ruim, mas geralmente o pessoal do Brasil usa pelo menos uma linguagem internetês local característico.
  9. Se você vai se arriscar em um site desconhecido, pelo menos faça uma compra de valor baixo primeiro (apesar de você já ter colocado todos os seus dados lá) para testar a loja. Mas mesmo assim é altamente não recomendado fazer este procedimento de compra em local não confiável.
  10. Desconfie se o vendedor começar a contar histórias
  11. Desconfie de e-mails recebidos. Verifique sempre na home-page oficiais para verificar os status da compra/venda.
  12. Até que é comum grandes lojas terem grande número de reclamações, dado o grande volume de vendas. O interessante neste caso é verificar o número de reclamações sanadas. Por outro lado, não é comum pequenas lojas desconhecidas terem grande número de reclamações. Desconfie neste caso.

perguntou Mar 05 '14 às 07:43

toleranciazero's gravatar image

toleranciazero
7379909.6k

editou Jan 03 '17 às 10:49

TainahTavares's gravatar image

TainahTavares ♦♦
1312719

2

Faltou o 13. Verifique se a loja tem CNPJ e confira no site da Receita se esta em dia e o endereço certinho.

Dando um depoimento pessoal, já que eu sou um desses caras que tem uma lojinha virtual que as pessoas não confiam... afff :(. Por incrível que pareça 95% das minhas vendas ocorrem no Mercado Livre, por que as pessoas confiam no ML.

Eu não coloco o endereço no site da Loja, pois não tenho um ponto comercial o endereço da minha empresa é o da minha casa, pois é onde trabalho. Não o coloco para que não apareça um cliente na portaria do Condomínio onde moro procurando por uma loja.

Agora depoimento de quem usa a internet para tudo, desde 2001 compro pela internet, absolutamente NUNCA sofri um golpe virtual, e olha que eu comprei e compro até hoje e tudo quanto é lojinha, tendo preço eu compro. A diferença é que eu já criei meu "Firewall" pessoal, dependendo do que leio no site ou dos contatos realizados já desisto da compra.

Uma coisa que as pessoas fazem muito pouco aqui no Brasil é usar o campo de contato, se você tem dúvidas use esse campo, faça perguntas e verifique a qualidade das respostas, em geral as pessoas que estão dando golpe ou não respondem ou respondem de forma desinteressada, sem demonstrar conhecimento sobre o que estão falando. No meu caso eu tenho loja virtual há 6 meses, NUNCA recebi nenhum email pelo Fale Conosco. Eu estranho muito isso, pois a primeira coisa que eu faço quando estou na dúvida se compro em uma loja é enviar um email. É claro que não dá para perguntar "Olá caro vendedor, o senhor por acaso é honesto?", mas ai você faz perguntas sobre coisas não tão bem explicadas no site como prazos de entrega, formas de pagamento, qualidade dos produtos... e por ai vai. Espero ter ajudado.

lipeazevedo's gravatar image lipeazevedo (Mar 09 '14 às 02:30)

adicionado o comentário do lipeazevedo em um post abaixo, achei interessante.

"Agora depoimento de quem usa a internet para tudo, desde 2001 compro pela internet, absolutamente NUNCA sofri um golpe virtual, e olha que eu comprei e compro até hoje e tudo quanto é lojinha, tendo preço eu compro. A diferença é que eu já criei meu "Firewall" pessoal, dependendo do que leio no site ou dos contatos realizados já desisto da compra.

Uma coisa que as pessoas fazem muito pouco aqui no Brasil é usar o campo de contato, se você tem dúvidas use esse campo, faça perguntas e verifique a qualidade das respostas, em geral as pessoas que estão dando golpe ou não respondem ou respondem de forma desinteressada, sem demonstrar conhecimento sobre o que estão falando. No meu caso eu tenho loja virtual há 6 meses, NUNCA recebi nenhum email pelo Fale Conosco. Eu estranho muito isso, pois a primeira coisa que eu faço quando estou na dúvida se compro em uma loja é enviar um email. É claro que não dá para perguntar "Olá caro vendedor, o senhor por acaso é honesto?", mas ai você faz perguntas sobre coisas não tão bem explicadas no site como prazos de entrega, formas de pagamento, qualidade dos produtos... e por ai vai. Espero ter ajudado."

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Mar 09 '14 às 06:20)

Durante a Black Friday, o TechTudo publicou uma matéria sobre as melhores maneiras para se proteger quando for fazer compras online, dá só uma olhada: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/11/black-friday-6-dicas-de-seguranca-para-compras-online-no-celular.html

link permanente

respondeu Jan 18 '16 às 15:28

Roberto_Caligari's gravatar image

Roberto_Caligari ♦♦
349173

montei um texto informativo com dicas sobre o assunto aqui no techtudo, baseado inclusive em dicas daqui:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/140367/como-saber-se-uma-loja-online-e-confiavel

quem quiser conferir sinta-se a vontade.

link permanente

respondeu Oct 25 '16 às 15:52

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.1k

Vocês já caíram em algum golpe virtual desse tipo? Em uma loja que prometia algo e não entregou? E depois foi tentar entrar com uma ação e descobriu que nem seque é possível o contato?

compartilhe o que aconteceu.

link permanente

respondeu Mar 08 '14 às 23:01

toleranciazero
7379909.6k

2

Agora depoimento de quem usa a internet para tudo, desde 2001 compro pela internet, absolutamente NUNCA sofri um golpe virtual, e olha que eu comprei e compro até hoje e tudo quanto é lojinha, tendo preço eu compro. A diferença é que eu já criei meu "Firewall" pessoal, dependendo do que leio no site ou dos contatos realizados já desisto da compra.

Uma coisa que as pessoas fazem muito pouco aqui no Brasil é usar o campo de contato, se você tem dúvidas use esse campo, faça perguntas e verifique a qualidade das respostas, em geral as pessoas que estão dando golpe ou não respondem ou respondem de forma desinteressada, sem demonstrar conhecimento sobre o que estão falando. No meu caso eu tenho loja virtual há 6 meses, NUNCA recebi nenhum email pelo Fale Conosco. Eu estranho muito isso, pois a primeira coisa que eu faço quando estou na dúvida se compro em uma loja é enviar um email. É claro que não dá para perguntar "Olá caro vendedor, o senhor por acaso é honesto?", mas ai você faz perguntas sobre coisas não tão bem explicadas no site como prazos de entrega, formas de pagamento, qualidade dos produtos... e por ai vai. Espero ter ajudado.

lipeazevedo's gravatar image lipeazevedo (Mar 09 '14 às 02:30)

lipeazevedo, em lojinhas muito pequenas e que tem no mercado livre, eu costumo só comprar direto na loja após ter tido sucesso no mercado livre ou se tiver boleto bancário (apesar de também ter riscos).

Também tento verificar a procedência do site e do endereço físico. Já peguei no google maps endereço residencial, mas o local a principio era uma casa normal, em uma vizinhaça relativamente boa e não levantava suspeitas e efetuei a compra. Pode ser preconceituoso, mas se a casa do cara já for em local muito ruim e caindo aos pedaços, eu suspeito se o endereço é verdadeiro também.

Infelizmente você deve compreender que não estou querendo desencorajar as pessoas a não comprarem em lojas pequenas e sim tomar o mínimo de cuidados.

Por exemplo aquele site de análise que eu listei, achei bem interessante. Se a loja é desconhecida, mas tem problemas, ele informa risco alto por diversas razões, muitas vezes o dono tenta disfarçar o endereço virtual e físico da loja, tem um elevado número de reclamações, usa e-mails falsos (gratuítos) de forma a não linkar a pessoa física.

Mas coloquei um site de um usuário aqui que sempre faz spam no fórum, e ele só indicou que a loja é recente (6 meses) e poderia ser boa pela falta de tempo. Achei bem interessante.

As regras que eu coloquei não podem ser colocados somente de forma isoladas, mas a somatórias tendem a indicar altos riscos.

link permanente

respondeu Mar 09 '14 às 06:29

toleranciazero
7379909.6k

Na blackfriday teve muitos casos de entrega de tijolos ao invés da mercadoria. Temos um grupo no facebook onde divulgamos as melhores promoções de lojas confiáveis, estão todos convidados: https://www.facebook.com/groups/ganhemaisdesconto/

walacecunha2015's gravatar image walacecunha2015 (Jan 12 '16 às 16:03)

ótimas dicas

link permanente

respondeu Sep 15 '14 às 22:46

WillianDP's gravatar image

WillianDP
458128

Na blackfriday teve muitos casos de entrega de tijolos ao invés da mercadoria. Temos um grupo no facebook onde divulgamos as melhores promoções de lojas confiáveis, estão todos convidados:

link permanente

respondeu Jan 12 '16 às 16:02

walacecunha2015's gravatar image

walacecunha2015
1

editou Jan 12 '16 às 16:34

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
451210.5k

Propaganda é proibida no fórum, leia o FAQ.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Jan 12 '16 às 16:34)

Quero saber se o site http://www.superexpresso.com.br/ é confiável. Os produtos dizem ser originais, mas os preços são ótimos, então, qual o problema deles não anunciarem diretamente na TV, Jornais e nos demais veículos de comunicação??? apenas no rodapé do site do SBT, programa do Ratinho???? Alguém tem algo prá me dizer????

link permanente

respondeu Oct 25 '16 às 14:39

thiacy_caldas's gravatar image

thiacy_caldas
1111

essa informação de nao fazer propaganda na tv aberta depende mais da equipe de marketing deles.

sobre saber a confiabilidade basta ler as dicas.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Oct 25 '16 às 15:51)

vou comprar uma tv 55 este ano !

link permanente

respondeu Nov 11 '16 às 17:07

denise_2015_6's gravatar image

denise_2015_6
11

www.displaywatches.com.br comprei e recebi...100% confiável

link permanente

respondeu Nov 12 '16 às 01:26

Renato%20Algusto's gravatar image

Renato Algusto
1

Ótima opção para fazer compras com confiança é a Lyoness. Ela por meio do seu programa de fidelização internacional, seleciona as empresas em 47 países de diversos ramos. Assim além dos clientes comprarem e terem dinheiro de volta, tem a certeza de que cada empresa dentro da comunidade Lyoness foi verificada pessoalmente.

André Sampaio

link permanente

respondeu Nov 12 '16 às 08:25

Sampaio's gravatar image

Sampaio
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,888
×1,877
×120
×92
×67
×45

pergunta feita: Mar 05 '14 às 07:43

pergunta lida: 161,368 vezes

última alteração: Feb 02 às 14:56