Quando entro no programa de imposto de renda 2014 e tento importar a declaração 2013 que está em arquivo DBK, clico na pasta que está o arquivo e não aparece nada, será que é porque a declaração 2013 foi feita no windows XP e agora estou usando windows 7? Por favor alguém me ajude, são várias declarações.

perguntou Mar 05 às 18:36

isabel_cacilda_2014's gravatar image

isabel_cacilda_2014
1111

Isabel_cacilda, consegui da seguinte forma baixei o programa de 2014, procedi como se fosse criar uma nova declaração depois fui em ferramentas depois cópia de segurança vai aparecer gravar ou restaurar e só selecionar restaurar e indicar o arquivo DBK e pronto espero que consiga. Abraço...

(Mar 25 às 10:34) valderi_barcellos valderi_barcellos's gravatar image

12próxima página »

Acredito que o problema é que a importação pega o arquivo com extensão .DEC, o formato DBK é copia de segurança.

Se você ainda tem o programa de 2013 instalado, utilize o diretório: C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2013\transmitidas

Outra opção é reinstalar a versão do programa de 2013 e restaurar o .DBK que vai ser criado o .DEC após salvar a declaração, no diretório C:\Arquivos de Programas RFB\IRPF2013\gravadas

Mas talvez você tenha que digitar o numero do recibo de 2013.

link permanente

respondeu Mar 05 às 18:52

spicy_question's gravatar image

spicy_question
4.3k81523

editou Mar 07 às 16:02

é isso mesmo, por coincidência (ou talvez não tanta pelo período) hoje a tarde estava restaurando os dados do IRFP2013 e os arquivos do meu backup estavam na extensão .REC

(Mar 05 às 19:59) toleranciazero toleranciazero's gravatar image

nerd

(Mar 05 às 20:02) andreitajai ♦ andreitajai's gravatar image

nerd nada, é o leão vindo aí. chorei muito de raiva (como todos os anos)

(Mar 05 às 21:52) toleranciazero toleranciazero's gravatar image

O .REC é o recibo, se na importação não existir .REC o numero do recibo não será preenchido.

(Mar 07 às 16:10) spicy_question spicy_question's gravatar image

Isabel_cacilda, consegui da seguinte forma baixei o programa de 2014, procedi como se fosse criar uma nova declaração depois fui em ferramentas depois cópia de segurança vai aparecer gravar ou restaurar e só selecionar restaurar e indicar o arquivo DBK e pronto espero que consiga. Abraço...

(Mar 25 às 10:34) valderi_barcellos valderi_barcellos's gravatar image

Analisei o problema e eh o seguinte: O Programa de IR pessoa fisica de 2013, permitia importar diretamente os dados da declaração de 2012, via arquivo DBK ( arquivo de backup feito manualmente pelo usuario). Ja o programa do IR pessoa fisica de 2014, versao 1.0 , não funciona mais desse jeito ( apesar de estar descrito que aceita a importação), e, com certeza ,deve ser um BUG. Para contornar , faça o seguinte : Passo 1- Reinstale o programa do IRPF de 2013 Passo 2, Restaure a copía de segurança da declaração de 2013, usando o arquivo DBK. Passo 3, Com a declaração carregada no programa do IRPF de 2013, pressione as teclas CTRL+G , e sera salva uma copia da declaração a ser enviada para a RFB. Passo 4 Instale o programa do IRPF de 2014 versão 1, baixado do site da RFB Passo 5 - Abra o programa do IRPF de 2014, e escolha a opção "importar dados da declaração de 2013" . Apos isso, navegue ate a pasta do seu PC "C:Arquivos de Programas RFBIRPF2013gravadas . Escolha o arquivo .DEC existente . Pronto, sua declaração sera importada.

link permanente

respondeu Mar 07 às 13:40

chacal_joanita's gravatar image

chacal_joanita
111

Realmente nos anos anteriores era permitido fazer importação do .DBK, por que usavam o mesmo formato, mas o .DBK mudou para incluir mais detalhes da declaração.

(Mar 07 às 16:24) spicy_question spicy_question's gravatar image

Obrigada spicy_question, abri novamente a declaração e salvei no diretório e assim consegui importar todas para o programa 2014, vc não imagina o quanto me ajudou! Muito obrigada mesmo. Que Deus continue te abençoando cada vez mais. Grande abraço

link permanente

respondeu Mar 06 às 11:52

isabel_cacilda_2014
1111

Oi, eu estou com o mesmo problema. Reinstalei o programa de 2013, tento abrir meu arquivo DBK e nada, aparece um arquivo OXPS mas também não consigo abrir.....alguém pode me ajudar?? Obrigada

link permanente

respondeu Mar 06 às 17:57

nat_rib's gravatar image

nat_rib
1

Nat_rib, se você não tem o arquivo .rec, você terá que preencher manualmente todas as informações a declaração deste ano

link permanente

respondeu Mar 06 às 18:04

toleranciazero's gravatar image

toleranciazero
8.5k435872

Caro Chacal_joanita, fiz como voce falou mas nao resolveu. O programa DIRPF2014 não consegue importar o arquivo .DEC. Também tentei fazer a restauração através de uma cópia de segurança, mas ele informa que não consegue descomprimir os dados. Parece que realmente o programa está com algum bug. Liguei para a Receita Federal e me disseram que não está ocorrendo só comigo. Vou aguardar um contato da Receita. De qualquer forma, muito obrigado!

link permanente

respondeu Mar 07 às 15:19

adelsonline_2007_11's gravatar image

adelsonline_2007_11
1

Chacal_joanita foi assim mesmo que eu fiz e deu certo.

link permanente

respondeu Mar 07 às 16:04

isabel_cacilda_2014
1111

Bom dia, estou tentando reimportar os arquivos .DEC do ano de 2013 no IRPF 2014, mas ele aparece uma barrinha de importação, mas não acontece nada, coloquei uma versão mais antiga do JAVA e ainda continua dando erro, alguém pode me ajudar? Obrigada

link permanente

respondeu Mar 11 às 11:47

anapolive's gravatar image

anapolive
1

Consegui fazer conforme as instrucoes de chacal_joanita, mas só funcionou quando fiz: 1) Desinstalei o DIRPF2014 2) Reinstalei o Java 3) Instalei o DIRPF2013 4) Gerei a declaracao para entrega a Receita (como se eu estivesse lá no ano de 2013) 5) Reinstalei o DIRPF2014 e importei a declaracao. Aí funcionou. Muito obrigado a todos!

link permanente

respondeu Mar 11 às 12:04

adelsonline_2007_11's gravatar image

adelsonline_2007_11
1

Amigos, parabéns pelas explicações...

Estou com um problema....recebi, via e-mail os arquivos REC e DEC de um amigo, mas não consigo abrir.

O irpf 2014 não reconhece na hora importar.

Instalei o 2013 e tb não abre, nem reconhece como declaração...

E agora, alguém salva essa?

Abraço.

link permanente

respondeu Mar 14 às 22:46

santos's gravatar image

santos
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "titulo")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "titulo")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×434
×27
×9

pergunta feita: Mar 05 às 18:36

pergunta lida: 39,193 vezes

última alteração: Apr 18 às 16:22

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2013 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade