Hoje entra em vigor a Lei contra celulares "xingling" que irá bloquear celulares piratas no Brasil, com multas e tudo mais. Mas, na prática, como isso vai funcionar? Quais eletrônicos serão atingidos pelo bloqueio da ANATEL? Muito confuso isso ainda. Será que vai atingir aparelhos com 3g e 4g?

perguntou Mar 17 '14 às 08:40

m_aria's gravatar image

m_aria
314049485

editou Sep 05 '16 às 13:40

Carolina_Oliveira's gravatar image

Carolina_Oliveira ♦♦
5915286

Oi @m_aria

A Homologação da ANATEL irá impedir por falta de certificação celulares, tablets, máquinas de cartões, etc. Justificando junto as operadoras que “solução tecnológica para coibir o uso de estações móveis não certificadas, com IMEI adulterado, clonado ou outras formas de fraude nas redes do SMP”. Enfim, na prática estima-se que dois a cada 10 celulares sejam desativados. Para ficar por dentro dessa novidade acesse:

Celulares xing-ling deixarão de funcionar em 2014; entenda

Bloqueador de xing-ling da Anatel pode desativar dois a cada 10 celulares

link permanente

respondeu Mar 17 '14 às 08:47

silveirarita's gravatar image

silveirarita ♦♦
2628361.6k

A verificação é feita pelo numero do IMEI que é único e gravado na memoria cada celular, mas o alvo é o numero do modelo contido IMEI, então o modelo de celular não homologado pela ANATEL será bloqueado.

Muitas pessoas nem sabem se seus celulares importados serão bloqueados, porque apesar de terem o mesmo nome, muitos tem o numero do modelo no IMEI diferente do homologado no Brasil, por pequenas diferenças como o 4G.

O caso mais famosos são os iPhones com 4G brasileiro, que são modelos diferentes dos importados do EUA e não homologados no Brasil.

link permanente

respondeu Mar 17 '14 às 17:14

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455626.3k

Isso ai ta cheirando a cartel dos fabricantes poderosos. Sansung , motorola, nokia e outros.Que sente as perdas com a concorrência do importados , alternativos e mais baratos. Muitos são falsificados, mas a maioria é simples importação. Quem perde com isso é o consumidor obrigado a consumir marcas famosas e sendo refem de seus abusos em relação ao preço. Esse pais me parecia livre. Cada um compra o que quer.

link permanente

respondeu Mar 24 '14 às 21:03

luizleonino's gravatar image

luizleonino
23

Aqui é o país do atraso. Sou contra a globalização tão alardeada nos anos 80/90. E agora, pergunto: pra que? Balela pura, modismo que os governo se embrenham para ferrar o povo. Qualidade, ISO 9000, ninguém mais fala. Creio que os gigantes, em conchavo com governo, armaram isso, colocando a anatel, que não nos defende e fecha os olhos às barbaridades que as operadoras nos pregam. Enfim,são perversos e gananciosos, políticos, governo e operadoras. Vejam que lá fora acontece a concorrência. Aqui é acerto entre eles.

link permanente

respondeu Mar 25 '14 às 00:18

pedraazul's gravatar image

pedraazul
11

Isso é revoltante ...

pedraazul's gravatar image pedraazul (Mar 25 '14 às 00:37)

Não irá bloquear nenhum aparelho que já esteja funcionando (tenha sido inserido um chip SIM de operadora brasileira).

Irá bloquear apenas os novos aparelhos (que nunca tenham sido inseridos um SIM de operadora brasileira) e que não sejam de marcas que vendam oficialmente no Brasil, exemplo:

Trazer um Iphone 5S dos EUA, vai funcionar pois Apple já vende Iphone aqui.

Trazer um Oppo Find da China não vai funcionar, pois a Oppo não vende o aparelho algum aqui.

Trazer um HTC One X não vai funcionar pois a HTC não vende aparelhos aqui.

Trazer um Xperia Z2 irá funcionar "se" SONY já vender o aparelhos aqui.

Se a fabricante já está instalada no Brasil e vende o aparelho que deseja, pode-se trazer aparelhos da fabricante que irão funcionar.

E os aparelhos "xing ling" que estão ainda sendo vendidos em camelôs, se eles já inseriram um SIM card para verificar o aparelho que estão vendendo, o "xing ling" não será bloqueado. Trazer novos de hoje em diante, serão (salvo as condições ditas acima).

link permanente

respondeu Mar 24 '14 às 17:09

Joao_SP's gravatar image

Joao_SP
22565

editou Mar 24 '14 às 17:12

Deixa de inventar regras, serão bloqueados todos modelos não homologados pela ANATEL de acordo com o código do modelo gravado internamente no IMEI.

Muitos modelos vendidos nos USA são modelos diferentes dos homologados no Brasil e serão bloqueados, Os iPhones com 4G americano são modelos diferentes dos Brasileiros.

Se o bloqueio fosse feito só para os novos aparelhos, as operadoras não estariam fazendo estatísticas dos celulares ativos.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Mar 25 '14 às 01:07)

Joao_SP, tu precisa te informar melhor. Não existe essa teoria de "já foi inserido chip". Se não foi homologado, supostamente, será bloqueado. O que acontece é que, como tudo no Brasil, pode demorar mais ou menos a acontecer. Apenas acho que é uma atitude inconstitucional, afinal, estão nos privando da liberdade de escolha.

rodrigo_perez's gravatar image rodrigo_perez (Mar 25 '14 às 07:43)

Ja ouvi dizer que o celulares que serao bloqueados vao ser apenas os chineses, aqueles q vc compra na santa efigenia ou no mercado livre, os famosos xinglings. Iphones, Samsung entre outros nao vao ser bloqueados devido as marcas serem de confianca.

link permanente

respondeu Mar 24 '14 às 19:01

vicente_dorsa's gravatar image

vicente_dorsa
(suspenso)

editou Mar 25 '14 às 17:57

malhano_caio's gravatar image

malhano_caio ♦♦
349252

Então quer dizer que se eu importei um Jiayu G4 que chega semana que vem, não vai funcionar?? Mesmo sendo IMEI único e tudo mais?!

link permanente

respondeu Mar 24 '14 às 20:04

TheSarmm's gravatar image

TheSarmm
1

então que as operadoras de celular que já cobram tão caro, deem um aparelho de graça para todos que tiverem seus aparelhos bloqueados, nem todo mundo tem dinheiro pra comprar coisa de qualidade, então se querem bloquear aposto que 30% dos brasileiros usam aparelhos xingling.

link permanente

respondeu Mar 24 '14 às 20:43

fabioappetite's gravatar image

fabioappetite
11

Esse bloqueio só ira funcionar se bloquear todos IMEI "piratas" senão o problema vai continuar, eles estão alegando que os EMEIs piratas atrapalha o bom funcionamento dos celular homologodos no Brasil.

link permanente

respondeu Mar 24 '14 às 20:54

hildon's gravatar image

hildon
1111

O Brasil é um pais lixo pois a maioria dos celulares são da China... então xing ling não seria o problema. Falar que tirando os aparelho não homologados irá melhorar o sinal de telefonia é piada o problema é que tem muito aparelho no Brasil e pouco investimento na rede de antenas GSM é uma tecnologia antiga no Japão já existia no ano de 2000, até parece que irão abaixar o preço dos smartphones, os comerciais ainda passam aparelho antigos que não tem nada de tecnologia e tem o preço enorme. Aparelho pirata é responsabilidade da receita federal e não da ANATEL. Anatel tem que garantir um serviço de qualidade e barato, na Europa se paga apenas uma taxa para poder usar um serviço de telefonia e ainda ganha o aparelho de graça só manter a fidelidade durante o ano.

link permanente

respondeu Mar 24 '14 às 21:27

flaviojs's gravatar image

flaviojs
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×511
×411
×326
×273
×230
×59
×56
×17

pergunta feita: Mar 17 '14 às 08:40

pergunta lida: 29,394 vezes

última alteração: May 10 às 09:05