Como impedir a temperatura do PC de subir?

Perguntou 11 anos atrás

Resolvido

Olá galera, gostaria que alguém me desse uma ajuda...notei que meu pc ultimamente está com a temperatura dando enormes saltos, tanto para mais como para menos...eis o detalhe, o salto acontece quando eu abro qualquer navegador, de 39º/40º, pula para 48º/50º, se eu fecho o navegador, ela cai gradativamente. Primeiramente desconfiei de sujeira no cooler ou algum fan parado(cooler, placa de vídeo ou mesmo dá fonte), verifiquei e estão todos funcionando normalmente. Depois disso fiz uma limpeza geral, retirei o cooler do processador, limpei, troquei a pasta termica, testei duas(artic silver e uma de outra marca), porém as duas sem sucesso, tentei varias vezes recolocar o cooler pensando ser alguma coisa frouxa porém nenhuma mudança, tentei um cooler bufallo porém o problema persiste...com a tampa do gabinete aberta, reduz 1º mas a variação persiste tbm...
Tenho uma dúvida, problemas de sistema, registro corrompido ou um sistema que há muito não é formatado, pode ocasionar aumento de temperatura no hardware ?
Como minas pastas termicas estavam ha bastante tempo sem utiliza-las, vou tentar comprar uma nova para fazer um teste e meu cd de boot(velho) para de funcionar no meio da verificação de hardware, vou tentar adquirir um do windows 7 e formatar a partição do windows.
Alguém tem alguma sugestão ?

Outro detalhe, quando coloco pra rodar algum jogo, por exemplo o dead island, crisys.. a temperatura do processador vai para 50º mais ou menos e quando abro o navegador passa dessa marca facil, em questao de milésimos de segundo apos clicar em qualquer navegador, firefox, IE, chrome. Ja desinstalei os mesmos e reinstalei porém nada mudou...
Minha fonte é nova, uma xfx de 450w reais, processador c2d 2.8, video radeon serie hd6500, 4gb de ram, hd de 500gb.
O processaro quando comprei o pc um tempo atrás, apresentava temperatura de 38º em repouso e 45º em full. HD não passava dos 45º. Exatamente agora o processador está assim: nucleo 1: 44º, nucleo 2: 47º, HD: 51º(quando abri e toquei no parafuso do hd estava muuuuuito quente).
Uma formatação ajudaria de alguma forma ? ou o problema obrigatoriamente tem que ser físico ?

Programa que utilizei pra medir a temperatura: everest ultimate, no test de stress, rodou mais de 30min a 53º normalmente.

De ja agradeço

PUBLICIDADE

Respostas

panda

Membro

11 anos atrás

Amigo, todo processador sofre degradação. Isso é natural, depois de um tempo, mesmo com tudo OK com a dissipação forçada de calor, ele apresenta esse desgaste e maiores temperaturas. Além de subirem mais rápido com o uso.

50 graus é temperatura quase congelante pra qualquer processador, se você me permite o exagero. Não tem nem o que se preocupar.

11 anos atrás

Estranho o aumento quando exclusivo ao abrir o navegador, mas também não é "absurda" como você disse. Mas como parecem ser os navegadores a fonte do problema (você tomou medidas com o hardware e não funcionou), formate logo, que mal tem?

11 anos atrás

Bom dia, esse problema pode estar em uma desfunção de energia, voce ja resetou sua BIOS ?

11 anos atrás

Olá, estava pensando sobre o seu problema e me ocorreu uma coisa: a temperatura do processador está ligada diretamente ao esforço que lhe é exigido, dessa forma, quando a temperatura sobre, logicamente o desempenho dele deve ter ido nas alturas e isso pode facilmente ser verificado pelo Task Manager ou Gerenciador de Tarefas, ou também pelo aumento da rotação do cooler do processador que é facilmente percebido.
Se isto estiver acontecendo, muito provavelmente existe um programa ou uma instrução sendo executada aleatoriamente sem que você perceba, e está "muendo" o processador, e que às vezes é difícil identificar o culpado, pois mesmo que seja identificado e suspenso, ao reiniciar o problema retorna.
Sugiro correção do SO, ou em último caso, como você mesmo disse, a formatação, pois acredito que seja problema de software, e não, hardware.

11 anos atrás

Eu notei que no voce só tem variação de temperatura ao abrir o navegador certo? então para começar não é normal um pc mesmo que parado alcance 50º uma sugestão para vc... Ao passar a pasata termica não lambuze o processador como muitos fazem apenas pegue na ponta do dedo um quantidade pequena e coloque no centro do processador, fixe o cooler novamente e se o problema na temperatura persistir ao invés de usar como base o teste do Everest use a própia BIOS. Assim abra o seu navegador veja se a temperatura vai variar se variar Force a Reinicialização usando o Botão de Power, rapidamente abra a BIOS e veja em "PC Healt Status" pois mesmo que a temperatura varie vai demorar no minimo uns 40 segundos para que o processador se resfrie. Obrigado pela atenção. Há o meu processador é um i3 e fica na casa dos 25 a 31º usando um cooller de Celeron D...

Rodrigo0010

Moderador

11 anos atrás

assim mano

11 anos atrás

Valeu pelas respostas, colegas.
Realmente não há mal nenhum em formatar e esse será meu passo seguinte, estou tentando conseguir um novo cd de boot.
O CCleaner ja usei e não deu melhora nesse problema, usei limpadores de registro, passei anti virus e anti spy...
Quanto ao cooler, eu voltei pro original e não obtive resultado melhor que o bufalo, não acredito que o problema seja na dissipação de calor e sim numa sobrecarga do sistema(acho).
Antes de formatar vou dar um reset na bios, não custa tentar. Outra coisa, algumas funcionalidades do sistema não estão mais funcionando, como ao tentar desinstalar alguns programas, não aparece a opção para desinstalar, só aparece escrito: usado raramente. Recebo a mensagem de erro no windows installer sendo que a microsoft nao fornece mais link para o mesmo e é quase impossível encontrar o mesmo para baixar...outro erro comum é o sistema não aceitar mostrar arquivos ocultos, tenho que ir no registro e modificar uns valores para ele voltar a mostrar.
Obrigado a todos, se eu conseguir resolver, eu posto aqui o que resolveu meu problema.

GuiABS

Membro

11 anos atrás

Esse cooler bufalo não é bom, besteira ter trocado o da intel por ele. Se quer um bom cooler sem um custo muito alto, veja o Coolermaster TX3 ou o Corsair A50.

Mas ele também não vai resolver esse problema do navegador vai melhorar fazendo com que a temperatura suba bem menos, mas se no navegador você tem uma temperatura acima de jogos...com certeza isso é uma falha no sistema.

Tente corrigir usando programas como o CCleaner. Se não.. mete um format e volta do zero.. é sempre bom ter uma sistema 0km! :D

Abs

l_flp

Membro

11 anos atrás

Oi, gente! Conto com a ajuda de vocês para me ajudarem neste post:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/12825/qual-smartphone-comprar-iphone-3gs-ou-motorola-fire-xt317

Se souberem de algum amigo que entende do assunto, indiquem o link a ele, por favor!
Vlw!!!