Um técnico em informática aqui cobrou 120 reais para formatar meu computador está caro?

perguntou Jun 13 '14 às 16:04

felipe_geek's gravatar image

felipe_geek
44586

editou Jan 21 '16 às 11:07

viviwerneck's gravatar image

viviwerneck ♦♦
132427784

O "fazer uma máquina" para mim seria:

Avaliar o estado geral dela antes de formatar, ver se precisa de intervenção física, como tirar a poeira por exemplo e se componentes precisam de reparo (pasta térmica no processador), limpeza de poeira.

Avaliar a saúde do sistema operacional, se cabe mesmo formatação, muitas vezes um ccleaner (ou outra ferramenta de limpeza a gosto do freguês) dá conta, junto com antivírus em todos os arquivos.

Micro tá baleado e precisa mesmo dessa intervenção, backup completo (arquivos pessoais a serem indicados pelo cliente e salvo num disco a parte), configurações como favoritos do navegador, drivers do micro, emails em outlook e thunderbird (se ele usa algum client de email), avaliar se softwares adicionais com licença vão se manter na formatação, para segurança uma imagem de tudo antes.

Dependendo do caso, avaliar se zera o disco em baixo nível e instala a mesma versão do sistema operacional que já estava instalada, se for notebook com o recovery, após salvar essas coisas, rodar por cima.

Instalar programas complementares (se necessário) e atualizar o micro além de testes com wifi e obviamente o restore de arquivos e configurações, abrir todos os programas pelo menos uma vez, fazer uma imagem ou configurar um ponto de restauração do sistema operacional com ele já feito, finalizado, e uma coisa que MUITO TÉCNICO ESQUECE: colocar o driver da impressora...rsrsrsrs

Ainda sim faltam coisas, mas sobrinho de 50 (sem alfinetar) não sabe fazer nem 20% disso, entrega o micro incompleto e o cliente que se exploda, também depende do combinado com o cliente, só formatar e colocar um windows pirata pro cliente restabelecer no ritmo dele as poucos pode ser feito por um valor baixo mesmo.

Outra coisa que tem que ficar claro com o seu cliente, só formatar e entregar a máquina zerada, ficando por conta dele trazer tudo de volta é uma coisa, agora pegar e fazer a máquina completa apesar de ser simples, muita gente não sabe fazer e o tempo para entrega dos dois é MUITO diferente, e deve ser cobrado sim, uma coisa que aprendi numa reunião com a alta cúpula de uma empresa de tecnologia: "cliente não respeita prestador de serviço passando fome".

Fatores que poucos disseram voltando agora para deletar respostas de ódio e devem ser colocados no seu preço de 20 ou 200 reais:

• Tempo para fazer;
  • Se atuo como pessoa física ou jurídica, tenho loja.;
  • Custos com deslocamento e alimentação (sim..., não quer dizer que vou gastar 100 num rodízio e cobrar do cliente);
  • Transparência em acertar o combinado e reportar algo que saia fora do atendimento, como mais memoria ou trocar um hd por exemplo;
  • Postura pós entrega.

Abraço senhores, joguei minha pimentinha...rs

Reflitam

link permanente

respondeu Sep 22 '14 às 09:19

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
31336227.7k

editou May 04 às 10:59

2

Cara, até estava gostando do seu comentário... Até você falar em usar o CCleaner, este programa não é recomendado para utilização em limpeza de registros, ele sempre acaba apagando coisas desnecessárias, aliás, qualquer arquivo são números hexadecimais também... O correto é fazer uma limpeza de arquivos desnecessários e registros manual mesmo. Sem essa de programas paralelos para este tipo de atividades, a própria Microsoft não aconselha o programa CCleaner, pois ele sempre erra no cálculo na hora de limpar registros.

rangelwel2016's gravatar image rangelwel2016 (Jun 23 '16 às 09:55)
1

Vou devolver na mesma moeda....

cara, até tava gostando do seu comentário, mas você falou em limpeza manual do registro sem fazer backup dele antes...

Brincadeiras a parte, te agradeço pelo bom pitaco sobre o ccleaner, leva meu joinha e apareça mais vezes no fórum.

Um abraço

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jul 09 '16 às 13:10)

Realmente deve-se considerar que a atividade de instalar o Windows pode incluir outras atividades paralelas, por isso muitos técnicos cobram por hora, veja o que poderia ser necessario:

• Instalar os programas do usuário, que pode ser uma tarefa bem longa.
  • Salvar e restaurar os dados pessoais.
  • Verificar e instalar todos os drivers, que pode ocupar muito tempo de procura e download.
  • Verificação das temperaturas e ventoinhas, que pode implicar numa limpeza interna.
  • Colocar o Windows numa partição separada dos dados para melhorar a segurança.
  • Criar uma partição com o backup do windows para retornar a configuração original, muito bom para o PC de parente que perturba muito.
link permanente

respondeu Sep 22 '14 às 15:04

spicy_question's gravatar image

spicy_question
26294317.7k

editou Feb 12 às 08:53

Somente formatar o pc Tá caro. Isto é um procedimento simples que qualquer usuario deveria aprender, basta fazer backup dos arquivos em dvd´s, pendrives ou hd externo, e com a midia de intalação reiniciar o pc, deposi só vai seguindo os passos que o programa mostra, escolher a partição onde vai instalar o Windows. Depois de instalado baixar os softwaes que mais usa e devolver os dados do backup no pc.

link permanente

respondeu Jun 13 '14 às 16:24

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
45525918.4k

50 eh caro?? então vão pagar um curso de informatica e manutenção de pc pra ver que 50 ta muito barato pelo que a gente investe em profissionalização.

link permanente

respondeu Sep 21 '14 às 13:40

carvalho_claudinei's gravatar image

carvalho_claudinei
231

editou Nov 07 '14 às 22:10

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
31336227.7k

isso é a realidade mano, 50 não ta caro, eu ate "concideraria um passa fome" pq é um trabalho, que consome muito tempo, e temos que valorizar nosso trabalho, pois passamos muito tempo aprendendo, batalhando para chegar aqui, temos que cobrar preços reais, perante a nossa profissão

MarceloTecChipAc's gravatar image MarceloTecChipAc (May 02 às 23:48)

Meu Deus do céu. Cada um cobra o preço que quiser. Mas acho que os tec. de manutenção em informática deveriam cair na real, R$ 100,00 PRA UMA FORMATAÇÃO (R$ 200,00), isso já é um furto ao bolso de seus clientes. Formatação deveria ser estourando R$ 50,00 e no máximo com BKP R$ 80,00. E outra coisa se olhar na net e estudar 1h a formatação e instalação de drivers, você faz um trabalho igual ou melhor que muitos caras que se dizem Tec. de Manutenção. Eu mesmo não preciso de TEC. nenhum pra me roubar por uma formatação, eu mesmo montei meu computador e faço manutenções periódicas nele constantemente, 1 vez por mês. Não recomendo formatação a ninguém, mas recomendo sempre usar o computador com segurança e sempre com o antívirus atualizado, formatar só em última instancia.

link permanente

respondeu Oct 13 '14 às 16:41

NordRJ's gravatar image

NordRJ
21

Ate que enfim alguém consciente! Agora os "Técnicos" ficam louco vivem assaltando os clientes cobrando 150 na formatação kkkkkk os caras são tão bons que vivem de formatar de 150 a 200 reais da ate medo conversar com essas caras kkkkk. E tem que aceitar cartão de credito mesmo porque 150 é foda faz ate quantas sem juros kkkkkkkkkkkkkk

jeffersonferrer's gravatar image jeffersonferrer (Oct 13 '14 às 16:48)
2

Engraçado é que você não consegue valorizar o trabalho de uma pessoa que dedica estudos para saber o que faz e como faz. Sua ignorância mental pode ser extinta com um pouco de leitura e valorização do trabalho de pessoas honestas e que não cobram por "UMA FORMATAÇÃO", e sim por um diagnóstico do problema, uma resolução do problema e um extra, pois muitos após a limpeza de um sistema carregado de Malwares, faz cortesias como instalação de programas básicos, dos quais deveriam ser cobrados. E eu nem citei os técnicos honestos que ainda dão dicas de como não pegar vírus e como não instalar programas desnecessários no seu computador, uma coisa que poderia ser evitada para ele ganhar mais dinheiro. Então amigo, sua ignorância tem um tamanho extremo, e acredito que, pela sua forma de tratar uma forma de trabalho dessa maneira, você é só mais um brasileiro que se "intitula" sabichão e acha que "UMA FORMATAÇÃO" é a solução de qualquer coisa. Nossa classe manda abraços. Já que você acha tão caro nossos serviços e diz que é fácil, entra na área e vem concorrer conosco. Mas não se esqueça, diferente de você que "aprendeu a formatar" no grosso, nós temos uma base que nos possibilita muitas coisas.

mcarneiro18's gravatar image mcarneiro18 (Aug 18 '16 às 22:52)

Cara, quem cobra R$ 20,00 pra Formata um PC, ta morrendo de Fome... E Outra, Sempre fica uma bosta... Serviço profissional custa caro, Porque é bem feito... Aqui em Itapema, SC, Eu Cobro R$ 100,00 com Bkp, se precisar de uma limpeza ou algo do tipo vai pra uns R$ 180,00, Ai vc vai falar nossa que caro..., Só que o aluguel de uma sala comercial aqui é de meros R$ 3000,00, e agora ainda ta caro?...

link permanente

respondeu Sep 23 '14 às 09:09

manoel_f_neto's gravatar image

manoel_f_neto
116

Tem fatores e fatores a se ponderar, é uma discussão infinita.

quem leva num sobrinho de 20 sua máquina merece gastar mais 100 para uma pessoa experiente acertar pra ela...rsrs abraço e belo relato.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 23 '14 às 10:25)

Itapema é?? ^^ prazer, andreitajai kkk

Na verdade sou de Tubarão e mês que vem fará 2 anos que moro aqui.

Aqui em Itajaí não é diferente, o poder aquisitivo é de médio p/ alto e como você disse, tem o custo das salas comerciais. Itapema, Balneário Camboriú e Itajaí são lugares de gente rica.

andreitajai's gravatar image andreitajai ♦ (Sep 23 '14 às 10:33)

Na minha cidade cobram R$50,00 e já acho caro.. Mas se tiver o DVD em mãos é 0800. Rs

link permanente

respondeu Jun 13 '14 às 16:34

Naviton%20Ribeiro's gravatar image

Naviton Ribeiro ♦
5557698.3k

Eu paguei caro mas o computador ficou bom vou dar uma olhada no youtube para aprender

link permanente

respondeu Jun 13 '14 às 23:55

felipe_geek's gravatar image

felipe_geek
44586

nao e algo difícil, mas e trabalhoso

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Oct 19 '14 às 13:06)

@carvalho_claudinei dependendo da região, poder aquisitivo da população, tipo de serviço (só formatar? drivers? softwares adicionais?) quantidade de lojas ou pessoas que sabem formatar os preços vão variar muito mesmo. Região "menos favorecida", digamos, nunca vão cobrar caro porque quase ninguém vai querer pagar. Já regiões com muitas empresas, todo mundo de carrinho novo, com certeza o custo será mais elevado.

Pelo que eu li neste post (em inglês), a coisa acontece da mesma forma nos estados unidos.

link permanente

respondeu Sep 22 '14 às 09:00

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
41465413.5k

Entre R$ 80,00 e R$120,00 Acho justo Entre R$ 40,00 e R$ 70,00 Barato Abaixo disso acho prostituição da categoria...

link permanente

respondeu Sep 26 '14 às 15:48

Renato%20Luiz's gravatar image

Renato Luiz
6

2

Concordo plenamente... Abaixo de 70,00 é jogar no lixo o que aprendeu

JSNeto's gravatar image JSNeto (Sep 26 '14 às 22:31)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,235
×2,224
×1,792
×684
×541
×358
×341
×11

pergunta feita: Jun 13 '14 às 16:04

pergunta lida: 136,165 vezes