7
6

Nem tudo que é grátis é bom!

Todos os usuários de Windows adoram baixar softwares de todo tipo de fonte, testar esse ou aquele programa, um jogo novo, principalmente se este for gratuito. Não há nenhum problema nisso, é absolutamente normal testar de tudo. Porém alguns destes softwares vivem de doações ou mesmo de publicidade para sobreviver no mercado. E é aí que mora o perigo, pois a grande maioria desses softwares traz outros softwares embutidos, muitos destes sem a menor função para a maioria dos usuários. São "toolbars", buscadores de preços, reorganizadores do registro, antivírus, etc. "Você não precisa de nenhum software adicional para essas funções". Um bom antivírus já é suficiente para manter seu computador funcionando, desde que o usuário tenha consciência naquilo que esteja clicando.

Antigamente quando instalávamos um software novo bastava clicar em avançar, aceitar o contrato (quando havia um), avançar, aguardar um pouco e concluir. Pronto, o software estava pronto para uso. Hoje quando você está instalando um software novo, tenha a certeza que se fizer o mesmo procedimento você estará colocando seu computador em risco. Por isso é muito importante ler tudo que está escrito, avançar nem sempre significa que você está avançando uma etapa na instalação e sim está aceitando a instalação desses softwares "agregados".

(FONSECA, 2014) escreveu em seu artigo: "leia o que está escrito em cada caixa ou etapa do processo de instalação ou download de um arquivo ou programa”. Seguindo esta regra você verá que existem inúmeras armadilhas na sua frente, mas como executamos estas tarefas em modo automático, nem sempre vemos o óbvio e aí aparecem as surpresas desagradáveis, geralmente sucedidas da seguinte pergunta: como conseguiram hackear meu email, meu Facebook, minha conta corrente?

Reforçando a ideia, (ALVES, 2014) disse: Muitos aplicativos gratuitos trazem dor de cabeça ao usuário, como uma infinidade de barras de tarefa e muitos outros programas, cujas notificações de instalação são encobertas. Enganando o usuário, o instalador oferece caixas de diálogo já marcadas aceitando a instalação ou induz o dono da máquina a clicar em "continuar" quando, na verdade, devem negar uma instalação.

Depois de instalados, esses softwares transformam tudo em seu PC. Mudam a página inicial, mudam o provedor de pesquisa, instalam navegadores e antivírus dizendo que seu micro está infectado, transformam palavras chave de sites em links para produtos dos mais diversos tipos, páginas e mais páginas abrem do nada. Fora que só por estarem ali já estão consumindo memória e processamento, resultando em um computador mais (ou bem mais) lento. Alguns destes softwares são ruins de remover, sendo necessário a utilização de outros softwares para removê-los.

Exemplos de como eles aparecem sem você notar.

Vamos instalar um simples "Flash Player" e "Slackwave", diretamente do site da Adobe.

adobe1

Note que no quadrado vermelho as opções "Sim, instale o google Chrome como navegador padrão e instale a barra de ferramentas do Google" já vem marcadas.

adobe2

O mesmo vale para o Adobe Slackwave Player, o Google Chrome é instalado junto enquanto você instala o Shockwave, fora que ele já é instalado como navegador padrão.

Mas o Google Chrome é bom e eu gosto de usar. Certo, mas e se o software que vem instalado junto não seja o Google Chrome e sim um Ask Toolbar, PC Faster, Nitro Pc, Hao123, Yahoo, Iminent, Psafe, Bonanza, PriceMeter, MySearch, fora outros ?

baxaki

No retângulo vermelho está a indicação de que ao clicar em "próximo" você concorda que deseja que a sua página inicial seja a do Baixaki.

baixaki2

Neste caso, ao clicar em "não aceito" você estará avançando na instalação, porém sem instalar o famoso Baidu PC Faster.

UPDATE [27/01/2015]

Instalado o Atube Catcher livre de pegadinhas.

Ao iniciar a instalação, escolha o idioma padrão.

atube1

Inicie a instalação clicando em Avançar, como na imagem.

atube2

Na tela do termo de contrato, clique em avançar após clicar em aceitar os termos.

atube3

No próximo passo, a primeira pegadinha. Desmarque as opções sobre o ASK e clique em Next para continuar.

atube4

No próximo passo, outra pegadinha. Desmarque a opção sobre o ASK e clique em Decline para rejeitar a instalação do ASK e continuar a instalação do Atube Catcher.

atube5

Na outra tela, Clique em Decline para rejeitar a instalação do Baidu Antivírus.

atube6

E por último, as pegadinhas acabaram, agora é só instalar o software livre de "agregados".

atube7

Deve ser muito bom navegar em um computador assim:

fulltollbar

O que devo fazer para não instalar esses programas indesejados?

(TAVARES 2014), resume: Bom antigamente era só desmarcar as caixinhas na hora da instalação, mas agora eles fazem pegadinhas então LEIA AS BENDITAS CAIXAS DE SELEÇÃO. E mesmo assim você pode ao reiniciar o pc encontrar algo parecido com toolbars. No geral não fique baixando programas sem saber do que se trata e sem ler comentários do mesmo pela internet. Assim você ficará livre de programas desse tipo e garantindo o bom funcionamento do Windows. O melhor antivírus nessas situações é a atenção e prudência do usuário.

Agora que eu já instalei vários programas, estou cheio de toolbars e meu micro está muito lento, como remover?

Algumas vezes seu computador está tão lento que baixar um programa para poder remover esses softwares é uma missão quase impossível. Inicie pelo mais simples dos softwares de remoção – "Adicionar ou Remover Programas", no Painel de Controle. Procure todos os softwares que você não utiliza e remova-os. Deixe seu computador o mais limpo possível para tarefas realmente importantes.

ask

ask2

Remova todos os softwares que puder, aos poucos seu computador vai ficar melhor e você se livrará de todos os softwares indesejados!

Existe uma infinidade de softwares que ajudam a remover esses softwares indesejados, mas eu recomendo esses:

Adwcleaner: Do mesmo fabricante do combofix o adwcleaner procura por softwares instalados, pastas com arquivos, atalhos, registros e alterações em navegadores.

adcleaner

Combofix: Um dos softwares mais utilizados para a remoção de "malwares", o combofix é uma poderosa ferramenta que ajuda a remover vírus, trojans e outros softwares nocivos para o bom funcionamento do computador. Segundo (SÉRGIO, 2014), o combofix não requer instalação, mas alguns cuidados devem ser observados.

  • Crie um ponto de restauração;
  • Feche todos os outros programas;
  • Desative o antivírus e outros programas de proteção;
  • Não use o computador enquanto é realizado o processo;
  • Aguarde até a conclusão do processo;

De acordo com (ABRAMS, 2008) é importante saber que quando você executar o ComboFix os arquivos nas seguintes localizações serão excluídos automaticamente:

  • Lixeira
  • Arquivos Temporários da Internet
  • Pasta Temp

combofix

Malwarebytes: Outro software recomendado para você fazer a limpeza do seu computador. Software recomendado por muitos fóruns, alguns até o utilizam como ferramenta principal para investigar casos de vírus e trojans e ajudar os leitores a desinfectarem seus computadores.

malwarebytes

Para você que gosta de baixar softwares a todo instante, todo cuidado é pouco. Como recomendado acima, leia sempre o que está escrito antes de clicar em avançar e concordar com tudo que está para acontecer. Lembre-se que em um último caso o computador precisa ser formatado e, se você não tiver as ferramentas para isso terá que pagar para fazer. Outros softwares depois de instalados baixam outros softwares, muitos deles, muitos destes coletam informações de pesquisa e dados digitados, alimentando um banco de dados cada vez maior de empresas interessadas em gerar renda.

Referências

perguntou Jul 08 '14 às 12:06

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

editou Jul 22 '16 às 11:47

annakellenbull's gravatar image

annakellenbull ♦♦
711192.6k

Muito bom, @andreitajai! Parabéns pelo tópico, bem completo e informativo!

annakellenbull's gravatar image annakellenbull ♦♦ (Jul 22 '16 às 11:49)

Espero que gostem

link permanente

respondeu Jul 08 '14 às 12:06

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

Simples, coeso, curti, valeu @andreitajai, tem que apenas tomar cuidado com o combofix, muita gente roda sem prestar atenção e acaba ficando com o micro pior, eu reforçaria esse conselho.

att

link permanente

respondeu Jul 08 '14 às 12:23

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.5k

editou Jul 08 '14 às 12:30

Parabens pelo topico, espero que muita gente aprenda com essas informações.

Cadê os defensores dos pc faster agora hein...

link permanente

respondeu Jul 08 '14 às 14:10

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

1

psafetes e baiduzetes calaram-se...rsrs

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jul 08 '14 às 14:20)

Bom... tentei deixar mais completo. Eu o postei meio dia, então não deu tempo de fazer as referências. Dei mais uma pesquisada sobre os cuidados do combofix para poder utilizar uma referência válida. Obviamente meu texto não seria aprovado em uma universidade, mas a intenção não é "ferrar" as baiduzetes e psafetes , mas sim alertar a todos que devem tomar certos cuidados com seus micros. Mesmo nós sendo usuários mais experientes estamos sujeitos a qualquer bobeira se deparar com um software desses instalado.

Para quem o defende, um conselho: Software que força a instalação e depois diz que está instalado em "milhões" de micros não tem meu respeito, por isso tem má fama. Pode até ser bom para alguma coisa, mas não sou eu quem vai testa-lo e publicar algo defendendo-o. Esse tipo de publicidade não me agrada. Não se utiliza dois antivirus no computador (pode ser o kaspersky, avira, avg, avast, mcfee, norton, etc) Imagina um "Baidu" da vida.

Ainda sobre o tópico, no IE9 aparece certinho, mas no Firefox 30 eu vejo barras de rolagem lateral. Por favor, se algum moderador que saiba alterar o texto para que fique "tageado", sinta-se a vontade de fazê-lo.

link permanente

respondeu Jul 08 '14 às 14:39

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

editou Jul 08 '14 às 15:37

demorou mais veio os baiduzeiros e psafetes, com seu argumento nulo.

nem um blaster essas maravilhas detectam direito...rsrs

link permanente

respondeu Jul 10 '14 às 17:19

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.5k

O programa está em milhões de micros porque se instala na desatenção dos usuário quando estão baixando uns programas grátis.. A caixa de seleção "por favor, F**A meu pc e instale o Baidu" já vem marcada. Senão, não estaria instalado em mais do que "meia dúzia" de micos. Estou achando que é o próprio programa que se conecta nos fóruns e posta automático.

link permanente

respondeu Jul 10 '14 às 17:49

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

Vou testar, depois volto aki para dizer minha opinião

link permanente

respondeu Jul 10 '14 às 16:36

njtcpzb309_2014_3's gravatar image

njtcpzb309_2014_3
121

Tem várias empresas de Segurança sendo montadas pra roubar dados Olho Aberto para o Psafe , a empresa por trás dele é a Qihoo , banida de vários países por roubo de dados e um esquema de "Mineração de documentos" chegou até a criar Atualização "Fake" do Windows infectando milhões de computadores na China http://www.securitieslendingtimes.com/securitieslendingnews/article.php?article_id=218214#.U4pywfldUVU http://www.businessinsider.com/citron-still-working-on-qihoo-fraud-story-2012-2 http://www.techinasia.com/qihoo-committing-fraud-google-making-huge-mistake/

link permanente

respondeu Aug 12 '14 às 15:34

soaresmicheleli's gravatar image

soaresmicheleli
571192

Muito bom esse tópico, não tinha visto ainda.

Gosto muito do AdwCleaner, vai ajudar muita gente, principalmente as que não tem preguiça de ler inteiro.

Esse forum tem excelentes topicos e tutorias e mesmo assim tem diversas perguntas repetidas, é por preguiça e não por falta de resposta, com certeza.

Parabéns!

link permanente

respondeu Jan 27 '15 às 15:58

Rick_Poldo's gravatar image

Rick_Poldo
3037588.7k

Para quem defende o Baidu? como lidar com essa troca forçada da página inicial, do provedor de pesquisa...

vamos conversar a respeito dos recursos, por que devo instalá-lo se ele próprio instala um monte de coisas desnecessárias junto?

link permanente

respondeu Jul 22 '14 às 09:47

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×787
×396
×354
×125
×121
×21
×8
×4

pergunta feita: Jul 08 '14 às 12:06

pergunta lida: 37,381 vezes

última alteração: Jul 22 '16 às 11:49