9
6

Roda?

alt text

Meu amigo joga aquele jogo legal e vive falando dele para mim, fiquei com vontade de jogar e estou em duvida se o micro que tenho vai rodar, será que meu micro novo ou o que quero comprar roda? tem como saber?

Uma pergunta clássica, essa configuração roda jogo tal no ultra? a melhor forma de saber é conhecer que tipo de equipamento possui. Não adianta apenas confiar cegamente numa opinião em fórum, se conformar com um sim ou um não, existem alguns engraçadinhos que falam que sim quando o micro da pessoa não tem essa capacidade, então para ajudar você a ter um pouco mais de autonomia, caiu aqui querendo saber se roda ou não roda, vou demonstrar algumas formas de descobrir e tentar eliminar essa sua dúvida, não me ative muito em questões "excessivamente gamers", tampouco em termos e siglas pois o foco não seria esse, e obviamente tem muitas pessoas mais leigas que se confundiriam mais se enchesse de "tecniquês", li alguns materiais na internet e senti falta de uma coisa escrita para pessoas com mais dificuldade.

Para jogos um fator que conta muito é um micro equilibrado, e para saber se existe esse equilíbrio, a primeira coisa a se saber é o que tem em mãos, e aí entra uma palavra conhecida: CONFIGURAÇÃO. A configuração bem a grosso modo seria como as características de uma pessoa, por exemplo altura, peso, numero que calça, cor do cabelo.

A configuração de um micro não é um bicho de sete cabeças para se obter, é interessante saber que tipo de micro tem até para saber por quanto tempo ele pode te servir, ela pode estar embaixo do seu nariz, veja abaixo uma etiqueta presente em um notebook HP com toda a configuração, as vezes pode estar no gabinete se for um desktop, numa das tampas, pode encontrar o número de série e o modelo do seu computador impressos, e com isso ir no site do fabricante e pesquisar, dificilmente um fabricante omite essas informações.

alt text

Mas meu micro não tem essa etiqueta, existe outra forma de saber a configuração? MAS É CLARO! vamos procurar no Windows? pegue sua pipoca e refrigerante e vamos aprender!

Basta um clique com o botão direito em Meu Computador e escolher Propriedades, ou confirmar a mesma informação no Painel de Controle , opção Sistema

Veja telas no windows 7 de como manualmente obter esses dados:

Iniciar = Painel de Controle

alt text

Clique depois em Sistema e Segurança

alt text

Depois em Ver quantidade de RAM e velocidade do processador na aba Sistema

alt text

Na próxima tela mostra o seu processador e RAM instalada, basta anotar esse modelo e pesquisar na internet para que tipo de máquina esse processador é destinado, nesse caso o c50 da amd de 1ghz é um processador de entrada, feito para maquinas mais simples, se a base está em torno de uma máquina simples, eu já sei que ela pra jogar não vou me dar bem, a chance de passar vontade é muito grande.

alt text

Outro termo que se não conhecem, e vão ouvir bastante seria Placa de Vídeo, vou linkar da wikipedia mesmo, apenas para mostrar o que é e para que serve, só clicar AQUI.

Para saber de forma simples qual modelo de placa possuem, vou mostrar no windows 7 como fazer isso, acessando o programa DXDIAG, basta clicar em inciar, depois executar, na próxima tela só digitar DXDIAG:

alt text

A próxima tela aparecerá isso, por essa mesma tela mostra processador e memória.

alt text

Seu Vídeo está listado na aba Display, só anotar!

alt text

Para saber a quantidade de HD instalada, basta abrir Meu Computador, nesse caso temos um disco de 500 Gb dividido em duas unidades.

alt text

alt text

No Windows 8 o caminho é semelhante ao 7, basta acessar no canto da tela escolher Configurações, Mudar Configurações do Micro em seguida PC e dispositivos e finaliza com informações do PC

Para os mais leigos existem programas que puxam todas essas informações, como o Everest, Aida, CPU-Z, mas vou indicar um mais simples, ele se chama Belarc Advisor e pode ser baixado em seu site oficial: http://www.belarc.com.br/ , só instalar e rodar, ele puxa tudo sozinho e gera um relatório de fácil visualização no seu navegador.

alt text

Bacana, já consegui saber que configuração o meu computador tem, como sei se um jogo roda?

Vou pegar um exemplo que apareceu muito nas últimas semanas, o The Sims 4, para quem não sabe o jogo é desenvolvido pela Electronic Arts, abaixo está o site oficial do jogo, priorizem sempre fazer downloads e obter informações no site do fabricante daquele jogo, ok?

https://www.thesims.com/pt_BR/

Navegando pelo site temos uma opção chamada Perguntas Frequentes, e vejam qual pergunta tem ali: alt text

O fabricante precisa informar os requisitos, senão uma pessoa compra e pode não conseguir executar o software, mas o que seriam os requisitos? na prática o tipo de máquina que o jogo vai rodar, tem a mínima, aonde vai executar o jogo apenas sem tudo o que é mais divertido, sem sombras, texturas e a RECOMENDADA, aonde vai aproveitar TODOS os recursos que o jogo pode oferecer, simples assim, sem "tecniquês".

Vou listar a configuração recomendada para o The Sims 4 obtida no site oficial do jogo

OBRIGATÓRIA: É necessária uma ligação à internet para ativar o produto

SISTEMA OPERACIONAL: Windows 7, 8, ou 8.1 de 64 bits

PROCESSADOR: Intel Core i5 ou mais rápido

AMD Athlon X4

MEMÓRIA: 4 GB de RAM

DISCO RÍGIDO: Pelo menos 9 GB de espaço livre com pelo menos 1 GB de espaço adicional para conteúdo personalizado e jogos guardados (SAVE)

DVD-ROM: Unidade CD/DVD ROM necessária apenas para a instalação

PLACA DE VÍDEO: NVIDIA GTX 650 ou superior

PLACA DE SOM: Compatível com DirectX 9.0c

DIRECTX: Compatível com DirectX 9.0c

PERIFÉRICOS: Teclado e mouse

Agora só colocar as duas configurações lado a lado (seu micro e a do jogo que quer rodar) e comparar, se a sua máquina superar com folga o recomendado, seu jogo tem grandes chances de rodar muito bem, se sua configuração passa pouca coisa do mínimo, você vai ter gargalo, risco de travamento, aquecimento, em suma, não vai jogar bem e não adianta ficar bravo(a) e xingar nos fórums, micros com mais de 7 anos por exemplo sem upgrade tem grandes chances de não rodarem bem nem jogo, assim como micros novos de entrada, com processadores mais simples como Dual Core por exemplo, mesmo que aumente com memória RAM por exemplo, ainda esse conjunto vai ser desequilibrado para jogar os jogos mais atuais, se o conjunto é mau escolhido, só gastando dinheiro com peças ou outra máquina, ou se contentar a jogar no limite do seu equipamento.

A mesma técnica serve para softwares como Autocad, Revit, programas de audio, vídeo, veja a configuração mínima e recomendada e compare com a do seu micro e vai saber se roda ou não, o segredo é esse.

Outra coisa a se considerar, em jogos os NOTEBOOKS não costumam ser as melhores opções, a excessão a regra seriam máquinas com uma configuração nativamente GAMER (como Alienware e Avell por exemplo), os desktops devido a facilidade de se substituir peças são mais recomendados para jogos, um exemplo bobo: vejam os campeonatos de jogos e eventos de games, eu já acompanhei alguns e sem romantismo algum, não rolam as partidas em notebooks, mas sim em desktops, eu não vou me atentar a configuração de máquina, então se tem uma pergunta do tipo: "essas peças jogo tudo?" "me ajudem a montar uma maquina tal?" tem um tópico muito bom sobre o assunto que pode ser acessado abaixo e vale o clique:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/151686/dicas-para-como-montar-um-pc-gamer-compativel

Tem um site que ajuda nessa tarefa de comparar configurações, ele não é absoluto porém quebra um galho para responder essa pergunta título sendo bem intuitivo de usar, ele se chama Can You Run It (algo em português como "você pode rodar/executar isso")e pode ser acessado aqui:

http://www.systemrequirementslab.com/cyri

Ele pede o Java de plugin, super tranquila a instalação, no corpo da página ele tem um campo de pesquisa, coloque o jogo que pretende jogar e clique em Can You Run It:

alt text

Se o site disser que seu micro não suporta os requisitos, não culpe o site, e sim o fabricante do jogo por não disponibilizar uma configuração compatível com o seu micro, qualquer software pode errar, não se esqueçam, eu já vi casos de maquinas diferentes e fora do recomendado rodarem bem um jogo, claro que um micro de 2002 não vai rodar um jogo de 2014 no máximo de recursos, você leitor tendo noção do tipo de equipamento que possui ou vai possuir consegue supor por si o limite.

Vou colocar um vídeo do youtube ensinando como usar esse site, o autor descreve de forma bem simples como usar o site do CYRI: http://www.youtube.com/watch?v=Ws3nr-JffgE

É isso, tem dúvidas?, sugestões? Ajude a manter aqui atualizado com dicas, esse texto está em constante desenvolvimento.

um aparte que esqueci de mencionar, o the sims 4 não roda bem no micro que foi usado para tirar os print, a linha c da amd não é indicada para isso.

Obrigado pela sua visita.

perguntou Nov 24 '14 às 13:13

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
35346228.5k

editou Apr 21 '17 às 18:38

1

É assim que funciona @marcmira

Vou fazer com o The Sims 4

1º Vá no site gamevicio.com

2º Na aba buscar digite o nome do jogo. No caso The Sims 4 e clique em pesquisar.

3º Vai abrir uma página com a descrição do jogo. Daí você clica em continua>> que está em REQUISITOS DE SISTEMA.

4º Se você tiver o cadastro vai aparecer assim os requisitos minimos e recomendados

Ai você aperta em SEU PC RODA? E pronto ele vai comparar se roda ou não.

Mas se você não tiver o cadastro faça o seguinte:

1º Crie um cadastro no site.

2º Baixe o Flow (um programa do site e é seguro)

3º Abra o Flow e ele vai ver o que tem no seu pc (no fórum do Gamevicio tem um tutorial sobre ele)

4º Ele vai passar seus dados para o site e ai é só repetir o primeiro procedimento.

É muito melhor dessa maneira.

Tem um video no youtube: https://www.youtube.com/watch?v=fzYYzvxINdE

valeriojunior's gravatar image valeriojunior ♦ (Nov 25 '14 às 17:06)

troquei algumas screenshots que tinham perdido o vínculo, tendo dúvidas ou informações a incluir por favor nos ajude a manter esse tópico atualizado.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Apr 04 '15 às 13:22)
1

Excelente tópico

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Jul 08 '16 às 15:29)
1

Muito bom mesmo!!!

annakellenbull's gravatar image annakellenbull ♦♦ (Jul 08 '16 às 15:31)
1

Parabéns, @marcmira! Vai ajudar muitas pessoas!

annakellenbull's gravatar image annakellenbull ♦♦ (Jul 08 '16 às 15:33)

@annakellenbull, agradeço, em brevo monto mais material, tenho uns 4 de outros fóruns que vou migrar para cá.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jul 09 '16 às 13:17)
exibindo 5 de 6 Todas

É isso aí MARC, ótimo tutorial!

link permanente

respondeu Nov 24 '14 às 14:05

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46525918.4k

1

tava preocupado com o seu aval, visto que você entende de maquina gamer.

vlw meu camarada

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Nov 24 '14 às 14:10)
1

que isso? menos amigo, sou apenas um usuario comum tbm kkkk

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Nov 24 '14 às 14:17)

Boaa!

Nossa mano, um dos melhores tutoriais aqui do fórum!

Vai ajudar muuita gente..

Abs

link permanente

respondeu Nov 24 '14 às 14:17

ferreira_rafael_58's gravatar image

ferreira_rafael_58 ♦♦
457262

parabens MARC, seu tópico ta na home do G1 !

link permanente

respondeu Nov 25 '14 às 10:43

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46525918.4k

Não é tão simples assim não. O tutorial falta duas informações básicas e tem duas falhas típicas de quem não entende muito bem do assunto game x hardware. Em primeiro lugar as configurações mínimas e máximas são fornecidas pelo desenvolvedor do game baseada em uma resolução full hd (1920x1080). Portanto é impossível saber se um jogo roda na sua máquina sem fornecer a resolução preferencialmente nativa do monitor. Como nem todos possuem monitores full hd é certo que o jogo rode sim em máquinas com configurações abaixo das mínimas citadas pelo fabricante com boa qualidade. Em segundo lugar não se deve generalizar desktops com notebooks em uma análise como essa. 90% dos notebooks não vem com memória de vídeo (GDDR) dedicadas e usa a memória ram em compartilhamento para essa função, limitando em muito o poder de fogo gráfico do computador. Só é aconselhável jogar (principalmente títulos mais modernos) em desktops ou notebooks com placas de vídeo dedicadas. A coisa é sim mais complexa do que parece. O tutorial é bastante básico e só se aplica a jogos mais simples.

link permanente

respondeu Nov 25 '14 às 11:42

Rodrigo%20Sobrinho's gravatar image

Rodrigo Sobrinho
21

Entendo seu ponto de vista, mas aqui é um pontapé inicial, não escrevi pra gamer formado. Se levar seus argumentos ao pé da letra, ningúem joga...rsrs discordo que seja algo tão complexo, quase como uma religião por exemplo (obviamente não disse isso, mera figura de linguagem), eu frequento vários fóruns e vejo MUITA ignorância numa pergunta que deveria sim ser mais simples e quem responde muitas vezes se arma com argumentos "hater" e esculhamba a pessoa com dúvida, o que se ve na realidade é muita gente primeiro comprando e depois querendo jogar, ou não tem um valor pra comprar um micro gamer, mais quer jogar do mesmo jeito, se ela entender o que tem na mão, ela consegue ter escolha e não passa tanto sufoco.

Agradeço suas considerações e um abraço @Rodrigo Sobrinho, leva meu joinha ;)

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Nov 25 '14 às 13:05)
1

Para colaborar com a discussão, vou fazer algumas considerações a cerca do seu comentário...

Você poderia citar alguns jogos que o desenvolvedor baseie seus requesitos na resolução do monitor? citando fonte, claro.

Os fabricantes costumam fornecer a configuração mínima exigida e mínima recomendada. O jogo só vai funcionar se tiver, pelo menos, a configuração minima exigida (é meio obvio, mas no seu comentário você deu a entender que o jogo funciona mesmo que não atenda as minimas configurações). Desconheço que o desenvolvedor forneça uma configuração "máxima". Poderia explicar melhor sobre isso?

Não é só a maioria dos notebooks que não tem uma placa de vídeo dedicada... a maioria dos desktops TAMBÉM vem com placas de vídeos onboard.

lalves's gravatar image lalves (Nov 25 '14 às 14:22)
1

Aproposito, assim como o @marcmira discordo [totalmente] que seja algo tão complexo... pelo menos não deveria ser para a maioria das pessoas...

Se for assim, vou lançar um curso do tipo "Como saber se o PC é compatível com o jogo X" hehe

lalves's gravatar image lalves (Nov 25 '14 às 14:30)
2

Concordo com tudo que o @lalves disse!

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Nov 25 '14 às 17:13)

essa do monitor é nova, vai de encontro a eventos que fui e contato de suporte de desenvolvedoras de jogos que falaram ao contrário do que foi levantado, mas bacana manter o alto nível, o leitor ganha com tudo isso no final das contas.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Nov 25 '14 às 17:36)
1

Vou comprar um monitor full HD para poder rodar jogos de ultima geração no meu Celeron 1.6 ghz com placa de vídeo onboard :)

lalves's gravatar image lalves (Nov 25 '14 às 22:53)

Em momento algum eu tive a intenção de desvalorizar o tutorial. Apenas apontei 2 tópicos relevantes que estavam faltando. Não sou desenvolvedor nem programador, apenas um humilde técnico em redes de computadores e gamer a 23 anos. Quando falei que não era tão simples só quis dizer que havia mais informações do q exposto. Falar que a resolução do monitor não influencia no desempenho do hardware "in game" é realmente estar meio por fora do assunto. A qualidade gráfica é inversamente proporcional à resolução. Pesquisem sobre (PPI). Experimentem pegar um jogo que roda em ultra a 1360x768 e coloquem ele ainda em ultra para 1920x1080 e testem o (FPS). A queda de frames será significativa e o mesmo acontece ao contrário. Os desenvolvedores não citam tais informações pq na cabeça deles, eu creio, todos tem um monitor full hd em casa. Antes de opinar, vamos dar uma lida em PPI, FPS, Memory bandwidth, AA, renderização e afins... Sobre os questionamentos dos colegas respondo; 1- Não, nunca vi um desenvolvedor citar resolução nos requisitos de um game, mesmo este atributo sendo importantíssimo para o desempenho do jogo. 2- Configuração recomendada não é configuração mínima, não deixa explícito ser a máxima tb mas quem joga e tem hardware topado sabe que com a configuração recomendada se consegue jogar em ULTRA em full hd. 3- Não existe cadeira acadêmica sobre "Como saber se o PC é compatível com o jogo X" pq tais informações sobre "hardware x desempenho" são dadas em outras cadeiras tais como MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, HARDWARES e ELETRÔNICA VOLTADA PARA COMPUTADORES. 4- Gostaria de saber qual foi o desenvolvedor que falou que resolução não influencia no desempenho "in game" de um jogo... esse deve ter se formado por correspondência... Fico feliz em estar levantando um assunto que eu sabia que era desconhecido por muitos. Só me assusta que seja desconhecido até por quem se diz desenvolvedor de jogos... mas tô por aqui pra aprender e colaborar mais. Abraço!

Rodrigo%20Sobrinho's gravatar image Rodrigo Sobrinho (Nov 26 '14 às 13:33)

@Rodrigo Sobrinho

Acho q vc respondeu no lugar errado (só acho).

Vamos lá... (segue em duas partes pela limitação do forum)

Não sou especialista em gamer, sou apenas um programador/analista de sistemas. Também cometo erros, fique a vontade para me criticar quando eu falar algo errado ou que fuja da realidade.

"Falar que a resolução do monitor não influencia no desempenho do hardware "in game" é realmente estar meio por fora do assunto."

A resolução em que você roda o jogo influencia, e muito, no desempenho do Hardware. Ma é bom ficar claro que ter um monitor full HD não, necessariamente, vai consumir mais hardware, esse aumento do consumo só ocorre quando o software (neste caso, o jogo) é configurado pra processar o vídeo com uma qualidade superior.

"1 - Não, nunca vi um desenvolvedor citar resolução nos requisitos de um game, mesmo este atributo sendo importantíssimo para o desempenho do jogo."

Disto eu sabia. Por esse motivo sustento que a resolução do monitor não pode ser usada como base para definir se um gamer roda ou não em um pc.

lalves's gravatar image lalves (Nov 26 '14 às 14:49)

"2 - Configuração recomendada não é configuração mínima, não deixa explícito ser a máxima tb mas quem joga e tem hardware topado sabe que com a configuração recomendada se consegue jogar em ULTRA em full hd."

Muitas deles informam a configuração mínima recomendada e minima permitida. Quando eles informam apenas uma, é porque é a minima permitida. A "minima recomendada" é a que permite rodar o jogo com o máximo de desempenho. A "minima permitida" é para jogar os jogos com desempenho razoável. Já a "configuração máxima" para hardware não faz o menor sentido, para monitor até faz.

"3- Não existe cadeira acadêmica sobre "Como saber se o PC é compatível com o jogo X" pq tais informações sobre "hardware x desempenho" são dadas em outras cadeiras tais como MONTAGEM E MANUTENÇÃO DE COMPUTADORES, HARDWARES e ELETRÔNICA VOLTADA PARA COMPUTADORES. "

Espero que você tenha entendido que eu estava sendo sarcástico.

A intenção do meu comentário era apenas "pontuar" algumas informações que foram "jogadas" em seu comentário sem maiorias explicações. Não é nada pessoal, era só para evitar que as pessoas ficassem confusas com seu comentário (que praticamente desqualifica o mini-tutorial).

Apareça mais vezes por aqui, pois tem sempre algum tópico relacionado a games. Você pode contribuir respondendo as dúvidas destas pessoas :)

Att

lalves's gravatar image lalves (Nov 26 '14 às 14:49)
exibindo 5 de 9 Todas

Por isso é um fórum, com as dicas o tópico ganha corpo e vira um mega tuto. Muito bom !

link permanente

respondeu Nov 29 '14 às 11:45

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.5k

alt text

Valeu, fiquei vermeio...rs

link permanente

respondeu Nov 24 '14 às 14:23

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
35346228.5k

Muito bom.

link permanente

respondeu Mar 12 '15 às 09:34

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46525918.4k

As vezes pode se bem complexo sim. Por exemplo... compensa mais comprar uma placa de video GTX 980 ti do que uma GTX 1080... Dai vc me perguntaria.. "mas pq? se a 1080 é modelo maior que a 980.." por causa do CUDA core e tambem do principal.. a 980ti trabalha com 384bits na memoria enquanto a outra 256bits.. isso ja dá uma variação considerável em performance durante um jogo pesado que vc queira jogar no ULTRA. Essa é só um dos milhares de exemplos e motivos a se analizar o que torna o tema em sua total abrangencia... COMPLEXO.

link permanente

respondeu Feb 13 às 11:20

danielpicoli2015's gravatar image

danielpicoli2015
16

Não acho assim "complexo", mas poetizam tanto o assunto que muitos não conseguem entender o que tem nas mãos.

O que mais me decepciona é discussão de nota de rodapé, pois a placa de vídeo depende do conjunto que a pessoa quer montar por exemplo.

Agradeço o seu comentário.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Feb 13 às 12:09)

coloque sobre os site Gamevicio, eles também fazem a comparação de seu pc com um jogo para ver se ele roda, e são melhores que o Can You Run It.

link permanente

respondeu Nov 24 '14 às 19:28

valeriojunior's gravatar image

valeriojunior ♦
83911048.6k

pode me passar o link? ou como eles funcionam?

Se for intuitivo e simples edito com a sua dica @valeriojunior

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Nov 24 '14 às 19:32)

É a primeira parte do video.

valeriojunior's gravatar image valeriojunior ♦ (Nov 25 '14 às 17:07)

A outra é do que vc disse.

valeriojunior's gravatar image valeriojunior ♦ (Nov 25 '14 às 17:07)
1

o do gamevicio e bem semelhante, como você detalhou como pode ser feito, quem ver os comentários pode testar pela sua forma.

valeu pela contribuição @valeriojunior

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Nov 25 '14 às 17:37)

Valeu

valeriojunior's gravatar image valeriojunior ♦ (Nov 26 '14 às 07:25)
link permanente

respondeu Jan 11 '16 às 15:56

melissacs's gravatar image

melissacs ♦♦
951431573.2k

oi amiga

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jan 11 '16 às 16:06)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,301
×2,393
×1,165
×536
×286
×133
×58

pergunta feita: Nov 24 '14 às 13:13

pergunta lida: 112,617 vezes

última alteração: Feb 13 às 13:38