7
4

INTRODUÇÃO

Tenho visto muitas pessoas com as mais variadas dificuldades para usar o fórum TechTudo e até outros webforums, reclamando principalmente pelo fato de não conseguirem atenção suficiente, e respostas ás suas perguntas em consequência.

Muitos acabam pensando que aqui trata-se de um grande balcão de atendimento, achando que tem direitos de serem atendidos e respondidos na hora, então acabam cometendo deslizes e saem reclamando que o fórum é ruim, ninguém os entende, O objetivo destas linhas que já lhe adianto são grandes é o que está escrito no título, sem tirar nem por: explicar de forma objetiva como funciona a um fórum e usar essa ferramenta interessante ao seu favor.

Para escrever tudo isso eu me baseei em vivência de longa data em fóruns variados e também em um texto muito bom que se chama manual de como fazer perguntas inteligentes, segue link original traduzido para o português: http://cars--reviews.com/article43.html


A FIGURA DA INTERNET COMO FACILITADOR DIGITAL

Ainda no Brasil de hoje (2018) se encontra muitas pessoas sem acesso fácil a um computador e uma conexão decente a internet , (exemplo aqui de muitos textos e monografias sobre este assunto, ou pode pesquisar no google por inclusão digital).

Em lugares mais afastados dos grandes centros não é estranho que cobrem caro pelo suporte um técnico de informática, fóruns web como este são uma salvação para quem quer tentar resolver antes de pagar uma empresa ou técnico.

UMA PARTICULARIDADE SOBRE FÓRUNS E QUEM FREQUENTA

As perguntas feitas nesse fórum invariavelmente acabam sendo indexadas pelos mecanismos de pesquisa, então ao digitar uma dúvida no google por exemplo, os primeiros resultados são muito altas a probabilidade de um resultado ser um resultado provenente do fórum TechTudo, por esse motivo pede-se ao criar uma pergunta que ela seja feita no formato de pergunta (acredite: muitos tem dúvidas e não seguem essa premissa).


Um fórum web é democrático, então segue as primeiras duas regras que na verdade falam da mesma coisa:

Regra número um - Fórum não é uma consultoria 24x7x365 (24 horas, 7 dias por semana, 365 dias ao ano) e tampouco extensão da sua casa;

Regra número dois - Fórum não é pastelaria aonde se chega, senta no balcão e pede um de pizza, um de carne e um de queijo e sai na hora junto com o seu caldo de cana, em suma, *não é fast food.*

alt text

A sua dúvida acredite, não é mais importante que as outras mais de 40000 feitas e será atendido em 5 minutos.

Nem um suporte técnico pago vai te garantir essa exclusividade, uma estrutura de help desk estipula prazos de 4 a 8 horas para atender um chamado novo criado após filtrar a sua gravidade por exemplo, as dúvidas resolvidas aqui no fórum podem levar meses para o seu autor dar o assunto como resolvido, e o motivo é bem simples, este ambiente é voluntário.

Mais uma regra:

Regra número três - Assim como você pode perguntar no seu momento, as outras pessoas tem o mesmo direito de ler e responder no momento delas.

Não, você não está sozinho(a) no mundo, existem pessoas e outras coisas acontecendo...

Dica do @marcmira: não crie perguntas repetidas pensando que alguém vai responder sua dúvida mais rápido, isso vai te deixar perdido ao achar as respostas, e será visto como inconveniente, ou chato mesmo, e quem poderia responder ve duas perguntas iguais e não responde.


CRIEI MINHA CONTA NO FÓRUM, E AGORA?

Navegue pelas paginas, leia as postagens feitas, muita gente nem cria perguntas, acha alguma discussão relacionada ao assunto e resolve sua dificuldade, as vezes interage agradecendo que tentou o que fulano escreveu e deu certo, mas é imprescindível que siga essas premissas:

-um: Ler as regras do fórum: isso geralmente fica nos cantos, pode ter o nome de FAQ (Frequently Asked Questions, ou perguntas frequentes traduzindo), aqui no TechTudo se chama assim, e pode ser acessado neste endereço: http://forum.techtudo.com.br/faq/)

Para que não derrape leia as regras, é de graça!

Se chega num lugar e não respeita as regras, não reclame se te colocarem no seu lugar ou para fora, independente se concorda ou não, lugares físicos ou virtuais costumam ter regras e são respeitadas.

-dois: Pesquisar antes de postar: Por que pesquisar é importante @marcmira?

Alguém em outro momento antes de você chegar teve a mesma dúvida que a sua e as chances de achar alguma pergunta ou informação semelhante sem precisar criar mais uma é grande, só sobre celulares | smartfones você tem uma media de 4 respostas a perguntas desse tipo, duvida?

http://forum.techtudo.com.br/buscar/?q=qual+celular+comprar&Submit=&t=question

Existem tópicos oficiais que foram criados exatamente por ter o mesmo tipo de pergunta dia sim dia não, vai se surpreender com o que aparece de respostas sobre um assunto, eu montei um mini tutorial ensinando como pesquisar no Fórum TechTudo, abaixo está o link:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/144963/mini-tutorial-como-pesquisar-no-forum-techtudo


Mais uma regra:

Regra numero quatro - Não se esqueça que o único recurso que vai ser usado para entender o seu problema é justamente as suas palavras.

Quem precisa de ajuda é você que pergunta, não é obrigação nossa adivinhar o seu problema, pode parecer ilógico mencionar isso, mas tem pessoas que se ofendem quando questionadas sobre o que testou, para explicar de forma melhor.

alt text

Vejam esses títulos:

  1. meu nootboock não funciona direito;
  2. Ajuda com minecraft;
  3. Arquivos corrompidos;
  4. Sobre cartão de crédito;
  5. Duvidas sobre televisores;
  6. Problema no HD;
  7. Meu computador travou...;
  8. Ajuda;
  9. Socorro, preciso de ajuda;
  10. Urgente, meu computador não liga;
  11. SOCOOOOOOORRRRROOOOOOO meu cel moreu;
  12. min ajuda pelo amor de deus;
  13. URGENTE AJUDA;
  14. pokemon go;
  15. problema;
  16. duvida sobre algumas coisas;
  17. sobre meu computador;
  18. erros na internet;
  19. spam trava tudo;
  20. internet não vai, não pega.

Títulos como esses não recebem atenção devida, logo tem mais chances de ficarem sem resposta, eu duvido que alguma delas possam ter lhes interessado.

Sejam precisos, criativos e educados ao formularem uma pergunta, use prints de tela, vídeos, nessa descrição guarde seus achismos, eles raramente ajudam.


O QUE NÃO FAZER COM SUA PERGUNTA

Eis que aí temos a pergunta feita, e ao ler nos deparamos com Os Efeitos Especiais.

Chamo carinhosamente de efeitos especiais coisas que alguns membros escrevem, geralmente motivadas pelo desespero que surge numa situação do gênero, acabam criando o efeito contrário, fora que muitos deles são de muito mau gosto.

Não façam isso nas perguntas :

Um Falar que é uma dúvida boba ou fácil...= "Se realmente fosse tão simples assim, uma mente brilhante como a sua já teria resolvido", isso é o mínimo que qualquer pessoa pensaria lendo isso numa pergunta.

DoisValendo 10 pontos= Não desafie as pessoas com pontuação ou algo como: "ninguém pode me ajudar, vou ter que comprar outro". Se o dono da pergunta desistiu vou ajudar por quê? Ele que se vire!

TrêsRespostas me mandem por email ou zap = Se quer atendimento por fora contrate um técnico, o objetivo é ser um catálogo de respostas para ajudar qualquer pessoa no mundo, se quer ir contra a lógica do fórum, é melhor contratar alguém para analisar o seu problema.

Se não tem paciência ou não pode esperar não recorra a um fórum!

Quatro Preciso de uma resposta urgente = Não transfira o seu despreparo para os outros, esse tipo de chantagem emocional não cola, se vai perder o emprego ou tirar nota baixa o problema é seu!, analisando casos "urgentes", 99% deles não tem essa urgência toda, você duvida?

http://forum.techtudo.com.br/buscar/?q=urgente&Submit=&t=question

Comentem quais dúvidas acham que são urgentes ou não, a urgência é tanta que muitos que responderam na hora o autor da pergunta abandonou a mesma, nem voltou pra falar: olha, funcionou por exemplo.

Cinco Eu já fiz de tudo = Se leu textos, viu no site tal explique, quanto mais preciso o seu caso melhor pra vir uma resposta adequada. Não use como expressão a frase "eu já fiz de tudo" se fez duas ou três coisas.

Seis TEXTO EM CAIXA ALTA OU EM MAIÚSCULAS = Isso na netiqueta significa que está gritando, não sendo educado, eu particularmente respondo poucas perguntas com caps, peço para a pessoa editar e só respondo quando corrige.

Mas @marcmira, que catso é esse tal de netiqueta? Abaixo links explicativos.

http://www.dicasdeetiqueta.com.br/netiqueta/ http://www.safernet.org.br/site/sites/default/files/netiqueta.pdf

Sete Carteirada = Ninguém vai te responder mais rápido ou melhor porque tem profissão X ou dar a entender que é conhecedor, vai acabar sendo o chato(a) e quem poderia te ajudar vai olhar e falar: “não vou ajudar esse cara”.

OitoTem um BUG aqui =A chance de ter encontrado um bug que por exemplo inutilize todo um sistema é muito rara, você no máximo pode ter encontrado uma mensagem ou situação específica que gere um erro, mas bug não.

Erros num sistema operacional ou num software em específico na grande maioria dos casos não acontecem do nada, tem ações específicas e podem ilustrar até mau uso do dono.

Por exemplo: um emulador de jogos que trave o windows inteiro obrigando a reiniciar o sistema: nem sempre a falha se dá por um bug simplesmente, podem ser os causadores da dificuldade: o vídeo, estabilidade do sistema operacional, malware do tipo vírus, aquecimento (hardware), soltar a palavra bug sem uma analise é arriscado.

NoveA história triste ou tenham dó de mim = A pessoa não consegue se ajudar, fez tudo errado desde o começo do processo e quando termina de ler, a grande dúvida que fica : Respondo dizendo que sinto muito ou mando rezar uma missa para esse cara? Mais aventuras e confusões só na Sessão da Tarde.

Esse tipo de caso tem datas específicas para aparecer: em feriados prolongados, numa sexta a noite quando não tem um suporte técnico funcionando para sugerir a pessoa de ligar lá por exemplo, e depois de entender que fez algo errado chega desesperado querendo um passo a passo para ontem, resposta por email.

Um exemplo clássico dessas tragicomédias é o Leonam e seu Dreamcast, quem quiser matar a curiosidade pode clicar e entender uma das lendas do mundo dos games.

Dez A tese do novo "JENIO" da Informática = De forma pouco esclarecedora aparece alguém dizendo ter uma forma inovadora de usar recursos conhecidos como: turbinar o sistema operacional ou gerenciamento de algum recurso nativo, que faz um micro defasado rodar o jogo da moda com todo o seu esplendor, como por exemplo o PCFlash, que chegou prometendo esse tupo de coisa.

Ao ser questionado sobre como concluiu isso responde bravatas como: "pesquise você mesmo", "faça o teste" e afins, candidato a ter sua pergunta fechada ou suspensão por ofender os membros.

Onze O Preguiçoso= Pede coisas como: tutoriais em português, trabalhos prontos e linguagem agradável para ela pois é leiga.

Exigir que te respondam sem propor nada, ou mudar o foco da discussão pega super mal, é um tipo raro o troll das perguntas, cada pergunta dele(a) tem 80, 90 respostas e a pessoa é incansável, um travamento num jogo evolui para uma discussão com perguntas do tipo: um- será que num dia de lua cheia com uma tartaruga virada de barriga pra cima, a joaninha pode estragar meu computador? dois- será que a umidade do armário pode estragar meu tablet?

Doze Mistura de exigente, carteirada e JENIO= Esse perfil costuma se rotular como pessoa avançada, não aceita respostas que na sua interpretação são para "usuário leigo", quando você vai no mesmo ritmo que ele, ele não aguenta duas postagens, e finaliza sua participação metralhando ofensas sem sentido quanto as suas teses, candidato forte a ser suspenso ou banido.

Treze O econômico= Esse tipo de usuário costuma não dar detalhes do que quer, perguntas como "x coisa é boa?", "isso presta?", e quando pergunta mais sobre o assunto, costuma ser monossilábico ou repete a pergunta, é uma fase antes do numero 11, também troll de perguntas.

Catorze ou Quatorze O indeciso original= Semelhante ao 13, a diferença é não conseguir ser objetivo por mais que tente arrancar alguma informação, fica profundamente ofendido quando não entendem ele.

"Você tem televisão?", "você tem dois braços?", são exemplos de perguntas que faz, e quando se tenta arrancar um pouco mais, escreve nada com nada, geralmente o moderador fecha esse tipo de pergunta vazia ou apaga sem dó.

QuinzeO PitBull= Raro hoje em dia, bem participativo, mas qualquer resposta mais atravessada, ele emenda um super textão, destrói suas vítimas sem piedade, geralmente sabe pouco e mascara sua falta de conhecimento distorcendo as respostas.

Dezesseis O dono do fórum= Se assemelha ao numero quinze, chega no lugar bem empolgado, desenterra perguntas antigas e dá ótimas respostas, de repente sua chavinha muda e começa a constranger outros membros em perguntas simples, pede que os outros votem nas suas respostas ou perguntas . Mesmo sendo chamado atenção por outros membros ou até pela moderação este ser fofo não muda, a diferença entre o dono do fórum e o pit bull é que o 16 tem tudo para ser um excelente membro, mas aí começa a cobrar pela suas participações, e por se sentir contrariado faz uma pergunta final avisando que está de saída tentando chamar atenção.

Dezessete O Super Leigo = Não tem problema ser leigo tampouco ignorante específico (eu sou e não tenho vergonha de assumir isso), isso ilustra que está saindo da zona de conforto e quer aprender sendo super positivo, saber que windows usa não é informação avançada, e esse medo de detalhar o caso faz a pessoa se blindar de uma sensibilidade desnecessária, não vista a capa de super leigo, caso tenha dificuldade em explicar ou detalhar abra o jogo, mencione o que não entendeu pois fica mais fácil.

Existem algumas outras variações e se lembrar de mais alguma atualizo os efeitos especiais, se você leitor conhecer outro tipo escreva aqui, vamos nos divertir.


O QUE FAZER QUANDO...

Ainda não me responderam

alt text

Você pode ter feito uma pergunta excelente e mesmo assim ter muitas visitas e nenhuma ou respostas especulativas, então não fique chateado achando que não recebeu atenção suficiente, tem que levar em consideração esses pontos:

*Devido ao volume de perguntas a sua pode ter sido engolida e ninguém viu, você pode dar um up reportando como está seu caso, de preferência se testou alguma coisa, ou lembrou de um fato novo, nada de exigir que te respondam;

*Mecanismos de busca que navegam internet afora e trazem esse resultado, ou uma pessoa visitante sem cadastro ativo que acessou a pergunta e não achou sua resposta;

*Algumas pessoas esperam que alguém com mais conhecimento responda primeiro, e depois comenta em cima;

*Simplesmente não sabe, acredite, as vezes as pessoas não sabem responder., ninguém tem obrigação de te responder nada conforme ja foi explicado, tenha paciência meu jovem!!!!!

Porque devo procurar o suporte do fabricante...

alt text

Muitos fabricantes dispõem de ótimos SAC's (Serviço de Atendimento ao Consumidor) , se está na garantia, liga no SAC e peça ajuda, se eles não resolverem o assunto não vai ficar na mão, vão abrir processo e te orientar no [RMA] (Return Merchandise Authorization ou Autorização de Devolução de Mercadoria)[12], seja paciente, ligue num dia em que estiver se sentindo melhor, anote datas, horários, nomes dos atendentes e o que for passado em termos de prazos e procedimentos, além do famigerado número de protocolo.

ESSAS DICAS VALEM PARA ATENDIMENTO A OPERADORAS DE TELEFONIA, EXPERIMENTE.

Mais uma regra:

alt text

Regra numero cinco - Não abandonarás a sua pergunta = Quem responde fica na torcida que as instruções dela te ajudem, em respeito a isso, se não compreendeu as instruções ou não deu certo, não reclame, seja sincero e pontue: “fulano, eu não entendi a sua resposta, pode me explicar isso e isso?” corta o nosso coração, a gente se importa com os casos e gosta de ler um "obrigado resolveu".


O(A) moderador(a): ditador, dono do fórum? o que ele(a)faz?Quem ele(a) é?

alt text

Elas começaram como almas boas que gostam de ajudar respondendo os usuários, e uma forma de reconhecer essa ajuda pois suas respostas se sobressaem das demais devido ao conhecimento, carisma e atenção acabam sendo promovidas pelos administradores.

Organizar o fórum não é uma tarefa fácil, os moderadores são e sempre serão mau vistos, talhados como ditadores, perseguidores, chatos, arrogantes, insensíveis, mau educados

alt text

Mas na realidade os membros de um fórum as vezes se exaltam e acabam escrevendo coisas desrespeitosas e desnecessárias a outros membros, ele(a) tem que ficar de olho em atividades suspeitas como:

  • propaganda de sites pessoais;
  • divulgação e suporte a material pirata, ou links com vírus ou não tem referencia ao assunto da pergunta;
  • bobagens aleatórias;
  • pornografia;
  • teorias da conspiração, inverdades e informações que podem induzir o membro do fórum a se prejudicar com procedimentos errados;
  • correntes;
  • podar pessoas que se sentem donas do fórum e acham que estão acima do bem e do mal;
  • analisar reclamações e responder na medida do possível;
  • lidar com qualquer situação que apareça e possa atrapalhar a dinâmica do fórum.

Quanto mais rápido ele conseguir pegar essas coisas melhor, quando julgar necessário, edita, move, deleta perguntas e respostas visando a organização apenas.

Vou destacar um trecho que está no SOBRE do fórum:

Aqui você pode perguntar, responder, comentar e votar nas melhores participações. Todas as perguntas e respostas são revisadas e podem ser editadas ou moderadas.

alt text

..e de quebra o moderador(a) tem a obrigação de ser simpático, tocar mp3, saber fazer a dança da chuva e satisfazer a todos.

Tarefa super simples, não acham? Está disposto a se juntar ao time?

alt text

A figura do moderador(a) não é de monstro perseguidor de logins, moderar nem sempre é ser chato, mas se desliza nas regras é simples: se ele(a) não ver, vão ver para ele(a) e denunciar.

alt text

Se um moderador(a) apaga ou edita uma pergunta ou resposta, apesar de raramente "ser a toa", tendo sempre uma justificativa para tal ato, você tem todo o direito de discordar e reclamar, veja o perfil dele, e se tiver e-mail mande um questionando, tente tratar o caso de forma privada, porém não seja arrogante tentando ofender o moderador(a) nem outros membros, o máximo que vai ganhar é uma suspensão fora ter o filme queimado de ficar sem te responderem, existem logins que depois do seu ataque de fúria ganharam o esquecimento como lembrança.

Não é nada pessoal, quem chega com respeito e respeita as regras raramente percebe a atuação da moderação num fórum, fica bem habituado ao ver sempre bons exemplos de conduta atuando em perguntas irregulares.

O moderador(a) não costuma ser remunerado, ele(a) faz voluntariamente por gostar de ajudar, uma regra implícita em participar de fóruns que falo agora:

Regra numero seis - USAR, POSTAR EM UM FÓRUM NÃO É UM DIREITO ADQUIRIDO, MAS UM PRIVILÉGIO!,

alt text

Ah, perguntas necessárias, perguntas desnecessárias, por que será que agiram assim comigo? Sim, eu posso estar errado e não reagirei como uma criança as críticas que vierem.

alt text

Poxa, a pessoa leu minha pergunta, o item é meu e ela pergunta para que eu quero fazer isso?

Respire fundo, mesmo que a pessoa tenha sido na sua interpretação mais ríspida, até se desculpe mesmo achando não ter culpa, pensem em um detalhe simples: um texto é frio, eu escrevi tudo isso (e ainda não acabou meus caros) com muito humor querendo ajudar as pessoas, eu não tenho como controlar a reação de quem ler isso tudo, fulano pode rir do começo ao fim enquanto outro pode me achar ignorante e ofensivo, interagir com pessoas é assim, eu controlo o que escrevo, não o que você entende por exemplo, e isso tem que ser levado em consideração no que escreve e antes de apontar alguém.


PERGUNTAS A SE EVITAR

Perguntas Óbvias

Existem perguntas que já foram feitas MUITAS VEZES e se pesquisar vai achar conteúdo sobre o assunto, vou citar alguns exemplos de perguntas que deve pensar duas vezes antes de fazer em um fórum, pois as chances de ser editada, encerrada apagada são grandes:

1 AxB qual é o melhor? = Exemplos de discussões do gênero: PC ou noteboook, AMD ou Intel, Street Fighter ou Mortal Kombat, Star Wars ou Star Trek (Star Wars e pronto...rs) , Fifa ou PES, Dota ou Lol, sega ou nintendo? mario ou sonic? samsung ou apple?, windows ou linux? Playstation ou Xbox? Android ou IOS? .

2 Vocês já viram o site tal, já viram o programa tal? = Vale a pena pesquisar, as vezes tem ótimas discussões sobre uma loja ou recurso, mas na grande maioria das vezes pode ser propaganda, especialmente quando ela não é específica.

3 Quero comprar um aparelho X? ele é bom? Os aparelhos que estão no mercado sempre tem perguntas abertas, não custa nada pesquisar, acima eu deixei um link ensinando como pesquisar por essas bandas, iphone existem mais de 5000 perguntas abertas.

4 Qual o melhor jogo? onde baixo jogos? = Pergunta que você vê e pensa: Pesquisar que é bom né? http://lmgtfy.com/?q=onde+baixar+jogos, além de ser extremamente subjetiva, boa parte dos links são piratas ou com spywares, tendo pouca ou nenhuma informação realmente útil, em fóruns exclusivamente gamers se faz uma pergunta dessa os próprios usuarios chegam de forma bem raivosa e depois são apagadas sem só nem piedade.

5 Como consigo um serial do windows tal? = Perguntas que incentivem assuntos de cunho duvidoso como: pirataria, venda de artigos ilícitos, política, religião, teorias da conspiração, desabafos mais íntimos fora do assunto principal dentre outros tipos, elas serão removidas rapidamente para evitar uma discussão raivosa e pouco produtiva, nada pessoal, apenas visando o sossego habitual.

Todos os dias chegam novatos que não pesquisam e tem a ideia inovadora de levantar esses mesmos tipos de assunto, sejam criativas, caprichem...rs

Abaixo outro tutorial meu com dicas de como não se faz uma pergunta num fórum (esse tem casos reais):

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/282594/como-nao-fazer-uma-pergunta-no-forum

Sobre a pergunta em si criada, alguns usuários tem uma ilusão e pensam que ela vai gerar uma discussão de alto nível, com doutores e autoridades destilando as suas opiniões e todo o fórum vai girar em torno daquela pergunta, o **seu tópico não é uma entidade intocada acima do bem e do mal.

Perguntas não são filhos ou ideologias para se defender a unhas e dentes,**

Então mais uma regra:

Regra numero sete - Perguntas não são seres intocados, e se necessário serão apagadas ou removidas, e não reagirás com raiva por causa disso.

alt text

A sua pergunta não será a mais importante do pedaço, que exige atenção máxima, e tem que permanecer intocada, que cientistas irão opinar na sua pergunta, pessoas que tratam sua dúvidas de forma mais possessiva acabam criando antipatia com os outros membros e acabam sendo ignoradas, a sua dúvida é tão importante quanto as outras mais de 40000 feitas no fórum? simples assim. alt text

Outra regra básica, dessa vez para quem vai responder:

Regra numero oito - se não tem certeza não opine = Não adianta ter mais de 1000 respostas e nem 100 serem conclusivas, tem pessoas que para tentar ganhar reputação mais rapidamente saem copiando as respostas dos outros ou pior, pesquisam no google o primeiro resultado e colam na resposta sem nem entender o contexto do que a pessoa perguntou, aprenda com as respostas, não responda qualquer coisa para a pessoa, é melhor que deixe sem responder se for para preencher com achismos ou respostas vazias, pouco conclusivas.

Por isso pense antes de responder, sua credibilidade virá automaticamente, e para quem está sempre presente nos fóruns um usuário com conhecimento e discernimento é mais importante que um usuário com níveis altos de pontuação, mas que pouco contribui para o desenvolvimento do fórum e dos participantes. (@hugo2013)

alt text

Tendo dúvidas e sugestões por favor manifestem-se, tem um causo para compartilhar, manda aqui, boa diversão a todos e peço a ajuda de todos em transformar aqui num lugar melhor.

Colocar um adendo aqui: usuários insatisfeitos costumam no momento de raiva vir com a máxima: aqui não presta irei para outro fórum que lá é melhor, vou contar um segredinho: as pessoas que participam em fóruns tem contas em vários lugares, e a mesma pessoa que você chamou de arrogante pode não lhe ajudar em outro lugar e você nem sabe, ou pior, separam o link aonde foi deselegante e ainda é esculachado no lugar novo, então cuidado, eu particularmente já vi muito login sendo desmascarado e banido por causa de chilique, existe ética, e não é bem visto você chegar num fórum novo reclamando do antigo, especialmente quando a pessoa não é sincera e faz loteria com a pergunta.

Vamos rever as regras ?

Um -Fórum não é uma consultoria 24x7x365 (24 horas, 7 dias por semana, 365 dias ao ano) e também não é a extensão da sua casa;

Dois -Fórum não é pastelaria aonde se chega, senta no balcão e pede um de pizza, um de carne e um de queijo e sai na hora junto com o seu caldo de cana, em suma, não é fast food;

Três -Assim como você pode postar sua pergunta NO SEU momento, as outras pessoas tem o mesmo direito de ler e responder no momento delas;

Quatro -Não se esqueçam que o único recurso que algúem de fora vai usar para entender o seu problema é justamente o que escreveu;

Cinco -Não abandonarás a sua pergunta;

Seis -USAR, POSTAR EM UM FÓRUM NÃO É UM DIREITO ADQUIRIDO, MAS UM PRIVILÉGIO!;

Sete -Perguntas não são seres intocados, e se necessário serão apagadas ou removidas, e não reagirás com raiva por causa disso;

Oito -Se não tem certeza não opine.

Tendo dúvidas e sugestões por favor manifestem-se, tem um causo para compartilhar manda aqui.

Na dúvida vou deixar uma frase dita pelo Toguro que sintetiza muito bem o que foi dito aqui:

https://www.youtube.com/watch?v=bllLZyB1mok

perguntou Feb 20 '15 às 17:19

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.6k

editou Oct 21 às 16:13

1

Excelente

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Jul 13 '16 às 17:32)
1

Boa, @marcmira!

annakellenbull's gravatar image annakellenbull ♦♦ (Jul 14 '16 às 08:25)

upup

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (2 dias atrás)

Ótimo Marc, se me permite, gostaria de abordar outro ponto neste tópico:

Outro ponto que acho interessante é sobre as respostas que são dadas num fórum, muita gente acha que quantidade é melhor que qualidade!

Pense sempre antes de postar uma resposta, pois quem abriu um tópico está precisando de ajuda, e respostas rasas demais atrapalham ao invés de ajudar. Evite responder com "achismos" e "ouvi dizer", se não sabe ou não tenha conhecimento, pesquise, se informe, acrescente conteudo em suas respostas. Responder apenas para "aumentar pontuação" é uma conduta muito infeliz, e não é bem aceita nas comunidades.

Por isso pense antes de responder, sua credibilidade virá automaticamente, e para quem está sempre presente nos fóruns um usuário com conhecimento e discernimento é mais importante que um usuario com niveis altos de pontuação, mas que pouco contribui para o desenvolvimento do fórum e dos participantes.

Abraço!

link permanente

respondeu Feb 23 '15 às 08:24

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

editou Mar 06 '15 às 12:40

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.6k

Será atualizado com isso. Tem gente mandando formatar micro porque não navega na Internet. Ótimo aparte quantidade não quer dizer qualidade

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Feb 23 '15 às 09:10)

Marc, outra dica que eu acho mega importante antes de responder num forum é OLHAR A DATA DA CRIAÇÃO DO TÓPICO, não tem nada mais incomodo que ver uma pergunta antiga sendo revivida por pura falta de atençao de quem está respondendo. OU então ver se o topico já teve uma resposta definitiva! ABC

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Mar 03 '15 às 16:09)

o topico que renasce, depois monto um update citando, montei com tanto exemplo que outras coisas passam batidas..rs

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 03 '15 às 23:32)

hahaha tem usuario que quer ter pontuação a todo custo kkkk

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Mar 06 '15 às 07:55)

e coloquei a sua frase no meu tópico.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 06 '15 às 12:44)

Quanto a parte de edição de postagens: vamos deixar de hipocrisia ok? Façam valer a regra do "vale para um, vale para todos" e não a do "edito o q eu quero ou acho conveniente desde que não seja ofensivo para mim ou eu ache ofensivo de alguma forma ridícula".

Apenas isso.

link permanente

respondeu Feb 27 '15 às 13:12

sk8edm's gravatar image

sk8edm
218231

O clássico argumento de cumpram a regra, aí faz com as regras embaixo do braço, reclamam.

Se lidássemos com robos isso era mais garantido, mas com gente...rsrsrs e com as coisas que descrevi que o moderador tem como "função", não é fácil.

Continue postando e se ver algo estranho reporta ok?

Valeu pelo seu comentário e um abraço

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 02 '15 às 22:33)

Como sempre muito bom!

Acho que o maior problema desse fórum são os usuários "preguiça", porque o tanto de pergunta igual que tem aqui é brincadeira, acho que não custa nada os usuários pesquisarem antes. Mas isso só será sanado quando o fórum tiver algumas perguntas fixas, acredito que no futuro isso será feito!

Tem algumas perguntas realmente difícil de entender, os usuários tem que ajudar, detalhando bem o problema, se não fica difícil, sobre o "TEXTO EM CAIXA ALTA OU EM MAIUSCULAS", fica bem ruim, parece que está gritando mesmo kkkkkk

Espero que os usuários leiam tudo e entendam!

link permanente

respondeu Feb 20 '15 às 17:31

Rick_Poldo's gravatar image

Rick_Poldo
3037588.7k

Muito bom todo tipo de ajuda que escrevemos aqui, mas vale uma ressalva:

Brasileiro em geral não costuma ler FAQ, não costuma perguntar certo e dá respostas incompletas e/ou respostas que complicam ainda mais. Entendo que a maioria não entende todos os termos técnicos, até por isso "abandonei" alguns deles para ser melhor compreendido.

Eu sei que estamos fazendo trabalho de formiguinha, mas é meio que remar contra uma cachoeira (não é nem remar contra a correnteza).

No fim das contas, se esses tópicos não passarem na vista de quem frequenta o fórum antes de perguntarem algo, perguntas do tipo "socorro mim ajuda", "meu pc não entra na internet, mas eu mando email" serão muito comuns por aqui ainda.

link permanente

respondeu Mar 10 '15 às 14:27

andreitajai's gravatar image

andreitajai ♦
43465413.7k

penso em fechar essas perguntas e encaminhar esse link, irei fazer testes, capaz de aumentar meu fã clube...rs

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 10 '15 às 15:02)

Muito bom @marcmira, como sempre criando tutoriais incriveis.

Isso vai ajudar a todos os usuários.

Parabéns.

link permanente

respondeu Feb 20 '15 às 17:37

valeriojunior's gravatar image

valeriojunior ♦
84921048.6k

Muito bom , deveria virar o FAQ este topico ! Parabens @marcmira

link permanente

respondeu Feb 20 '15 às 19:39

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

me ajudem a espalhar a palavra...rsrs

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Feb 20 '15 às 20:11)

-ajuda -socorro, preciso de ajuda!! ilario kkkkkkkkkkkkkkk

link permanente

respondeu Feb 27 '15 às 13:24

DarkJimi's gravatar image

DarkJimi
23516

espero que com isso as pessoas consigam usar o fórum a seu favor, não criem perguntas desnecessárias.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Feb 27 '15 às 14:50)

Agradecer o carinho novamente dos usuarios por elogiarem e se divertirem com os exemplos deste texto.

cada email recebido comprova que estamos no caminho certo de tentar fazer um lugar melhor aqui.

link permanente

respondeu Mar 01 '16 às 17:59

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.6k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,169
×126
×41
×37
×16
×9
×7
×4
×2
×1
×1

pergunta feita: Feb 20 '15 às 17:19

pergunta lida: 18,865 vezes

última alteração: 2 dias atrás