Fórum

Techtudo

PUBLICIDADE

É verdade que o Linux não tem virus?

Perguntou 13 anos atrás

Resolvido

Eu sou usuario do ubuntu da linux e eu fiquei sabendo que ele nõa pega virus assim como o mac da apple
eu queria saber se é verdade

PUBLICIDADE

Respostas

Pontelli

Membro

13 anos atrás

Mito, e mito que engana muita gente. Todo sistema operacional, inclusive o Linux, pode ser alvo de vírus. O que acontece é que como a grande maioria utiliza Windows, a taxa de replicação acaba sendo menor no Linux, além do menor interesse de se desenvolver pragas para este SO. Agora, mesmo utilizando Linux, Windows, Android ou o SO que for, é bom ter um anti-vírus atualizado na máquina.

marcmira

marcmira

Membro

10 anos atrás

Essa lenda de linux e mac que não pegam vírus veio de um recurso simples que deram uma senhora inflada e cultivaram essa lenda.]

Instalando esses dois sistemas operacionais o usuario que é destinado a uso não é de administrador, mas algúem abaixo dele, voce visualiza documentos, imprime, ao instalar softwares ou usar recursos mais avançados, ele vai usar a conta de administrador ou super usuario ou um termo bem conhecido chamado root, e permitindo via root se faz o que precisa.

O windows numa instalação básica ja habilita o administrador, e aliado ao mau uso, instala coisas sem perceber e compromete a estabilidade do mesmo.

antivírus pra linux, tem o clamav que é bom, o bitdefender, comodo, avast e nod32 por exemplo.

att

10 anos atrás

Apenas à títiulo de comparação:
Linux= cidadezinha pacata do interior;
Windows= cidade moderna e tumultuada das metrópoles. Pois bem, nada garante que, ao andar despreocupado naquelas ruazinhas de terra batida, sossego por todo lado, que não seríamos surpreendidos ao passar embaixo de uma árvore e algum fruto pra lá de maduro caia sobre nossa cabeça, causando um mal danado. Também, de igual modo, estaríamos correndo perigo andando pelas ruas da cidade moderna, onde os perigos são bem maiores. Acho assim: não estamos livres de perigo em lugar nenhum. Voltando aos ditos sistemas operacionais, tanto windows quanto linux estão propensos à ataques. Mas com uma vantagem ao Linux, pelo visto acompanhei relatos de usuários de outros fóruns e a grande maioria não abre mão do Linux nem que a vaca tosse. No meu caso, uso windows 7, mas pretendo usar o Linux com certeza. Talvez eu até venha a abandonar de vez o windows, ou então dual boot, quem sabe?

Barauna

Membro

10 anos atrás

Qualquer só possui vírus porém, como o Linux é um SO com menor número de usuários os crackers não se concentram muito nele, por esse motivo ele possui menos Vírus

10 anos atrás

Todos os sistemas operacionais abertos sofrem desse mal, a vantagem do Linux é que ele não é um sistema muito popular, portanto há menos interesse em criação de vírus para esse SO, agora o Windows sendo um sistema operacional bastante popular, é infestado deles, portanto sempre tenha instalado na sua máquina um bom software antivírus e não se esqueça de que só possuindo um instalado você está livre deles, tenha muito cuidado no que você faz na internet, em sites que clica, anúncios e afins. É sempre bom ter cuidado.

10 anos atrás

Virus pra Android tá cheio. Porque não teria pro Linux? Tem sim, é mito isso ai!

13 anos atrás

Isso é mito. Todo e qualquer sistema operacional terá brechas de segurança. E um vírus é nada mais, nada menos que um programa que explora uma destas brechas.

O Linux não está livre disso. Ele apenas tem uma quantidade ínfima de vírus pois é pouco usado e geralmente quem usa tem mais experiência em informática, o que leva a ter menos chance de pegar vírus.

Abraço.

13 anos atrás

Tem, mas tem bem menos. Motivos? Vários, mas principalmente a menor difusão do sistema.

O Android, por exemplo, é um Linux. E tem diversos malwares para ele porque é um sistema bastante difundido.

danielrd

Membro

13 anos atrás

É mentira. Existe virus para linux. O caso é que dá mais trabalho para os "rackers" e muito menos retorno, pois não temos "usuários inocentes" usando Linux, então acaba que eles nem tantam tanto fazer ameaças para pegar poucas pessoas. Mas se você estiver desprotegido, mesmo estando no Linux você será uma dessas poucas pessoas que será pegas...

Segurança é uma coisa interessante...

Se você estiver andando sozinho e desarmado numa rua escura e deserta de uma distante e pacata cidade do interior você está mais ou menos seguro do que andando armado numa iluminada e cheia de viaturas policiais de uma capital?
Bom, a maioria dos "perigos" estão na capital pois é lá que está o dinheiro, lá é cheio de gente, os policiais conseguem pegar uns e não conseguem encontrar outros. Se ele for para o interior ele não vai encontrar muita gente para roubar e as vezes ainda encontra um xerife machão que não vai ter dó dele.

PUBLICIDADE