Eu sou usuario do ubuntu da linux e eu fiquei sabendo que ele nõa pega virus assim como o mac da apple eu queria saber se é verdade

perguntou Jan 23 '12 às 16:42

edejunior97_2012's gravatar image

edejunior97_2012
12121615

editou May 06 '15 às 15:42

raissadelphim's gravatar image

raissadelphim ♦♦
3715685

Mito, e mito que engana muita gente. Todo sistema operacional, inclusive o Linux, pode ser alvo de vírus. O que acontece é que como a grande maioria utiliza Windows, a taxa de replicação acaba sendo menor no Linux, além do menor interesse de se desenvolver pragas para este SO. Agora, mesmo utilizando Linux, Windows, Android ou o SO que for, é bom ter um anti-vírus atualizado na máquina.

link permanente

respondeu Jan 23 '12 às 16:45

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

vc me poderia passar o link de um bom antivirus para ubuntu eu usava o avast no meu ubuntu so que ele não atualiza

edejunior97_2012's gravatar image edejunior97_2012 (Jan 23 '12 às 17:00)

Poderia citar apenas um código malicioso que tenha as características de um vírus e que consiga infectar um sistema Linux! Vale ressaltar que no ranking TOP500, na qual é possível conferir a lista dos 500 computadores mais potentes do mundo e seus respectivos SO, o sistema operacional da Microsoft nem aparece.

kurumin's gravatar image kurumin (Aug 20 às 23:11)

Nenhum Sistema Operacional é 100% seguro. Só que o Linux é tão seguro que tu não precisa antívirus. Uso Linux há sete anos, nunca instalei um antivírus sequer e nunca peguei vírus e nunca vi um caso de infecção também. E também não conheço ninguém que usa Linux que tem antivírus. Então pode usar Linux sem antivírus, as chances de seu pc ficar infectado é quase 0%.

link permanente

respondeu Jan 23 '12 às 20:59

tiago's gravatar image

tiago
2170

Sinceramente, não sei por que meu comentário foi negativado. Não falei nenhuma mentira. Quem estiver com dúvidas, pergunte a um usuário avançado de Linux.(Vá em algum fórum). NINGUÉM usa antivírus. É claro que, se for falar em servidores, a história é outra. Mas para desktops não há necessidade :)

tiago's gravatar image tiago (Jan 23 '12 às 23:05)

Uso Linux e tenho boa experiência no mesmo e digo a você Nenhum Sistema Operacional é 100% seguro. e concordo plenamente com o Pontelli

iThiiago's gravatar image iThiiago (Jan 24 '12 às 02:08)

Também não entendi o fato de você ter sido negativado. Você disse que nenhum sistema é 100% seguro, e que Linux não precisa de antivírus. Concordo com suas afirmações, Linux não é invulnerável, mas seus meios de defesa dispensam o uso de antivírus, ou seja, um AV não acrescentaria em nada. Mas ainda penso que se fosse o SO mais utilizado, existiria uma quantidade superiorde vírus/malwares.

eduoliveiras's gravatar image eduoliveiras (Jun 29 '12 às 18:56)

Interessante... o amigo começa a postagem dele informando que NENHUM sistema eh 100% seguro, mas segue dizendo que o Linux eh tao seguro que nao precisa de antivirus. E finaliza dizendo que as chances de ter o PC infectado eh de quase 0%...

Vc respondeu a pergunta se contradizendo hehehehe

link permanente

respondeu Feb 04 '12 às 13:07

Filipe's gravatar image

Filipe
45102.0k

Uso Linux a 4 anos nunca tive problema com vírus,já ouvi rumores da existência de vírus para Linux,mais como citado a cima um antivírus em Linux só se for um servidor acho que mesmo assim não e necessário. No Linux um Firewall configurado corretamente já é o suficiente. Mais realmente não existe sistema 100% seguro por isso tanto em Linux ,Windows ou Mac o usuário deve ter uma certa cautela e conhecer as limitações mais berrantes do sistema que usa.

link permanente

respondeu Feb 05 '12 às 01:01

correiarangel's gravatar image

correiarangel
912182.0k

Nunca instalei anti-virus em nenhum dos meus servidores. Basta ter boas regras de segurança e não usar root que estará semi-protegido pro resto da vida.

link permanente

respondeu Feb 05 '12 às 14:07

bsides's gravatar image

bsides
36

É mentira. Existe virus para linux. O caso é que dá mais trabalho para os "rackers" e muito menos retorno, pois não temos "usuários inocentes" usando Linux, então acaba que eles nem tantam tanto fazer ameaças para pegar poucas pessoas. Mas se você estiver desprotegido, mesmo estando no Linux você será uma dessas poucas pessoas que será pegas...

Segurança é uma coisa interessante...

Se você estiver andando sozinho e desarmado numa rua escura e deserta de uma distante e pacata cidade do interior você está mais ou menos seguro do que andando armado numa iluminada e cheia de viaturas policiais de uma capital? Bom, a maioria dos "perigos" estão na capital pois é lá que está o dinheiro, lá é cheio de gente, os policiais conseguem pegar uns e não conseguem encontrar outros. Se ele for para o interior ele não vai encontrar muita gente para roubar e as vezes ainda encontra um xerife machão que não vai ter dó dele.

link permanente

respondeu Feb 06 '12 às 16:50

danielrd's gravatar image

danielrd
286

Tem, mas tem bem menos. Motivos? Vários, mas principalmente a menor difusão do sistema.

O Android, por exemplo, é um Linux. E tem diversos malwares para ele porque é um sistema bastante difundido.

link permanente

respondeu Feb 07 '12 às 12:34

filipegarrett's gravatar image

filipegarrett
4324

Isso é mito. Todo e qualquer sistema operacional terá brechas de segurança. E um vírus é nada mais, nada menos que um programa que explora uma destas brechas.

O Linux não está livre disso. Ele apenas tem uma quantidade ínfima de vírus pois é pouco usado e geralmente quem usa tem mais experiência em informática, o que leva a ter menos chance de pegar vírus.

Abraço.

link permanente

respondeu Aug 20 '12 às 11:41

Rogerio_Green's gravatar image

Rogerio_Green
2136

Já existe vírus até para celular.
Linux, OSX, FreeBSD, Windows, Linux... TODOS podem pegar vírus.... e mesmo com antivírus você poderá pegar vírus.
100% seguro => não existe.

link permanente

respondeu Sep 24 '12 às 03:05

MarcusVinicius98's gravatar image

MarcusVinicius98
227336

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,161
×362
×167

pergunta feita: Jan 23 '12 às 16:42

pergunta lida: 18,992 vezes

última alteração: Aug 20 às 23:11