Por que as notificações do WhatsApp no iPhone não seguem um padrão?

Perguntou 8 anos atrás

Já ouvi dizer que quem tem iPhone não "recebe" a mensagem. Isto é, pra quem envia fica lá um tique só. Pois bem, por que mesmo quando a pessoa desbloqueia o celular, fica lá algumas vezes apenas um tique? (Já verifiquei e não fui bloqueado)
E às vezes, com celular em mãos (online pelo facebook, mas não no whatsapp) chega os dois tiques. E tem vezes que mesmo se a pessoa não abre o whatsapp, com apenas desbloquear a tela a mensagem fica com dois tiques. Como funciona esse mecanismo? Alguem sabe?