Iai galera

Tou numa duvida muitoooooooooo grande, em relação ao curso que irei fazer na faculdade.

Queria umas opiniões de vocês para me ajudar a escolher. (Sei que esse não e um lugar muito certo pra isso, mais como e um fórum relacionado a tecnologia em geral, deve ter alguem que entende do assunto)

Eu gosto muito da área de tecnologia, informática e so bom em matemática, não só nenhum mestre na matemática mais minhas notas são boas, mais nada que um empenho não faça melhorar se for preciso.

Como e o mercado de trabalho pra esse profissional?

O que realmente ele faz?

Qual perfil de uma pessoa para ela se da bem nessa área?

E podem falar o que quiser tou aceitando opiniões de forma geral :)

perguntou Mar 30 '15 às 21:15

hugo1401's gravatar image

hugo1401
7874823.6k

editou Apr 24 '15 às 22:31

olha...eu sou engenheiro eletricista e a atividade fim é muitas vezes concorrente a da engenharia de computação.

Só gostaria de dizer que os primeiros semestres podem ser um pouco frustrantes em qualquer área acadêmica.

Eu pessoalmente considero que um arquiteto geralmente será sempre um arquiteto...o mesmo não se pode dizer de um engenheiro.

Pois fato de você se formar em algo, principalmente na engenharia, não quer dizer que você irá trabalhar diretamente nisso. A medida que você vai pegando mais experiência e tendo promoções, provavelmente você irá cada vez mais se distanciar dodo que você tenha visto na faculdade.

Geralmente um engenheiro é muito requisitado para funções administrativas estratégicas, principalmente bancos gostam muito de engenheiros (eu trabalho na área de engenharia mesmo, mas muitas vezes sou mais requerido para questões burocráticas do que técnicas). Obviamente todas as profissões tem seus desfios, mas a de um engenheiro normalmente tem muita pressão em cima dele.

Dinheiro é um fator importante, mas não é tudo. É preciso um equilíbrio entre a vida profissional e vida pessoal e o dinheiro é um fator importante nessa equação.

A minha sugestão é que você visite o coordenador de ambos os cursos e também empresas júniors de ambos os cursos para você ter uma visão melhor do que te espera.

link permanente

respondeu Apr 02 '15 às 15:59

toleranciazero's gravatar image

toleranciazero
7379899.6k

editou Apr 02 '15 às 16:09

E como ta o mercado de trabalho pra esses profissionais?

hugo1401's gravatar image hugo1401 (Apr 03 '15 às 09:44)

geralmente acompanha o mercado.

Estava razoável...mas como o mercado está indo para o ralo...o futuro a curto prazo não está nada bom.

se a economia voltar a ficar em uma boa...

mas como disse antes, há opções, por exemplo bancos adoram engenheiros...

toleranciazero's gravatar image toleranciazero (Apr 03 '15 às 11:24)

Devo trocar ?

Se não está satisfeito, nada mais justo que troque, ainda ta na idade de ficar indeciso...

Como e o mercado de trabalho pra esse profissional? gostei desse link: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/engenharia-computacao-685530.shtml

O que realmente ele faz? É bem vasto, desde a fabricar um robô a atuar com suporte de coisas prontas, o campo em TI é sempre variado.

E podem falar o que quiser tou aceitando opiniões de forma geral :)

Não faça cursos pensando em grana, é sucesso para o seu fracasso pessoal

abraço

link permanente

respondeu Mar 31 '15 às 16:11

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
32346228.1k

Termine o 1 semestre, assim saberá se te agrada mesmo. Até para quem já é da área o 1 semestre muitas vezes é desanimador.

link permanente

respondeu Mar 31 '15 às 20:54

callazzans's gravatar image

callazzans ♦
351210.5k

Você passa a impressão que gosta mais de Hardware, então Engenharia da Computação seria melhor.

Mas só as universidades tradicionais ministram engenharia da computação e o curriculum não é tão voltado para o mercado, como os cursos de tecnologia da informação, que são mais voltados para a simples utilização das tecnologias atuais.

link permanente

respondeu Apr 01 '15 às 02:37

spicy_question's gravatar image

spicy_question
28334418.5k

Eh eu pensei em ciência da computação mais ele e só programar pelo que vi, e eu gosto de hardware e engenharia da computação mescla as 2 coisas. Seria difícil arrumar um trabalho nessa área trabalhando como engenheiro da computação?

hugo1401's gravatar image hugo1401 (Apr 01 '15 às 11:46)

Creio que o mercado é menor, mas também existem poucos engenheiros da Computação no mercado, as turmas de Engenharia da computação começam com 40 alunos e terminam com menos de 10 alunos.

Para te dar uma dimensão, num concurso recente para as especialidades de "GRID de computadores" e "Suporte e Infraestrutura", a UERJ acabou reabrindo as inscrições por falta de candidatos.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Apr 10 '15 às 02:16)

Um conselho, escolha o que você gosta! Se você gosta da área de programação vá em frente, se não gosta não entre no curso.

link permanente

respondeu Apr 10 '15 às 08:39

bzhospedagem's gravatar image

bzhospedagem
5811140

Olha, estou me formando no ensino médio esse ano, e com isso pretendendo entrar em uma faculdade, no curso de Engenharia de(a) computação, eu venho pesquisando sobre o assunto a 3 anos, sem fui apaixonado por Hardware saber como funciona e como se desenvolve sempre foi algo que me chamou a atenção. Como disse pretendo entrar numa faculdade ano que vem, talvez na UERJ( Sou do RIO só tenho a opção da UFRJ ou UERJ, isso sendo públicas, só quero públicas), cara, a grade vai ter muita matemática e física, mas lendo muitos blogs, vários profissionais davam dicas, o mercado é bom, mas não precisa necessariamente de fazer uma facul, e explicam porque toda matemática e física que vamos ver, enfim, minha dica é pesquisar tudo, salario, sim salario, ninguém vive sem comer, neh? Mercado de trabalho, possíveis áreas de atuação, grade curricular do curso... Enfim, espero ter ajudado e espero que um dia possamos trabalhar na mesma empresa, sendo bons profissionais, sim, não quero concorrer.

link permanente

respondeu Nov 05 '15 às 18:51

Rafael%20Viviani's gravatar image

Rafael Viviani
1

A UFF também tem esse curso, se não me engano é no campus da praia vermelha.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Nov 05 '15 às 19:29)

Eu procurei bastante no site da UFF e não achei acabei de procurar agora de novo e também não achei, se poder dar mais informações ficarei grato ^^

Rafael%20Viviani's gravatar image Rafael Viviani (Nov 05 '15 às 19:37)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,961
×93
×91
×74

pergunta feita: Mar 30 '15 às 21:15

pergunta lida: 3,327 vezes

última alteração: Nov 05 '15 às 19:37