A RIM vai conseguir se reerguer com o BlackBerry 10? O que esperar do novo sistema?

Perguntou 11 anos atrás

Resolvido

Com as notícias de aquisição da RIM, primeiro pela Nokia, agora pela Samsung, ainda nem sinal do BlackBerry 10, participação no mercado e ações caindo, qual será o futuro da RIM?

O novo sistema e os aparelhos vindouros, conseguirão reerguer a RIM?

PUBLICIDADE

Respostas

eupedroh

Membro

11 anos atrás

Bom, pelo visto poucos comentários, e também pessoas com pouquíssimo entendimento sobre BlackBerries. Noto que o exposto pelo @felipe_souzaaa tem um certo grau de pertinência, afinal Felipe, a RIM realmente cogitou homologar outras empresas a estarem utilizando o sistema operacional Blackberry, e isso seria um grande trunfo de mercado. Imaginem um smartphone Nokia ou Sony carregando um OS robusto como o Blackberry OS? Eu ia gostar! Mas a RIM por ora descartou a possibilidade, assim como a disponibilização do BBM para Androids (apenas para conversarem com usuários BB), que também seria outra carta na manga fantástica...

Os pontos que acredito serem pertinentes, e que por conseguinte seriam o suficiente para afirmar que a RIM estará competitiva a partir de 2013:

1) O sistema Blackberry OS é, e por muito tempo ainda será o mais seguro do mundo. Modelos top de linha da marca levam cerca de dois minutos para fazer a primeira inicialização, e isso é resultado de uma forte criptografia aplicada em todos os arquivos que são carregados quando você liga seu celular. Se você o perde, por qualquer razão, e o bloqueia remotamente pelo BlackBerry Protect, não há NENHUMA chance que a pessoa que o encontrar tenha acesso a seus arquivos. Caso o sortudo que encontre seu telefone conheça alguma empresa que saiba lidar com o aparelho a nível de hardware (coisa rara no mundo), possivelmente conseguirão ré-instalar o sistema e a pessoa poderá usar o telefone, mas nunca ter acesso a seus dados mais importantes como senha de e-mails, agenda, senhas de bancos etc. Isso ocorre porque tudo que o celular armazena em suas unidades de memória interna são criptografados com um algoritmo extremamente complexo (baseado na numeração única do PIN).

2) A Blackberry já resolveu, para o Blackberry 10, a solução do quesito aplicativos. Vale lembrar que o próprio techtudo já noticiou que a RIM criou uma plataforma tão segura quanto seus sistemas anteriores, mas também capaz de rodar apps dos programadores Android. Estima-se que 80% dos aplicativos desenvolvidos para a plataforma da google poderão ser instalados no BB10 sem maiores complicações. Os outros 20% também poderão ser utilizados, desde que os programadores queiram fazer ajustes simples. Ou seja, meus caros, qual programador não vai querer ter seu aplicativo na Blackberry World? Afinal, tudo que ele precisará fazer é o upload do que ele criou para o android na loja da Blackberry, simples e rápido, e assim ter uma segunda alternativa de tornar seu trabalho rentável. A partir dessa segunda observação, já cai por terra o argumento pífio dos blackberry haters de que não há aplicativos para Blackberry. Ainda que este problema não tivesse sido sanado pela RIM, eu defendo que a marca em pauta fabrica celulares para um publico específico. Usuários Blackberry não querem jogar Anrgy Birds ou jogar joguinhos ridículos que são feitos para iTrecos e afins. Entretanto, entendo o pensamento da empresa ao tentar abranger a maior fatia de mercado possível.

3) O sistema de PUSH Mail da empresa canadense é, e assim como o OS, será por muito tempo o melhor do mercado. É simplesmente impressionante como o sistema de e-mails te notifica IMEDIATAMENTE sempre que algo novo pinta em uma de suas caixas de entrada. É simplesmente infalível, e se por um motivo muito raro seu dispositivo não conseguir enviar o email, o próprio dispositivo te alerta do ocorrido(para receber e-mails nunca ouvi nenhuma queixa). Aliás, com os rumores em meados 2012 de que a empresa estaria falindo, mesmo que com especulações infundadas, já apareceram empresas querendo comprar a patente dessa herança que a RIM deixou para o mercado de telefonia móvel: Seu sistema de PUSH e o Blackberry Messenger. Este último, inclusive, que abordo a seguir.

4) O BlackBerry Messenger é o aplicativo de mensagens instantânea mais seguro e eficaz do mundo, assim como o sistema de e-mails. É absurdo a rapidez que uma pessoa do outro lado do mundo recebe suas mensagens, com pouquíssimo delay, sem haver mensagens perdidas. Cabe aqui uma comparação (meio que descabida) com o Whatsapp, que também é um aplicativo formidável. Entretanto, por mais eficiente que seja o Whatsapp, não dá para compará-lo com o BBM. Só para constar, eu uso muito ambos e não estou tirando mérito do Whats, apenas saliento que o BBM ainda consegue ser melhor, por melhor que seu concorrente seja.

5) Vocês já viram o que promete a câmera e o qwerty virtual do BB OS 10? Por favor né... Não há NADA igual no mercado. Acabei de assistir uma propaganda ridícula da Apple nos EUA, onde colocam as irmãs Williams jogando tênis de mesa para publicizar um recurso novo do iPhone: o “Não perturbe”. Que tem simplesmente A MESMA FUNÇÃO DO PERFIL SILENCIOSO EM TODOS OS CELULARES. Ah, por favor, give me a break! E a câmera do Blackberry 10 que literalmente consegue voltar a imagem (depois de tirada a foto) no tempo, o que vocês falam? E as lentes Carl Zeis do Lumia 920, melhor que boa parte das câmeras digitais de passeio disponíveis no mercado, o que dizem?

Por fim, cabe aqui um clamor pela grande necessidade que temos de concorrência. O mercado mobile está estagnado. Novas versões do iOS aparecem sem mudanças consideráveis. Iphones e Android Phones são lançados a cada 6 meses. Mal saiu o Galaxy S3 e já especulam o S4 em um quase-presente. O Android 3.algumacoisa não mostra diferenças substanciais em relação à versão 4.1. As mudanças são meramente estéticas, nada novo é criado. Precisamos muito do Blackberry OS e do Windows Phone em fomento para que a concorrência de mercado possa trazer ao público final grandes benefícios.

Já usei Android, Windows Phone, e hoje uso um BlackBerry Curve 9360 (já usei anteriormente o Curve 8520 e o Bold 9780). Me atenho à marca Blackberry pelo sistema de e-mails, Windows Messenger (também um dos menos falíveis do mundo mobile) e segurança das minhas informações. Confesso que nem tudo são flores no celular, mas sopesando os prós e contras, eu estou com o hand-gadget que melhor atende os meus anseios na atualidade. Usei um Galaxy SII e um Lumia 800 junto com o Blackberry por um tempo, eis que tinha 2 linhas de telefone. Não deu certo, tive que me desfazer de uma delas. O Blackberry se mostrou ainda superior, muito embora o Windows Phone tenha potencial (ainda não explorado). Mas claro, eu não fico enchendo o celular de apps dos mais diversos. Tirando o dos bancos (BB, Itau, Bradesco) que sempre uso, previsão do tempo e alguns outros, meu celular é um centro de informações e contato, e não de entretenimento. Este propósito tem os tablets e vídeo-games. Mas claro, existe o público que não faz uma chamada do celular ou sequer recebe um email com urgência de resposta... Tem que haver produto para estes também. E foi aí que apareceu o iphone e os Androids, suprindo o querer de uma parcela jovem da população que nada mais pensa senão em se entreter.

Obvio que eu ainda teria muito a falar, mas paro por aqui, eis que pouquíssimos irão me ler até o fim.

~Pedro :)

11 anos atrás

Rafael
Acho eu que a RIM já era pois dominava no corporativo e quando os jovens começaram a usar BB veio o Iphone e o Android e acabou com a RIM.
Se o corporativo esta usando Iphone e as pessoas comuns querem mais Iphone ou um Android acho que um novo sistema operacional não salva a RIM não,Veja a Nokia:
Tem o Simbyan e agora o Windows phne 7 e 8 e nem por isso ofuscou Samsung, Motorola e Sony Com seus respectivos androids.
Se a Nokia Com o Simbyan que é uma lenda desde N95 e WinPhone não vingou e nem vai Cara você não vai trocar milhões de apps por meia-duzia que nem funciona direito (Caso do Skype que é da Microsoft agora e funcionar melhor em Android que em Windows Phone LOL!!!)
Se a Nokia passa por isso imagine a RIM com um S.O apenas que ninguem confia mais muito menos o corporativo...vamos prever o BB10:
Vai ter AngryBirds
Algum Office
BB Messenger
WhatsApp
Zello
mais não vai ter aquele App especifico que vc gosta e caso não curta o BB10 nao vai dar para instalar Cyanogenmod (variavel Do Android)e se der deixou de ser BB10

Filipe

Membro

11 anos atrás

Nao ha noticia alguma de que essas empresas vao adquirir a RIM. O que esta rolando eh um boato de que a Samsung pode lançar uma serie de smartphones com o sistema BlackBerry 10.

Talvez temham ideia de lançar um smartphone mais focado em trabalho...

A RIM continua com seus planos de lançar o BB10 e seus celulares, assim como disponibilizar uma atualizaçao para seu tablet.

Ha bastante expectativa em cima do novo sistema da RIM pois isso vai definir o destino da empresa...

bertatome

Membro

10 anos atrás

A RIM (Blackberry) nunca pensou em seu cliente pessoal, somente nas grandes empresas que precisavam se comunicar sem haver desvio de dados, esse custo realmente existe, parece que a Blackberry recebe U$$ 5,00 por usuário para poder utilizar o servidores. No BB 10 nao ha necessidade de assinar o plano da Blackberry.
Uso e-mail, facebook, navegador (que no BB 7.1 é muito bom, comparavel a Iphone), uso o programa do Banco que tenho conta, Whatsapp... não tive problemas com travamento e nem necessidade de ficar reiniciando. Quando utilizava o Samsung Galaxy S3 para trabalho tinha problemas toda hora, principalmente e-mail que demoravam e tambem o plano de dados que precisei pegar para poder utilizar meu celular no mês sem ultrapassar meu plano de dados e ter que utilizar o plano em velocidade reduzida. É um otimo aparelho, mas nao vejo para uso corporativo o S3.
Quanto ao BB 10, estou querendo comprar um, so tenho medo de comprar e acontecer algo e fechar.

Mas para uso pesado, e-mails, envio de arquivos, carregamento de arquivos, fotos e videos, ele é muito rapido e facil.

10 anos atrás

Meu melhor hand-gadget, não troco meu blackberry 9860 a não ser pelo Z10, que por sinal vem com tudo. Tenho o que preciso nesse aparelho, e-mails, BBM tem a melhor e mais rápida forma de compartilhar arquivos, whatsapp fica pra trás nesse quesito. O BlackBerry me faz sentir seguro quanto as minhas informações pessoais, claro que o uso para me comunicar com segurança, e não saio instalando qualquer app idiota nele(como esses da "moda"), FAcebook, Twitter, Messenger Hotmail, aplicatovos de bancos, tudo funciona perfeitamente. BlackBerrys foram feitos para pessoas que procuram discrição e sigilo em suas informações quando trocadas com outros gadgets.

wallace_mote

Moderador

11 anos atrás

Acho muito dificil conseguirem se reerguer, tendo em vista que até os executivos que são os que mais utilizam o SO deles estão migrando para IOS, WP ou Android...

11 anos atrás

quem usa blackberry nunca se afasta dele, eu concerteza irei adiquir o Z10.

wfazolato

Membro

11 anos atrás

Talvez para sua surpresa, eupedroh, eu li seu comentário até o fim. :-)
Bem feito e bem fundamentado, sem dúvidas. Como profissional de TI, não sou simpático a fan-boys, sejam eles de que marca forem. Tenho que avaliar as opções e trabalhar com a melhor. Para o mundo corporativo e para os governos, obcecados com segurança, ainda não inventaram nada que chegue nem perto do Blackberry. Muito se fala na falência da RIM, mas uma empresa que vendeu mais de 70 milhões de aparelhos não perde mercado da noite para o dia. Outro detalhe que merece reflexão é que o mercado corporativo e o governamental compram aparelhos em quantidades colossais. Talvez isso tenha acomodado a RIM, que "descansou em berço esplêndido". Finalizando, seu raciocínio é correto quanto ao foco das empresas. São aparelhos distintos para usuários distintos, ponto. Negar isso é desconhecer o básico do mercado.

11 anos atrás

Concordo em parte com o que o Pedro disse ai em cima. O principal problema da RIM no mercado corporativo hoje em dia eh o custo. Trabalho numa multinacional com mais de 400 mil funcionarios em escritorios ao longo do mundo. Ja trabalhei nos escritorios brasileiros, no australiano e hoje vivo na India, pela mesma empresa.

Pela nossa political corporativa global pra celulares corporativos, as unicas opcoes fornecidas pela empresa sao Samsung (Android), Nokia (Windows) e iPhone (iOS). Descontinuamos o acesso a email corporativo a Blackberries alguns anos atras e pouquissimos Socios da empresa tem direito a este luxo, dado que pra cada blackberry, a empresa tem que pagar pela licenca de acesso aos servidores da RIM.

Ja no caso do iOS, windows e android, a conexao com o Microsoft Exchange server nao precisa ser intermediada por ninguem, o que significa que nao temos custo adicional por usuario.

A decisao entao, foi um "no-brainer". Vejo isso acontecendo em diversas empresas no nosso meio, exemplo mais recente foi na Yahoo, onde todos os Blackberries foram substituidos por iPhone ou aparelhos android, pra garantir que todos os funcionarios e executivos da empresa estejam mais alinhados com a "user experience" de seus clientes.

Abracos,

Daniel

11 anos atrás

Pedro, você fez válidos argumentos ao exortar a respeito do BB. Concordo com vários pontos apresentados como por exemplo o sistema push e a segurança do sistema. No meu ponto de vista, e sendo um ex BB que mudou para iPhone, o que mais deixava a desejar era o browser. Espero que tenham corrigido esse, que para mim, era um grande defeito do BB (não sou de jogos ou de apps, assim como você só utilizo os dos meus bancos e o NIKE+ para corridas). O iMessage do iPhone, juntamente com o facetime são ótimos.
Na minha opinião a RIM terá que fazer muito mais do que colocar o BB10 no mercado para conseguir sair do buraco que eles próprios cavaram. Lembrando que, eles não são a primeira empresa canadense a ir a "bancarrota", vide Nortel, ou seja o governo não irá meter a mão no bolso para ajudá-los.