INTRODUÇÃO

Com a popularização dos notebooks os desktops diminuíram sua demanda, eles estão sendo levemente substituídos pelos All In One (AIO), ou Ultratops que alguns modelos usam peças de notebook em sua composição e seria o segredo de ficar tão compacto sabiam dessa?

Então abaixo vou listar razões sobre como é um notebook por dentro um upgrade relativamente simples que é feito num desktop num notebook não é "bem assim".

A motivação é muitas perguntas aonde a pessoa acha que se pode fazer upgrade como se fosse um desktop, e se por exemplo quer um i7 em seu notebook ou uma placa de vídeo x, vai qter que comprar um modelo que tenha essas peças.

MOTIVAÇÃO

Ao se perguntar o porque a pessoa quer um notebook automaticamente vem aquela resposta pronta: mobilidade, mesmo que va ficar no quarto e raramente saia com ele de casa...rs

Com a febre do e-sports, a busca pela máquina perfeita que rode tudo sem dar gargalo (lag) e tenha um custo beneficio excelente é um pesadelo, o que acaba acontecendo na grande maioria dos casos seria primeiro a pessoa comprar uma máquina qualquer, e no meio do caminho descobrir que ela não serve para o seu objetivo e se frustra, transfomar algo "não gamer" em "gamer" por exemplo, ou trazer algo antigo para os dias atuais pode não valer o investimento devido ao preço de achar peças compatíveis (em certos modelos a busca é uma maquina usada para recondicionar peças), ficando restrito ao máximo que ele oferece.

LOCALIZANDO COMPONENTES E ENTENDENDO SOBRE AQUECIMENTO.

Vejam abaixo um desktop HP sem a sua carcaça ou tampa, eu manualmente coloquei legendas das suas peças na imagem (voce pode dar um zoom no seu navegador para ler as mesmas):

alt text

Um problema crônico em computadores é o aquecimento, quanto menos ar quente em volta de um computador melhor, as peças do micro esquentam (memória, hd, processador, placa de vídeo), e precisam de formas eficientes para se livrar do ar quente e com isso ter ar frio circulando em volta, evitando os famigerados travamentos, erros e desligamentos do sistema, um exemplo disso são os notebooks antes de 2003, sua saída de ar ficava em baixo, a pessoa colocava o micro no colo, ia pro sofá ou na cama e depois de um tempo a máquina começava a travar, os fabricantes aprenderam a lição e colocaram os dissipadores de ar nas laterais e não mais embaixo, ainda sim uma dica que deixo e os fabricantes também é não obstruir as saídas de ar do seu notebook, prefira um apoio, uma bandeja para colocá-lo.

Nessa figura escrevi aonde ficam peças e saídas, o Processador tem um Cooler (ou ventoinha para os mais leigos) que joga para fora o ar quente, o Vídeo tem um dissipador de metal que absorve o calor literalmente, fora o gabinete que dá espaço pra esse ar permitindo a grosso modo um fluxo, o ar frio entra e o ar quente sai.

Agora vejam um notebook hp pavillion desmontado na parte superior e notem a diferença:

alt text

OBVIAMENTE UM DESKTOP NÃO É IGUAL A UM NOTEBOOK, seja em potencia e tamanho já sabemos disso, mas vejam o tamanho do cooler, com dissipador em cobre, essa peça metálica na cor alaranjada que faz o papel de "ventoinha", perceberam o espaço para o ar circular? Então, pouquíssimo, pois um notebook, ultrabook e netbook são pensados em mobilidade.

Vou mostrar outro notebook aberto, aonde podem ver esse mecanismo do dissipador mais facilmente e o acesso as memórias RAM.

Um teste simples que pode fazer em casa:

Pegue uma régua, meça a parte de baixo de um notebook que tenham acesso, e depois meçam a área de um computador desktop(seu gabinete).

Em notebooks a area chega até 3cm , um desktop vai ter 15, 20 cm, pensem nesse espaço cheio de ar quente, o tempo todo.

alt text

TROCANDO PEÇAS

@marcmira, eu comprei um notebook com processador i3, e está lento, se comprar um i5 vai melhorar? vou jogar o jogo tal no Ultra?

Posso trocar a placa de vídeo de um notebook? posso por uma Radeon nele?

Meu notebook é tal, posso trocar o processador para rodar GTA V?

Pensem no mais simples:

Cada fabricante faz as máquinas do seu jeito, tem projetos ou modelos em que o processador pode ser soldado na placa mãe para baratear seu custo, tem micros que até se retira o processador, mas a placa mãe do notebook só aceita 2 modelos no máximo da mesma família, então se tem um dual core, ele não vai aceitar um i5 ou i7 por exemplo, no máximo outro dual core com processamento maior ou menor, porque tem modelos em que o fabricante disponibiliza com "motores" ou processadores diferentes.

Antes de pensar em fazer um upgrade em um notebook, tem que se pensar se realmente o que comprou pode ser expandido ou aceitar upgrade, QUEM SABE TUDO ISSO? O FABRICANTE DO MICRO, se não estiver na especificação ou em seu site, tem que ligar ou mandar e-mail perguntando de preferencia ANTES DE COMPRAR, as vezes se acha fácil na internet sites que comentam a possibilidade, mas é melhor consultar o fabricante, se alguém escrever listando a sua configuração e quiser saber qual o melhor processador, tem que se informar com o fabricante, simples assim.

Conhecer o equipamento antes, saber se ele é de entrada, intermediário ou avançado vai te determinar aonde pode literalmente prosseguir com o equipamento e é aonde a maioria das pessoas se confundem e se frustam concluindo que escolheu um modelo inadequado para as suas necessidades.

TIPOS DE UPGRADE

Upgrade garantido e fácil para o usuário comum: HD e memória RAM. Basta abrir o micro. Vejam como é simples o procedimento, no manual do notebook tem esse tipo de instrução e deixei um vídeo mostrando como pode ser feito: https://www.youtube.com/watch?v=fkmFAGbKojQ

Por exemplo, se não sabe qual memória comprar, só tirar uma e pedir uma igual na loja, e instalar de volta, veja na especificação dele qual o limite de ram que o micro aceita e quanto aguenta por slot.

Dica rápida: existem softwares que listam toda a configuração do computador, inclusive as licensas de softwares instalados, um que é gratuito, e eu recomendo se chama Belarc Advisor, pode ser usado num notebook para ver quantas portas ou slots de memória a máquina possui sem ter que abrir por exemplo.

Upgrade possível de fazer, porém necessita de conhecimento avançado: Placa de Wifi, pois precisa abrir a carcaça do notebook, micros mais antigos melhoram o wifi trocando, mas nem sempre é necessário, não recomendado para leigos.

Upgrade complicado de fazer, demanda muita pesquisa e nem sempre vale o investimento: Processador

Upgrade impossível: vídeo e chipset

Vejam uma placa de ultrabook asus, aonde vai encaixar uma placa de vídeo? pergunto isso pois se fosse uma coisa popular você trocaria de forma facilitada como a memória RAM ou o HD, e na prática não é feito dessa forma.

alt text

Para matar a curiosidade, vejam um modelo de placa de vídeo dedicada:

alt text alt text

Se comprar uma dessas, cabe no meu note marcmira?

Provavelmente não, tem que pesquisar se sua máquina dá para fazer isso, recebi mensagens de usuários que não pesquisaram e se decepcionaram por ter jogado dinheiro fora comprando uma sem poder usar no seu equipamento.

Nesse micro, aonde vai encaixar a placa de vídeo, nesse modelo o vídeo é integrado ao computador. alt text

Nesse modelo da sus, notem uma parte com adesivo branco, embaixo está o processador, soldado a placa mãe. alt text

CONCLUSÃO

... de uma vez por todas, o upgrade em notebooks não é igual ao de desktops, no micro de mesa ou desktop se tem muita liberdade em trocar peças e espaço para troca do ar quente, e os jogos forçam muito o micro principalmente no processamento, vídeo e temperatura que acaba aumentando muito rapidamente, se não tiver uma boa forma de dissipar o calor o micro desliga, alta performance requer um conjunto de peças balanceado, e respeitar o limite do equipamento é crucial para que ele não vá parar na assistência técnica e te custe dinheiro.

Entendendo o que foi pensado para se fazer um notebook, vendo exemplos de micros abertos, fica claro porque o upgrade em coisas diferentes de HD e RAM são bem complexas e nem sempre vale o investimento.

Existem notebooks gamers? Sim e eles são caros, as marcas mais conhecidas atualmente são a Alienware e a Avell, micros custando de 5 a 10 mil reais, se valem a pena? Depende de você, é possível jogar bem num notebook? sim desde que tenha bom senso e não misture os mundos, você tem uma coisa limitada, se quer jogar bem não forçando a vida útil de seu micro, use um desktop, um exemplo simples que passo são os campeonatos de games, raramente os jogadores usam notebooks, fica aí a dica.

Vou deixar um vídeo para que vejam um alienware sendo desmontado, comparem ele por dentro e vejam a diferença de um notebook que viu na loja.

https://www.youtube.com/watch?v=WWUcVZWuKWs

UPDATE: agradecer ao email que recebi comentando de uma adaptação caseira que permite acoplar uma placa de vídeo de pc em um notebook, num processo chamado eGPU, vou deixar o link para curiosidade, lembrando que se quiser fazer é por sua conta e risco, não aceito reclamações.

http://forum.clubedohardware.com.br/topic/1109040-diy-e-gpu-fazendo-egpu-no-meu-laptop/?page=1

Mais um update, achei um vídeo que mostra como é feito a troca de processador quando a pessoa faz a lição de casa, do canal getech informática:

https://www.youtube.com/watch?v=-jbvOcVVf8k

Vejam como é trabalhoso, arriscado o processo, e claro não é barato.

Mais um vídeo, dessa vez um notebook gamer da msi, do canal getech informática.

https://www.youtube.com/watch?v=T2kuskoQ1Ug (vejam que é a mesma coisa do micro vendido no mercado que promete jogar)

Agradeço sua visita, me ajudem a manter atual esse assunto com dicas e sugestões.

Créditos das imagens : banco de imagens do google

Não adianta postar sua configuração e perguntar se dá pra fazer upgrade, tem que fazer a lição de casa, que seria pesquisar com o fabricante até onde pode fazer upgrade, perguntas assim não vou responder.

perguntou Jul 03 '15 às 13:59

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.6k

editou Nov 26 às 21:31

bom tutorial

link permanente

respondeu Oct 25 '15 às 20:50

antoniosomarcos21072000's gravatar image

antoniosomarcos21072000
333845519

agradeço.

Objetivo é esse.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Nov 21 '15 às 13:05)

E a mudança de um disco duro normal para um SSD no notebook? É interessante? Tem possibilidade?

link permanente

respondeu Apr 27 '16 às 06:51

rafaelcastro's gravatar image

rafaelcastro
1

Depende da máquina, mas sim é possível, o ssd tem o mesmo tamanho inclusive das baias de hd para notebook.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Apr 27 '16 às 20:14)

Parabéns, Ótimo post, bem explicado... Tenho um Samsung core i3 com 2GB de RAM e gostaria de levar a um profissional pra avaliar se posso fazer um upgrade nele sem maiores problemas... Pode me fazer indicação? Eu moro em SP capital

link permanente

respondeu May 05 '17 às 08:27

ucjronmxvcdkowqmsjwr's gravatar image

ucjronmxvcdkowqmsjwr
1

eu não costumo indicar pessoas, pois alguns prestadores mudam de lugar, alguns lugares nas transversais da santa ifigenia são bons, uma galeria próxima a delegacia cruzando a rio branco, algumas vezes que para clientes fui reparar micros estive nessa região

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 16 às 19:48)

Parabéns pelo tutorial bem explicado, gostaria de ajuda para trocar de processador

Placa mãe : Hewlett-Packard 1444 Chip sets AMD Processador AMD Athlon II P340 Dual-Core Processor Socket S1(638) Ram : 1 slot 2gb; 2 slot 4 gb Placa de Vídeo : ATI Mobility Radeon HD 4200 Series

link permanente

respondeu May 27 '17 às 07:57

Luciano%20Ferreira's gravatar image

Luciano Ferreira
111

que tipo de ajuda gostaria em específico?

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (May 27 '17 às 10:42)

Eu gostaria que me indicasse o melhor processador que meu notebook suporta, por favor

Luciano%20Ferreira's gravatar image Luciano Ferreira (May 27 '17 às 10:45)

Eu vou te indicar que leia novamente meu texto, em especial do 10o ao 14o paragrafo

Pra pedir isso parece que não leu.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (May 27 '17 às 10:47)

Eu gostaria de trocar de processador, tenho um Asus com placa mãe ASUSTeK COMPUTER INC. X550EA BSN12345678901234567 1.0

link permanente

respondeu Jun 01 '17 às 15:27

bruno_schaden's gravatar image

bruno_schaden
1111

bacana que pretende fazer isso, ja fez a lição de casa?

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jun 01 '17 às 16:18)

Pode ser retirado a memoria ram de um notebook para por em desktop?

link permanente

respondeu Sep 24 '17 às 12:29

arthurmluz's gravatar image

arthurmluz
1121

As memorias usadas nos notebooks são menores e não encaixam numa placa mãe de desktop.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Sep 24 '17 às 12:43)

obrigado

arthurmluz's gravatar image arthurmluz (Sep 24 '17 às 12:46)

@spicy_question, mas existe um adaptador, que pra variar é contestável a real necessidade de se ter um.

https://www.youtube.com/watch?v=N70s2ASYaXg

Abaixo memória de notebook, desktop sem e com paridade lado a lado, ilustrando que a principio é impossivel a conexão sem um adaptador.

alt text

link permanente

respondeu Sep 25 '17 às 15:25

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.6k

Nunca tinha visto!
Mas o proprio apresentador só recomenda para testar memorias de notebook.
Repara que o adaptador é um circuito impresso, e não deve ser barato!

spicy_question's gravatar image spicy_question (Sep 25 '17 às 22:16)

@marcmira já está no tópico que é facil de trocar a memoria ram de um notebook para o outro, o do notebook que é mais velho que eu irei remover a memoria ram é azul, tem algum problema? ou nao muda nada? alt text

link permanente

respondeu Sep 25 '17 às 15:31

arthurmluz's gravatar image

arthurmluz
1121

claro que está no tópico, eu sou o autor...rsrsrsrs

A cor não muda nada, só preste atenção aos encaixes e claro, elas sem adaptador nao servem em desktop, só em notebook.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 25 '17 às 15:33)

É que era para eu ter colocado "Já que está no tópico" no sentido de que se é fácil de trocar eu vou tentar, esses são os encaixes para a remoção dela?

http://i.imgur.com/JaA4UCk.png

Obrigado pela ajuda, irei avisar se eu conseguir trocar, tenho que tirar umas fotos do notebook antes de tirar a ram...

arthurmluz's gravatar image arthurmluz (Sep 25 '17 às 15:40)

e aí já trocou o pente ou ainda tem receio de fazer?

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Sep 29 '17 às 11:14)

alt text

com essa config eu posso atualizar meu notebook samsung

link permanente

respondeu Jun 09 às 17:45

uukjomlsoukyltqimhrt's gravatar image

uukjomlsoukyltqimhrt
1

alt text

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jun 09 às 22:24)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,592
×1,169
×259
×49
×4
×2

pergunta feita: Jul 03 '15 às 13:59

pergunta lida: 69,302 vezes

última alteração: Nov 26 às 21:31