gamemaniaco
Membro
Qual a diferença entre potência RMS X PMPO?
Perguntou 13 anos atrás
Resolvido
Fechado
Tenho uma caixa de som para PC q já tem 9 anos e ela é medida em 120W PMPO, comprei atualmente uma Edifier M1250 e as 2 caixas juntas são 1,2 Watts RMS, qual das 2 tem mais potência? a PMPO citada ou a Edifier M1250 1,2 Watts RMS?
Respostas
vnfwsa
Membro
13 anos atrás
PMPO é um valor de potência mascarado, criado pelas empresas de sons baratos para fazer com que "pareçam" potentes. Cada empresa cria uma conversão própria de RMS para PMPO, mas em média o PMPO é o RMS multiplicado por 12, aproximadamente. Assim, um som que tem 1200 PMPO tem, na verdade, 100 rms. Se o som que vc pesquisou tem a potência escrita em PMPO, esse é um PÉSSIMO sinal. Aliás, se não me engano, atualmente é proibido indicar a potência em PMPO. Muitas empresas baratas já estão divulgando a potência dos seus produtos em RMS, mesmo sendo valores bem pequenos.
matheusrn89
Membro
13 anos atrás
RMS e PMPO são potências distintas, a RMS é a "potência real" pois é a média da potência atingida pelo som em um período de amostragem, a PMPO é a "potência de mercado" pois é uma potência real, sendo que ela é a potência máxima atingida pelo som, antes dos fones ou o que seja explodirem é a chamada "potência de pico", então se for comprar um som, recomendo que sempre busque comparar os aparelhos através do RMS!
TaylerCassiano
Moderador
13 anos atrás
PMPO: Potência Medida Para Otários, ou seja, potência medida segundo padrões do fabricante que ninguém conhece quais são.
RMS: Root Mean Square, ou seja, potência real medida por padrões internacionais de qualidade.
EgidioCampos
Membro
9 anos atrás
NÃO É CORRETA a anunciada melhor resposta e, portanto, aceita! NÃO HÁ ISSO — POTÊNCIA EXPRESSA EM VALOR RMS! Isso é um equívoco dos mais elementares e, para elucidá-lo, expliquemos logo as coisas. Em análise de circuitos de corrente alternada senoidal, surgem desde cedo as figuras dos valores INSTANTÂNEO, MÉDIO e EFICAZ ("RMS"). Pois bem: o conceito de valor eficaz NASCE com o cálculo do valor de uma corrente alternada senoidal que produziria o mesmo efeito, num dado intervalo de tempo, que uma correspondente corrente contínua. Ao se realizar o cálculo de equivalência de correntes (CA e CC) tais que produzissem o mesmo efeito térmico, surgiu a CORRENTE EFICAZ. E a TENSÃO EFICAZ? Bem, para um circuito passivo qualquer, o valor de tensão capaz de estabelecer CORRENTE DE VALOR EFICAZ, este seria um valor de TENSÃO EFICAZ. Essa é TODA A HISTÓRIA SOBRE O ASSUNTO. Nos cálculos de valores eficazes de formas de ondas várias, chega-se a expressões que permitem apurar o chamado "valor [raiz-]quadrático médio" (impropriamente dito 'valor quadrático médio', em língua inglesa dito 'root mean square - RMS', com mesmo significado). AGORA, O PONTO CHAVE, O NASCEDOURO DA CONFUSÃO! Ao se avaliar a potência num circuito elétrico qualquer, surge: P(t)=v(t).i(t) Pmed=Vef.Ief [ e AQUI está a ORIGEM DA CONFUSÃO!] Pois, ao se multiplicar uma TENSÃO EFICAZ pela CORRENTE EFICAZ que ela acarreta, o resultado é uma POTÊNCIA MÉDIA. Nunca "eficaz"...! Esse resultado vale para ondas simples e para ondas complexas, com o uso da análise de Fourier. Mas o resultado é SEMPRE O MESMO. Por fim — e para não deixar algo sem esclarecimento — devo dizer que É POSSÍVEL CALCULAR O VALOR EFICAZ DA POTÊNCIA, SEM DÚVIDA. Mas, a POTÊNCIA EFICAZ não tem qualquer utilidade física. Sobre valores Peak Music Power Output -PMPO, eles são legítimos sim. O problema é que a METODOLOGIA para calculá-los não está pacificada. Então, os fabricantes anunciam PMPO cada qual a seu modo. É venda!
PMRdoBrasil
Membro
10 anos atrás
Pergunta difícil e fácil: O que determina a qualidade de um sonofletor (nome correto para caixa acústica)? De um modo simples, é a capacidade de reproduzir os sons com a menor distorção possível com um volume (potência) razoável. Simples não? Não tanto assim. O que seria um "volume razoável"? Se você estiver a 1 metro das caixas, como no computador, não precisará de uma potência muito grande para geral o tal "volume razoável". Mas se estiver numa sala com cortina, tapetes, sofás, almofadas (onde tudo absorve o som), a potência terá que ser bem maior. Além disto tem a tal "resposta de frequências", que são as frequências dos sons que a caixa (com dois ou mais falantes) devem reproduzir. O ouvido humano médio consegue ouvir - arredondando - de 16hz a 20.000 Hz (20KHz). Se um sonofletor conseguir reproduzir isto, ótimo. Mas de um modo geral a curva de resposta não é linear e uma resposta de 20Hz a 18Khz já está boa. Mas isto tudo sem que tenha (muita) distorção. Ouço carros passarem na porta da minha casa com som nas alturas (potencia alta, portanto) mas com uma distorção insuportável. A incapacidade daquele funkeiro perceber que aquilo está longe de um som considerado bom é a raiz de não saber avaliar o que é um som com qualidade e uma corneta que fala alto. (Sou especialista em áudio e autor livros e de vários artigos sobre áudio em revistas especializadas).
gamemaniaco
Membro
13 anos atrás
O que determina a qualidade e o volume alto de uma caixa de som?
gamemaniaco
Membro
13 anos atrás
A minhha Edifier tem 150hz - 20khz e a minha antiga Auditek tem 100hz - 20khz, com estas informações dá para saber quem tem um volume de som mais alto?
gamemaniaco
Membro
13 anos atrás
O q quer dizer frequencia de uma caixa de som? hz - khz? isso tem haver com o volume das caixas?
gamemaniaco
Membro
13 anos atrás
Eu não tenho condição de investir isso tudo em caixas de som, vou ficar mesmo com o q tenho só espero q a minha Edifier M1250 USB 1,2W RMS tenha a mesma potencia da Auditek de 120W PMPO
vnfwsa
Membro
13 anos atrás
Apesar de a marca não ser das melhores, já tem 350wats RMS, por 289,00. É um excelente preço para a potência que tem. Daí você já passaria a ter algo decente ao invés de ficar procurando saber a resposta que nunca conseguirá sobre duas caixas de som fajutas. Fui direto porque acabou a paciência.