A minha duvida é: Alguém que não tenha muito conhecimento na área, vale a pena fazer o tecnólogo na mesma e se eu vou aprender a ser um profissional desde os princípios, ou se eu já tenho que chegar no curso com alguma base de conhecimento na área. Dentre tantas opções, a parte de T.I foi a que mais me interessou, pois não me encaixo em nenhuma outra.

perguntou Feb 04 '16 às 00:07

viniteixeirasales's gravatar image

viniteixeirasales
4461

Bom dia, Vini!

Primeiramente, esclareça uma coisa: "Que não tenha muito conhecimento na área".

Quando você diz isso, você fala de conhecimento na área de TI ou na área de Banco de dados especificadamente?

Partindo para o principio que seja "Não tenho conhecimento na area de TI:

Todo inicio, em qualquer profissão é assustador.. pois você fica naquela indecisão inicial se isto era REALMENTE o que queriamos para a nossa vida.. mas fique tranquilo, tudo se acerta! A experiencia é algo que vem com o tempo, e ela também virá pra você! Quando comecei o meu tecnólogo de Sistemas, me perguntava todos os dias se era isso mesmo que eu queria! Até que eu arrumei o 1º emprego na área.. a partir dai, tudo foi que foi, graças a Deus!! Obviamente, existem aqueles que desenvolvem essa experiencia mais rápido, mas geralmente essas pessoas são aquelas que já trabalharam com algo de informatica anteriormente..

Partindo para o principio que seja "Não tenho conhecimento com Banco de Dados

Se essa, de fato era sua pergunta.. a minha resposta não é muito boa. Mas porque eu falo isso? No meu tecnólogo de Sistemas, mexi um pouco com Banco de Dados, e honestamente: Eu não entendia bulhufas do que o professor falava (e não era problema com o prof, era problema comigo mesmo.. em entender a matéria). Obviamente, a faculdade serve para ISSO, para ensina-nos sobre novos assuntos.. Mas o professor possui um cronograma a seguir.. e as vezes, ele é obrigado a deixar certas dúvidas para trás e seguir com o conteúdo para conseguir completar o cronograma em dia.. Hoje, eu entendo de Banco (um pouco vai), mas foi porque fiz cursos de banco de dados por fora.. Ai sim! Com a experiência de um curso extra-curricular de SQL I, tudo o que foi passado dentro da sala de aula clareou..

Resumindo: A faculdade serve para APRENDER, mas entrar despreparado.. sem nem ao menos dar um SELECT, irá te complicar mt.. pois a faculdade é a sua porta de entrada para o mercado, para um estagio por exemplo.. e perder matéria, ou deixar de entender certos assuntos podem ser decisivo para o seu futuro. Então, como dica: Antes de começar o curso, procure fazer um cursinho básico ai por fora.. entenda melhor o conceito sobre O QUE É UM BANCO DE DADOS E COMO FUNCIONA, e ai sim você estará melhor preparado para fazer uma faculdade de Banco.. porque o conteudo é IMENSOOOO!

Abraço e Boa sorte! (PS: Não é porque sou eu falando, mas se eu tivesse tido umas dicas dessa quando eu iniciei a TI, eu teria me preparado BEM mais.. Teve muito assunto da faculdade, que só entendo HOJE.. porque na época.. VISHH!)

link permanente

respondeu Feb 04 '16 às 08:32

MarcosC's gravatar image

MarcosC
3130

Obrigado por usar um pouco do seu tempo para me ajudar, fico muito grato!

viniteixeirasales's gravatar image viniteixeirasales (Feb 05 '16 às 07:15)

O curso de tecnólogo reconhecido pelo MEC, tem duração normal de 3 anos e apesar de ser um curso bem pratico, não é voltado para uma unica especialidade como Banco de Dados. Atualmente as atividades relacionadas aos Banco de Dados são divididas principalmente entre o Analista de infra estrutura e o Analista de desenvolvimento.

O Cargo de DBA (Database Administrator) é cada vez mais raro, só existe em empresas muito grandes que possuem grande armazenamento de Dados.

link permanente

respondeu Feb 04 '16 às 05:07

Deepouter's gravatar image

Deepouter
1516259.2k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×464
×97
×34

pergunta feita: Feb 04 '16 às 00:07

pergunta lida: 4,937 vezes

última alteração: Feb 05 '16 às 07:15