O WhatsApp continua negando a liberação de dados para a justiça. O app, que pertence ao Facebook, recebeu um bloqueio de R$ 19,5 milhões das contas há algumas semanas. Agora ele está fora do ar novamente, é a terceira vez nos últimos tempos.

O que vocês acham disso? O WhatsApp (Facebook) está certo em não divulgar essas conversas, que ajudariam investigações da Polícia Federal?

perguntou Jun 30 '16 às 16:20

annakellenbull's gravatar image

annakellenbull ♦♦
711192.5k

editou Jul 19 '16 às 14:50

TainahTavares's gravatar image

TainahTavares ♦♦
1312719

O que diferencia um país do outro são suas leis. Se a nossa lei impõe um procedimento, tem que ser seguido. Veja o caso do Uber, que foi regularizado em São Paulo. Agora, sem chororô dos taxistas, pois os clientes de Uber vão pagar mais para a empresa repassar 0,10 centavos por km rodado para a prefeitura. Se em outros países não é cobrado, problema deles lá. Aqui temos lei, e deve ser cumprida. Talvez nem fosse necessário o bloqueio, mas é necessário forçar o cumprimento delas.

link permanente

respondeu Jul 19 '16 às 15:52

ricardomoc's gravatar image

ricardomoc
116

Tem que bloquear SIM!! Não ajudando a justiça abre um precedente que os bandidos, traficantes, sequestradores e etc, tem uma linha de comunicação totalmente segura. Se a justiça esta pedindo é porque tem uma investigação em curso.

Essa desculpa que tecnicamente não é possível é completamente mentirosa. Quanto a politica de privacidade deles eu acho que não muda nada. Se vc não quer seus dados divulgados é só não cometer ou se envolver em crimes!!

link permanente

respondeu Jul 19 '16 às 16:25

alevieira's gravatar image

alevieira
216

Acho normal as empresas fornecerem informações à justiça, em casos graves como terrorismo, sequestro, assassinatos..

Nenhum aplicativo é totalmente seguro, o caso Edward Snowden mostrou que existe acesso fácil (Backdoor) pelos órgãos de segurança americano, muitas vezes por motivos comerciais.

O WhatsApp tem que alterar o aplicativo para guardar o histórico, os autores do WhatsApp, não guardavam as mensagens para economizar, mas atualmente o dono do WhatsApp é o Facebook que já tem muitos servidores espalhados pelo mundo.

link permanente

respondeu Jul 19 '16 às 18:20

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36404920.7k

Na minha opinião, sim. Tecnicamente falando, revelar dados de usuários a justiça é uma quebra da política de privacidade que eles defendem.

link permanente

respondeu Jun 30 '16 às 23:29

JonathanDoug's gravatar image

JonathanDoug
126

Acredito que a própria característica do app não permite que se recupere mensagens nem na base da lei. Pois se isso fosse possível poderíamos recuperar conversas após apagá-las ou após troca de aparelhos e se nem nós usuários temos acesso às nossas próprias conversas fica bem difícil reverter essa situação por base da força.

E outra coisa, o governo deveria impedir a comunicação entre os criminosos de dentro do presídio e não correr atrás do prejuízo querendo cobrar de terceiros uma falha que foi originada pela incompetência do estado.

link permanente

respondeu Jul 01 '16 às 09:04

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

Claro que está, o aplicativo funciona desta maneira no mundo inteiro e só no Brasil vai ser diferente? Justiça tosca, além de não mudar em nada as práticas criminosas pelos traficantes estarem utilizando outros métodos está prejudicando pessoas que utilizam o WhatsApp para o trabalho.

Ação ridícula a da Justiça brasileira.

link permanente

respondeu Jul 19 '16 às 15:23

Lucas%20Brogni's gravatar image

Lucas Brogni
16

Entendo que a Justiça tem razão. No caso não está sendo solicitado a quebra do sigilo de todos os brasileiros, nem mesmo que divulgue as mensagens criptografadas. O que a justiça está determinando é a interceptação das mensagens a serem redigidas em tempo real, indicando qual usuario determinado, a partir daquele momento, não teria mais suas mensagens criptografadas, no mesmo molde que se dá a interceptação telefonica. Uma vez que a empresa não cumpriu com ordem judicial, nada mais justo que a mesma tenha uma sanção, como qualquer outro brasileiro que descumpra ordens judiciais. Não se trata de invasão de privacidade, trata-se de fornecimento de provas para desenvolvimento de uma investigação criminal. Deve ser lembrado que nesse caso o interesse público, em solucionar e evitar crimes é maior que o sigilo da privacidade e intimidade de um investigado. A justiça não escolhe qualquer uma para ter suas conversas interceptadas. No mesmo molde da interceptação telefonica, é necessário o cumprimento de uma série de requisitos para justificar uma quebra de sigilo, tal como impossibilidade de conseguir aquela prova de outra forma. Absurdo é uma empresa não respeitar as normas do pais em que se estabelece, contribuindo para com o crime organizado.

link permanente

respondeu Jul 19 '16 às 15:53

JOSE%20DA%20SILVA's gravatar image

JOSE DA SILVA
26

Errado é a justiça determinar o bloqueio do aplicativo e a globo postar na home em destaque o método para burlar a justiça e continuar usando o app.

Se o bloqueio é correto ou não, não justifica a atitude de incentivar a burlar a decisão.

link permanente

respondeu Jul 19 '16 às 16:13

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
46526018.5k

@hugo2013, eu sei que as opiniões são divergentes, agora é fato que não cabe a justiça determinar o que eu acesso ou deixo de acessar com o meu link de internet. Também é fato que não há nada de ilegal em se usar uma VPN, usar a VPN só tira o controle da operadora, que também não tem direito de interferir na minha navegação, apenas esta cumprindo com determinação descabida de um juiz querendo aparecer.

Existem meios de se penalizar a empresa sem prejudicar um meio de comunicação usado em massa.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Jul 19 '16 às 16:29)

Concordo que a decisão da justiça é discutível, mas está tomada. Porem a própria manchete diz "burlar" a decisão. E o uso de Vpn não é proibido mas requer cuidado e atenção que não foram explicadas pela matéria.

hugo2013's gravatar image hugo2013 ♦ (Jul 19 '16 às 16:42)

A questão é que existem vários projetos parados no Senado federal, dentre eles, o projeto de lei que regulamenta o acesso a informações desse tipo de app, cabe ao Senado regulamentar, dai em diante sim, penalizar a empresa quando não cumprir a regulamentação. E acho que que o método de VPN tem que ser amplamente divulgado, assim as pessoas comuns podem burlar qualquer tipo de censura imposto por qualquer que seja a instituição.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Jul 19 '16 às 16:57)

De tão descabida, o STF acaba de derrubar a decisão da Justiça do Rio.

callazzans's gravatar image callazzans ♦ (Jul 19 '16 às 17:39)

Eu fico bem dividida.

Por uma lado, vejo o ponto de vista da empresa. Eles querem garantir que o serviço deles é de fato seguro.

Mas, pelo lado da justiça, acho isso bem complicado... Afinal, o WhatsApp acaba protegendo criminosos, né?

Só fico aliviada que dessa vez eles tomaram uma multa. Fica fora do ar de novo não seria legal... rs

link permanente

respondeu Jun 30 '16 às 16:31

CarlaMagalhaes's gravatar image

CarlaMagalhaes
1921341.0k

Também fico dividida. Eles se vendem como um serviço seguro e tentam garantir isso, mas é uma circunstância especial, né? Acho que colaborar com a justiça é importante nesse caso.

Mas se eu fosse essas pessoas e quisesse muita segurança mesmo, iria logo pro Telegram. hahaha

link permanente

respondeu Jun 30 '16 às 16:44

barbarachieregate's gravatar image

barbarachieregate ♦♦
101922641

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,456
×1,148
×260
×72
×60

pergunta feita: Jun 30 '16 às 16:20

pergunta lida: 2,301 vezes

última alteração: Jul 19 '16 às 18:20