Gosto muito de ouvir músicas em aparelhos de som de qualidade. Entretanto, sempre me deparo com um problema: reproduzir músicas com som estéreo em aparelhos 5.1. Por mais que a música acabe sendo reproduzida nas 6 caixas de som, o fato de não ser um som individualizado para cada caixa deixa muito a desejar. Já ouvi dizer que a única forma de ouvir música 5.1 é em shows de dvd ou bluray. É verdade? Não existe mp3 ou outras extensões que possibilitem músicas em 5.1 ou 7.2? Se existe, já tem alguma música assim como exemplo? Valeu!

perguntou Sep 24 '12 às 21:53

vnfwsa's gravatar image

vnfwsa
810204.1k

editou Sep 25 '12 às 10:01

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.7k

Você não encontrará um aquivo de áudio (de um CD original,por exemplo) em cinco canais! Pois o CD foi fabricado para suportar apenas formato de som WAVE(2.0 Surround). Caso contrário; não caberia faixas o suficiente para satisfazer o consumidor! E com tanta pirataria não valeria a pena fabricar um CD com canal de áudio em 5.1 (que no caso é o próprio DVD-R).

Se você quiser uma reprodução de 5.1 canais de um arquivo de áudio simples; WAVE ou MP3 com taxa de Bits de 320Kbps, deve configurar o equalizador do seu aparelho DVD(Home Theater) para "PLII-MUSIC" OU "PLII-MOVIE"! Então você terá uma reprodução de áudio mais completa. Não é a mesma coisa do que uma trilha sonora de filmes ou shows originalmente distribuído em 5.1, mas para um simples arquivo de áudio - já é GRANDE COISA!!!

Se o seu aparelho de DVD(Home Theater) não tiver a configuração "PLII"(EQUALIZADOR que converte o áudio 2.0 para 5.1), sugiro que compre o aparelho de DVD [LG] que possui tais configurações de equalizador!

Você pode encontrar também um conversor de áudio na internet (tipo "PLII") Não tentei ainda! Mas vou testar. Abraços!!!

link permanente

respondeu Nov 04 '12 às 09:15

PauloAnderson89's gravatar image

PauloAnderson89
231

editou Nov 04 '12 às 09:19

muito boa sua resposta.... pontinho + ai ok

tecomuza's gravatar image tecomuza (Nov 05 '12 às 00:06)

Na verdade, MP3 já é um método de compactação que só garante 2.1 no máximo. Ou seja, 2 canais e um bass ou grave. No máximo você vai gravá-lo com 320 kbps, que vai deixar a qualidade muito boa, mas não com canais a mais.

Para ter 5 ou mais canais com qualidade Dolby ou DTS, você precisa compactar em .aac ou .ac3, que é o melhor.

Como o Bruno e a Sanah disseram, tudo depende de como o arquvo Raw foi compactado. Se alguém reduziu o número de canais pelo caminho, nunca mais você fará ele voltar a ser o que era. =)

link permanente

respondeu Sep 25 '12 às 10:00

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.7k

editou Sep 25 '12 às 10:01

Humpf... metida! rsrs

BrunoAlmeida's gravatar image BrunoAlmeida (Sep 25 '12 às 10:48)

Bom dia. O problema é que, pra ser reproduzido da maneira correta, a geração do arquivo tem que ser da maneira 'correta', e se o arquivo não for GRAVADO originalmente com esse intuito, acontece exatamente como você está relatando...

link permanente

respondeu Sep 25 '12 às 09:10

BrunoAlmeida's gravatar image

BrunoAlmeida
14461

Existir, existe, inclusive tenho algumas no meu celular, mas não vem nenhuma especificação na hora de baixar.

As pessoas ao disponibilizarem o arquivo não colocam essa especificação.

link permanente

respondeu Sep 25 '12 às 08:06

Sanah's gravatar image

Sanah
6974818.4k

Agradeço muito pelas respostas, mas uma coisa importante não foi respondida. Todas as respostas afirmaram que é possível, sim, ter arquivos de som com 5.1 canais. Mas em nenhum comentário eu percebi que esse tipo de áudio é algo comum. As músicas são geralmente lançadas também com 5.1 canais? Se são, tem algum site ou algum jeito de eu as achar?

link permanente

respondeu Sep 25 '12 às 10:11

vnfwsa's gravatar image

vnfwsa
810204.1k

editou Sep 25 '12 às 10:11

Agora sim, estou satisfeito. A ultima resposta era o que eu precisava!

vnfwsa's gravatar image vnfwsa (Nov 05 '12 às 09:15)

legal o tópico !!

coloquei meu pc em 5.1 , os filmes estão funcionando perfeitamente. mas as musicas estão saindo tudo nas mesma caixas.

ja que em mp3 é difícil achar em 5.1, eu pergunto... os videos de shows , os clipes de musicas que estão no youtube ou na Vevo, eles são em 5.1 ?

link permanente

respondeu Aug 07 '15 às 22:20

FilipeVidigal's gravatar image

FilipeVidigal
38454767

O laboratório Fraunhofer em 2009 chegou a liberar para testes o mp3 surround encoder só que já procurei pela internet e não o achei mais para download ou seja está desativado mas somente o player.Certa vez entrei no site http://www.lynnemusic.com/surround.html e baixei músicas em surround 5.1 agora no http://dts-music.net/ tem também mas é pago.

link permanente

respondeu Aug 01 '16 às 22:50

jairo957's gravatar image

jairo957
1

Amigo, normalmente a única forma de conseguir músicas originalmente em 5.1 é através dos DVDs dos artistas. Você consegue, com alguns programas para computador, extrair as faixas de audio no formato original dos DVDs (alguns é formato DTS outros AC3). A única diferença mesmo é o canal central frontal, onde geralmente sai a voz do cantor em separado. Porém nos últimos anos os produtores estão jogando outros sons juntos com a voz do cantor para evitar que as pessoas consigam uma gravação limpa da voz do cantor, esta atitude tem piorado a experiência do usuário de conjuntos 5.1, pois dessa forma os sons ficam misturados da mesma forma que usar um "upmixing" (função Pro Logic por exemplo) de 2.0 para 5.1. As caixas traseiras geralmente reproduzem o som captado na plateia. Pra falar a verdade a experiência de som 5.1 em músicas é muito ruim perto do que poderia ser, falta criatividade para os produtores dividirem os sons, poderiam posicionar o ouvinte no meio do palco, com a bateria tocando atrás de você, do seu lado uma guitarra, do outro o violão, o cantor na sua frente, etc. Atualmente a melhor experiência é em filmes e jogos mesmo.

link permanente

respondeu Apr 18 '17 às 12:01

ZaNKuRO's gravatar image

ZaNKuRO
1

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×444
×110
×67
×18
×7
×4

pergunta feita: Sep 24 '12 às 21:53

pergunta lida: 34,825 vezes

última alteração: Apr 18 '17 às 12:01