Um pendrive que transforma seu micro defasado em algo novo, dê uma banana para os técnicos de informática... Um micro novo por menos de 100 reais!

alt text

Temos o XtraPC, que já saiu matéria no TechTudo.

Temos tambem o PC Flash, que pode ser adquirido em seu site oficial: https://pcflashoficial.com/

Vídeo de divulgação: https://www.youtube.com/watch?v=p1gJjRm1ijM

Ele vem em três "sabores": Basic, Pro e Black Edition.

Requisitos segundo o site do fabricante: É necessário que o computador esteja apto para fazer boot a partir de uma unidade USB.

Como funciona esse pendrive mágico? o que ele tem?

Uma pista do que pode ser a propaganda mostrou de forma bem sutil, uma live cd pelo fato de funcionar sem HD com uma distribuição do sistema operacional Linux.

Com certeza o fabricante dessa solução não iria colocar um Windows dentro de um pendrive, e vender uma licença por 90 reais na sua versão mais barata, pois uma chave windows tem um custo BEM MAIOR, para chegar próximo a esse preço ela deveria encomendar com a Microsoft muitas licensas, se fosse uma versão pirata já seria processada pela Microsoft.

O segredo por trás dessa solução é que pegaram uma versão ou distribuição do GNU/Linux, personalizaram com os recursos que acharam conveniente (sim é possível fazer isso), salvaram em um pendrive para dar boot e colocaram a venda, o recurso de Live CD permite que o espaço disponível do pendrive você armazene arquivos, tendo um sistema operacional portátil, levando para qualquer lugar, essa parte informativa procede.

O Linux não foi escolhido ao acaso, a sua estabilidade maior, não exigir um hardware tão potente para rodar sendo uma ótima alternativa para ressuscitar micros antigos , a segurança de não rodar com poderes totais dando a impressão de invulnerável, que "não pega vírus", aliado ao fato das pessoas terem computadores antigos em casa e não ter dinheiro (ou não estão dispostas a investir) para comprar um computador novo, é uma oferta tentadora um pendrive que faça essa mágica toda.

alt text

Esse tutorial do Diolinux ensina como montar o seu "pcflash" (ou pendrive bootavel com GNU/Linux) com o Ubuntu (distribuição Linux mais conhecida), se você já tiver um pendrive parado, seu custo para montar é ZERO:

http://www.diolinux.com.br/2016/07/como-instalar-o-ubuntu-linux-por-pen-drive.html

VALE A PENA COMPRAR?

Não tem nada de errado, imoral ou ilegal em vender um pendrive preparado com um sistema operacional que não tem custo (o caso do Linux), o contestável é vender como uma coisa revolucionária (o que não procede) que pode induzir o consumidor ao erro e se frustrar, o site oficial deles não é claro, aliás não tem NADA especificando o que é, nem um telefone sendo o e-mail a unica forma de contato, o que já desperta desconfiança (eu particularmente falando não deixaria o numero do meu cartão de credito num site desse), se você procurar (no caso do pcflash) mais informações, o que surge são textos apelativos carregados de manipulação psicológica, depoimentos não conclusivos que vendem o milagre engarrafado, é estrategicamente curioso não ter um vídeo dele funcionando (30-1-17 as 16:04 não tem nada mostrando como ele funciona), essa postura pouco amigável, bem obscura não ajuda muito quem pensa em vender várias unidades, inclusive buscando um pouco, existem até em sites como o mercado livre soluções iguais a venda.

Quem fala bem dessa solução não passa segurança ou até se contradiz, é bem curioso isso, e quem contesta vendem a idéia de que é contra, e todos os links para os mesmos sites, tanto em nivel de layout quanto o tipo de propaganda.

Nesse ponto a versão americana é mais honesta, vejam como funciona:

https://www.xtra-pc.com/how-it-works-1/

Citam que é um Linux e tem um vídeo mostrando o funcionamento.

alt text

Alguns exemplos de dificuldades que a pessoa pode ter especialmente se ela for mais leiga com informática e nunca usou linux na vida (o público alvo desse tipo de produto):

  • Dificuldade em fazer o computador dar boot (bios com UEFI especialmente);
  • Em caso de pane intermitente no computador escolhido, a pessoa perder o que estiver fazendo ou nem conseguir iniciar o sistema, corrompendo o pendrive.
  • Uma pane na porta usb, especialmente se ela for frontal e mau montada, podendo queimar o pendrive.
  • Acidentalmente formatar o pendrive e o que estiver armazenado perder (mesmo com softwares de recuperação não garantem 100% um arquivo legível e integro);
  • Dificuldade do sistema operacional reconhecer periféricos do micro, como wifi, vídeo por exemplo;
  • Desacostumar com o jeito Windows de mexer;
  • A velocidade de gravação baixa presente na maioria dos pendrives mais baratos ocasionaria lentidão e travamentos a curto e médio prazo, e pelas imagens do site, o desenvolvedor pegou o pendrive mais barato possível e montou sua solução;
  • Compatibilidade incompleta com o pacote office (mesmo com opções interessantes no mercado como o libreoffice ou o wps office).

Muitas pessoas quando compram um micro com linux por ser mais barato acabam optando por instalar por conta ou pagar para um técnico instalar um windows muitas vezes pirata por exemplo, apesar do uso com o linux ser tranquilo, ele ainda não é uma unanimidade, então tudo isso deve ser levado em consideração.

Um vídeo comentando sobre o PCFlash do canal Diolinux vou deixar aqui para comentários, agradecer aos emails comentando sobre ele, sem ter visto antes praticamente escrevi a mesma coisa que ele disse.

https://www.youtube.com/watch?v=5zAF5C0NYKQ

Deixe sua opinião sobre o assunto.

Um abraço a todos

perguntou Jan 30 '17 às 17:51

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.4k

editou Apr 22 '17 às 17:17

Olá, se fechou o antigo é criou um novo né :D. O Lubuntu já tem como fazer isso, além dele ser leve é gratis, tem até como instalar o Lubuntu ne um Pendrive é fazer o Pendrive como HD, mais ainda me pergunto, para que comprar isso, se já tem varios sistemas operacionas Linux que podem ser instalado no Pendriver. :/

link permanente

respondeu Jan 31 '17 às 10:16

Wesley%20Henrique's gravatar image

Wesley Henrique
162124821

Tava dando problema na outra pergunta, ai recriei.

Você faz com qualquer distribuição Linux, se vendem ela pronta a culpa não é minha....rsrsrs

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jan 31 '17 às 10:38)

Kkkkkkkkkk, mais a propiá GNU/Linux falam que essas distribuições tem que ser grátis é não paga. :D

Wesley%20Henrique's gravatar image Wesley Henrique (Jan 31 '17 às 11:39)

Ai tem jabá?

spicy_question's gravatar image spicy_question (Jan 31 '17 às 12:50)
Wesley%20Henrique's gravatar image Wesley Henrique (Jan 31 '17 às 18:07)

amigos, boa tarde...

eu queria saber se no pc flash da pra instalar programas... tipo IE, chrome, office ou open office.

link permanente

respondeu Feb 16 '17 às 13:52

nizao's gravatar image

nizao
1

Ele vai vir com programas instalados, incluam se navegador e open office, não vao funcionar exatamente igual as soluções pagas apenas salientando.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Feb 20 '17 às 13:58)

Boa pergunta, também vi informações esclarecendo sobre o funcionamento do PC Flash neste site: http://www.sarah-hebert.com/pc-flash-acelere-seu-pc-com-este-poderoso-pen-drive/

E queria saber a opinião de vocês, foi muito oportuno

link permanente

respondeu Mar 30 '17 às 20:17

juguedes's gravatar image

juguedes
1

@juguedes, poderia pontuar quais informações tem sobre o funcionamento, pois não tem nada técnico comprovando. Parece que apenas veio aqui defender e fazer spam com esse link , diga-se de passagem os defensores desse produto tem o mesmo texto em seus blogs.

Att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 30 '17 às 23:35)

aguardando ainda a pessoa se manifestar...

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Apr 21 '17 às 18:26)

@marcmira 10 reais que ele nunca mais usou esse login, topa?

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Apr 21 '17 às 23:33)

é porque essa pergunta aparece nas primeiras páginas do google, é típico texto de spam esse comentário , e eu duvido que volte para responder, mas...

Ideal é que saibam a verdade, simples assim.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Apr 22 '17 às 17:13)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×283
×263
×135
×58
×31
×12
×1
×1
×1

pergunta feita: Jan 30 '17 às 17:51

pergunta lida: 3,163 vezes

última alteração: Apr 22 '17 às 17:20