Bom dia pessoa. Minha dúvida seria mais voltada em questão de lei, que não sei como que esta hj, se alguém com conhecimento pudesse me ajudar. Minha internet é de 15mb fira ótica, considero que em termos de velocidade ela é excelente, consigo carregar vídeos em resolução 2k no youtube sem travar. Em testes ela fica sempre de 15 a 18mb, ping por volta de 20ms e taxa de up por volta de 3mb. A questão é que antes ela tinha franquia de 80gb por mês, fazia download na faixa de 1,7mb/ps. Mas hoje ela é ilimitada, mas a taxa de download foi limitada para 1,1mb/ps. Na hora do download ela fica topada em 1,1mb/ps e não passa disso, quando passa chega até 1,7 por alguns segundos e volta para 1,1mb/ps, claramente uma limitação feita através do servidor deles. Acredito eu que foi feito um novo termo de serviço no contrato, mas não li. No geral em questão de lei nacional, essa taxa de download menor que 10% do total da internet, seria "constitucional"? Eles entregam o contratado, mas em parte, só peca na taxa de download limitada.

perguntou Mar 14 às 10:20

atilorenan's gravatar image

atilorenan
21

editou Mar 14 às 10:26

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
28316027.0k

Veja no site da operadora o contrato exato para que confirme qual limitação em exato.

Depende do servidor que baixa tambem, a taxa de downbload é um bom indicativo e engana, teste em sites confiaveis, sites 4shared e torrent não são parametros para medir internet, tente sites confiaveis, como fabricantes de sistema operacionais, demos de jogos no site do fabricante e veja o comportamento.

A fibra otica costuma ter seus bloqueios de velocidade sim, e dependendo da demanda que a pessoa tem, vale ate mais a pena um plano business por exemplo.

att

link permanente

respondeu Mar 14 às 10:25

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
28316027.0k

Qualquer download em qualquer site, como NVIDIA, HP, MS e outros ou torrent com a banda toda liberada, só faz 1,1mb/ps colado, antes ela fazia a 1,7, mas ela estava meio instável, agora com essa limitação na taxa, ela está completamente estável. Sem dúvidas por conta da grande demanda o link deles não estava aguentando a demanda e ficando instável. Acabaram diminuindo a taxa, ficou bom por está completamente estável, mas eu gostaria de estabilidade e a taxa de download como deveria ser.

Importante ressaltar, que em questão de navegação e carregamento de vídeos, está 100%, consigo assistir videos no youtube em até 2k de resolução sem que ele trave.

atilorenan's gravatar image atilorenan (Mar 14 às 10:47)

Aí é com a sua operadora.

nao tem ajuste do lado de cá que faça o que quer.

entre em contato com sua operadora e peça o que era antes

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Mar 14 às 10:51)

Isso seu sei, a minha dúvida pra resumir tudo, é se eles podem realmente fazer essa limitação na taxa de donwload menor que 10% do total contratado, pois sempre que usei era ao menos 10% da internet em relação a taxa de download na prática. Isso em empresas e velocidades diferentes.

Exemplo: 1mb, fazendo na faixa de 100~120kb/ps, 5mb fazendo a 540~580kb/ps. Sempre na faixa dos 10~12% do total contratado. (Com estabilidade da internet e sites sem limitação de taxa de download)

A minha hoje está nos exatos 7%. Apesar de parecer que 7% pra 10% pode não parecer muito, mas em teoria ela estaria fazendo por volta de 1,6 a 1,8mb/ps (como ela já foi), e esta fazendo a 1~1,1mb/ps. A internet é fibra ótica, e está completamente estável o dia inteiro, praticamente sem oscilação. Em teoria eu estaria perdendo por volta 500kb/ps na taxa de download, por conta da limitação.

Só quero saber se hj tem alguma norma ou lei gerida pela ANATEL, que diz que eles não podem por exemplo limitar minha taxa pra menos de 10% do total contratado, por exemplo. Ou alguma % específica.

OBS: Não sei explicar em poucas palavras :(

link permanente

respondeu Mar 14 às 14:33

atilorenan's gravatar image

atilorenan
21

editou Mar 14 às 14:37

Geralmente nas conexões de internet via cabo, as grandes operadoras não aplicam a redução de velocidade, a ANATEL tentou favorecer as operadoras, colocando este planos na mesma logica da internet móvel, mas valeu a concorrência.

Que operadora é essa?

link permanente

respondeu Mar 14 às 14:55

spicy_question's gravatar image

spicy_question
22243716.3k

Tipo, oq acontece não é franquia, igual na telefonia móvel. Ela é ilimitada, usando 1gb ou 1tb por mês a velocidade dela continua a mesma. O problema que eles da noite pro dia, aplicaram alterações, sem comunicar os clientes, e a taxa de download que era de 1,7mb/ps, foi limitada para 1,05mb/ps. Isso já tem vários meses, provavelmente pra manter a internet mais estável, sem dúvidas o link deles não estava comportando e fizeram isso.

É uma empresa relativamente pequena, G7 NET/G7 TELECOM, atua na região no oeste da Bahia e uma parte de Tocantins, e no RS tbm.

atilorenan's gravatar image atilorenan (Mar 14 às 17:59)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,511
×631
×30
×20
×12
×3

pergunta feita: Mar 14 às 10:20

pergunta lida: 184 vezes

última alteração: Mar 14 às 17:59