Mais uma vez a tecnologia inova e nos trás um avanço com degrais bem altos: resolução em 4K.

A resolução Full Hd já nos trazia um sentimento de uma imagem melhor que a da própria visão humana, obviamente usando como comparação um olho em estado saudável, e as versões de TVs em 3D traziam dinanismo e alegravam até qualquer filme, desenho ou jogo considerado chato a se tornar algo legal de assistir.

Agora a nova tecnologia é chamada de resolução em 4K, as marcas LG e Sony já apresentaram seus modelos (não sei se outras marcas também já apresentaram) e a Sony já está produzindo jogos como o Gran Turismo 5 para utilizarem tal tecnologia, várias reportagens dizem que esta tecnologia nova é imensamente superior a tecnologia de som e imagem em Full Hd.

Isso nos trás uma dúvida: este lançamento prova o quanto convencional esta trazer esta tecnologia em massa, com cameras que voam e que tem uma resolução de vários megapixels, internet 4g e até galões de cerveja que andam (rs, o hightech mais utilizado), será que o avanço tecnológico já ultrapassou o avanço humano e, se passou, em quanto?

perguntou Oct 10 '12 às 12:16

joaotenorio's gravatar image

joaotenorio
4042525.1k

fechado Aug 08 '14 às 08:27

hugo2013's gravatar image

hugo2013 ♦
45525918.4k

A pergunta foi fechada pelo seguinte motivo: "Pergunta já respondida e resposta aceita" hugo2013 Aug 08 '14 às 08:27

Melhor que a visão humana?

1 - Qual a taxa de atualização do olho (FPS)?

2 - Qual a quantidade de cores que conseguimos captar?

3 - Quantos DPI conseguimos ver?

O marketing às vezes anuncia umas coisas que chegam a ser engraçadas.

link permanente

respondeu Oct 10 '12 às 15:43

Pontelli's gravatar image

Pontelli
47516510.3k

Acho que a quantidade de cores e pontos por imagem que o olho humano consegue captar são ridiculamente superiores a o que qualquer TV consegue fazer. Mesmo que não consigamos perceber as diferenças de uma TV para a outra, isso é nosso uso pobre do cérebro que não domina a quantidade de informações que recebemos. Nada mais...

link permanente

respondeu Oct 10 '12 às 12:54

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
28305114.6k

Acho que o pessoal gosta de tecnologia, mas tem que ser algo perceptível. Mesmo a TV digital, que traz grandes avanços no som e na imagem, acontece lentamente no Brasil. Ainda se produz TVs analógicas e a ANATEL queria parar as transmissões analógicas em Jun/2014, mas já muda de ideia por que a maioria das residências ainda tem TV analógica e mais de cinco mil municípios ainda não tem sinal digital.

link permanente

respondeu Oct 10 '12 às 14:46

sando_ms's gravatar image

sando_ms ♦
41455626.1k

Hehe, também não acho que é melhor que o avanço humano, mas em relação ao uso do cérebro, é só tomar NZT(droga do Sem Limites), realmente o marketing faz esses produtos parecerem melhores que nós, às vezes. Por isso postei essa pergunta.

link permanente

respondeu Oct 11 '12 às 15:38

joaotenorio's gravatar image

joaotenorio
4042525.1k

editou Oct 11 '12 às 15:45

**Levando em consideração que o olho humano é humano e não O Mano, tendo em vista que várias vezes vemos o que queremos ver e não o que realmente está para ser visto, e que a indústria de televisores no mundo todo, pelo menos é o que se depreende da notícia veiculada acima, quer nos fazer crer que uma tecnologia criada por algumas pessoas que só visam o lucro de suas empresas, é muito melhor que a visão que podemos ter das imagens que olhamos e muitas vezes não vemos, chegamos à conclusão de que nada ainda foi criado que nos desse uma visão mais clara do que podemos realmente ver. Entenderam alguma coisa? Eu também não....rsrsrsrsrs

link permanente

respondeu Nov 22 '12 às 08:58

Teclo%20Tudo%20Sei%20Tudo's gravatar image

Teclo Tudo Sei Tudo
1

Jamais algum equipamento criado por humanos se equipararia com a nossa visão, primeiro, como podemos saber se é melhor ou não, pois se nosso olho fosse realmente inferior a tal tv, não enxergariamos a imagem com qualidade maior do que poderiamos enxergar. Segundo, você consegue enxergar os pixels da imagem captada pelo seu olho? aposto que não, pois garanto que a imagem nem é formada por pixels, não sabemos ao certo pelo que é formada. Eu consigo diferenciar um video em 30 fps de um em 60 fps, tudo por que nossa visão capta muito mais quadros por segundo do que qualquer camera ou tv consiga exibir, e também, ninguem sabe ao certo se a imagem captada pelo olho é em quadros por segundo! Acho que vai muito além disso. Vamos supor que o nosso olho captasse imagens a 60 fps, e parassemos para assistir em uma tv que exibia um video a 120 fps. Mesmo que a tv exiba a 120 fps, só enxergariamos a 60 fps, pois não podemos ver uma imagem com qualidade maior que a que podemos enxergar.

link permanente

respondeu Jan 11 '13 às 18:07

michaelnobre1's gravatar image

michaelnobre1
231

Se as TVs 4K e 8K foram concebidas para trazer mais realismo as imagens, como se tivéssemos a impressão de estar vendo a cena real, é claro que o olho humano (parte da máquina mais formidável já criada) consegue perceber e processar muito mais coisas do que quadros por segundo, uma vez que a central de processamento é o cérebro (outra parte formidável). Resumindo, nossos olhos estão sempre a frente e a tecnologia tenta se aprimorar para nos dar a ilusão de realidade.

link permanente

respondeu Aug 01 '14 às 18:18

damiaoc's gravatar image

damiaoc
224105

O problema não é mais resoluçao e sim quantidade de cores, com as TV a lazer as imagens vão beirar a realidade. Resolução já não vai fazer diferença! O que adianta 4k, 8k em uma tv onde o tamanho não torna perceptível a resolução. Uma tela de 15 polegadas HD digamos que não precisa de full hd, uma de 65 qual seria a resolução ideal? Antes de sair comprando uma tv por causa da propaganda temos que saber o real benefício. Digamos que esta evolução é igual o bits das cores, depois de true color praticamente imperceptível. Estão anunciando monitores 4k, imagina, uma tela de 27 polegadas 4k ou 8k, será que a imagem melhora mesmo? É perceptível? Pois o que vejo é um zoom gigante em um pequeno pedaço da imagem, de repente ser eu ficar a 15 cm da TV consiga perceber a vantagem, mas acho que é muito market, no final sao arquivos imensos e que trazem poucas melhorias. Não se iludam com demonstração em lojas, uma tv 65 polegadas a 1,8 metros 4k pode tee diferença, mas não sei a 2,8 metros que é uma distância boa. Talvez seja uma boa evolução para residências com cômodos cada vez menores e tvs cada vez maiores! Antes de achar que é uma maravilha análise prós e contras! Primeiro vem 4k, depois 8k e finalmente tvs lazer beirando a realidade, quem pode e é fa de tecnologia compre todas, uma por ano talvez.

link permanente

respondeu Aug 08 '14 às 01:15

pln91's gravatar image

pln91
1

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,173
×1,143
×954
×120
×78
×42
×25
×6

pergunta feita: Oct 10 '12 às 12:16

pergunta lida: 12,310 vezes

última alteração: Aug 08 '14 às 08:27