Gostaria de saber o que está acontecendo com o meu notebook, pois eu ligo ele e inicia normalmente, após uns 40 segundo mais ou menos, o cooler desliga o pc continua, mas quando o processador esquenta o notebook desliga sozinho (tranca).

perguntou Jan 09 '12 às 18:57

David%20Lennon's gravatar image

David Lennon
1161617

editou Jan 10 '12 às 11:02

Rebecca's gravatar image

Rebecca ♦♦
14.3k283049

12próxima página »

Alguns modelos possuem um controle de rotação do cooler, que pode ser configurado na bios. Exemplo: tenho um Positivo já com uns 4 anos que não oferece essa opção, ele liga o cooler na velocidade máxima sempre, independente de estar fazendo aquele friozinho do inverno do RS ou o calorão de 40°C. Já um modelo mais novo que tenho, um LG, ativa o cooler no máximo quando o note é ligado, mas depois reduz a rotação, ficando muito silencioso. O que pode estar acontecendo é o sensor de temperatura não estar apontando o valor correto, ou a temperatura limite estar configurada para um valor muito alto na bios. Dê uma olhada se não é este o problema.

link permanente

respondeu Jan 09 '12 às 21:36

Pontelli's gravatar image

Pontelli ♦
10.1k454864

Pontelli se esse for o problema como faço ajustar este sensor?

(Jan 11 '12 às 07:42) David Lennon David%20Lennon's gravatar image

Procure se informar melhor, mas eu tive um notebook que dava um problema parecido com esse,mas ao invés de trancar ele desligava mesmo... Em cima do processador fica o cooler principal e entre esse cooler e o processador fica uma pasta que ajuda na condução do calor chamada pasta térmica. quando essa pasta esquenta o cooler não consegue resfriar o processador direito e por medidas de segurança o computador é automaticamente desligado. Espero que tenha ajudado!

link permanente

respondeu Jan 09 '12 às 20:01

gabahulk's gravatar image

gabahulk
46112

O cooler pára mesmo de funcionar? Entra no Setup da BIOS e reseta as configurações. Se não melhorar existe boa chance de ser um curto na placa. Muito comum quando trabalhei na assistência da Dell.

Mas pode ser até vírus. Infelizmente não há receita. Importante é investigar e seguir as orientações que estão sendo dadas. Todas são válidas de alguma forma.

link permanente

respondeu Jan 11 '12 às 09:12

panda's gravatar image

panda
2.7k249

meu note tb deu esse defeito ..era a memoria com defeito.de uma olhada ai ok

link permanente

respondeu Sep 01 '12 às 23:20

tecomuza's gravatar image

tecomuza
1.8k343641

editou Sep 01 '12 às 23:22

Vírus nunca vi fazer este problema, mas sim problema na placa mãe, mas se o cooler apenas diminue a velocidade é o note não reiniciar por causa do superaquecimento, pode ser o gestor de energia dos novos note, que regula a velocidade do cooler depedendo da temperatura do notebook, que na verdade não chega a desligar o cooler e sim diminue a velocidade.

Caso seja este problema, verifique na sua bios se tem a opção de desligar o gerenciamento, ok.

By ErrOr Kimero. democom@hotmail.com

link permanente

respondeu Jan 13 '12 às 18:47

error_kimero's gravatar image

error_kimero
3092

"após uns 40 segundo mais ou menos, o cooler desliga"

não existe essa possibilidade.

"Alguns modelos possuem um controle de rotação do cooler"

nunca vi, ou ouvi falar disso.

"O cooler pára mesmo de funcionar?"

não, ele é passivo.

"se o cooler apenas diminue a velocidade"

nem sabia que ele corria.

vamos acertar isso gente, vocês estão confundindo o FAN (ventilador), com o dissipador (COOLER).

a única resposta mais ou menos sensata nesse post é do camarada gabahulk. não que ele esteja errado, pois o propósito da pasta térmica é essa mesma esquentar e conduzir para o cooler o calor gerado pelo processador. só se esqueceu de complementar que se o cooler não esfria, geralmente é porque o fan (ventilador) não está funcionado corretamente, ou estão (conjunto fan + cooler) muito sujo , impedindo o ar de circular entre as aletas e consequentemente realizar sua operação de resfriamento.

link permanente

respondeu Jan 15 '12 às 17:46

McLovin's gravatar image

McLovin
1.5k136

Cara todos estamos tentando ajudar, existe placas que regulada velocidade de acordo com a temperatura do processador, já vi cooler que começa girando muito e diminue a rotação depois de algum tempo, geralmente por causa de sujeira ou capacitor variado. E referente a pasta térmica, acho que quase todos sabe que a pasta apenas transfere a temperatura do processador para dissipador, por isso que se estiver seca a transferencia de calor fica comprometida.

Desculpa a minha burrice!

link permanente

respondeu Jan 15 '12 às 20:24

error_kimero's gravatar image

error_kimero
3092

A gigantesca maioria dos notebooks possui sim um controlador de rotação do cooler e este para de girar enquanto o note está numa determinada temperatura e tem sua velocidade de rotação aumentada conforme a temperatura sobe.

Menos arrogância e mais informação aí.

link permanente

respondeu Sep 01 '12 às 22:56

blaugusto's gravatar image

blaugusto
21

Tecomuza,.no seu caso o note continuava ligado e só o cooler parava?

link permanente

respondeu Sep 02 '12 às 09:07

blaugusto's gravatar image

blaugusto
21

ele desligava o note completamente...tentava ligar de novo e ele desligava depois de algum tempo...1 minuto + -

link permanente

respondeu Sep 04 '12 às 19:26

tecomuza's gravatar image

tecomuza
1.8k343641

editou Sep 07 '12 às 23:23

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "titulo")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "titulo")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,189
×671
×142
×56

pergunta feita: Jan 09 '12 às 18:57

pergunta lida: 31,734 vezes

última alteração: Aug 08 às 16:54

TechTudo.com.br © Copyright 2010-2013 Globo Comunicação e Participações S.A. Política de Privacidade