PaoloV57

Moderador

Root chegando ao fim?

Perguntou 6 anos atrás

Para quem não sabe, a Netflix começou a proibir usuários de root e até de custom ROMs (mesmo que não rooteadas) no Android de baixarem e atualizarem o App através do Google Play Store. Se não me engano, isso foi feito porque as pessoas estavam usando o root para terem acesso aos filmes que eles deixavam baixar e depois publicavam em sites para outras pessoas assistirem de graça.

Alguns outros aplicativos já haviam feito isso antes (a exemplo dos jogos Super Mario Run e Batman Arkham Underworld), mas você podia esconder esse root com um aplicativo a parte. A diferença dessa vez é que, por conta de uma nova tecnologia do Google, não há como esconder o processo e assim, não temos mais como baixar os Apps que usarem esse processo (lembrando que ainda dá pra baixar o arquivo apk, mas tem sempre a chance de vir com vírus, além de não ser tão comodo quanto dormir e acordar com todos seus aplicativos e jogos atualizados).

Isso me levou a considerar uma coisa: seria esse o fim do root? É óbvio que quem usa root para atividades como overclock, remover aplicativos nativos ou instalar custom ROMs não vai deixar de usar só por isso, mas como será então a longo prazo? Quando outros aplicativos começarem a aderir a isso também? Já imaginou se o Facebook ou o YouTube, por exemplo, (que agora também conta com um sistema de aluguel de filmes e, recentemente, TV por assinatura) fizerem o mesmo?

Ao meu ver, a Google está dando um tiro no próprio pé, pois sempre foi uma das principais características do Android a capacidade de receber alterações diversas feitas por qualquer um, dia desses mesmo, eu vi um cara em um fórum americano compartilhando uma atualização que prometia melhorar o desempenho da bateria e todos os usuários estavam comentando como seus celulares estavam durando mais de um dia sem carga (tendo em vista que antes, eles alcançavam no máximo um dia, teve gente dizendo que estava durando até 2 dias).

Então, queria saber o que vocês acham? É mesmo o início do "fim" do root ou é apenas exagero meu?

PUBLICIDADE

Respostas

spicy

Membro

6 anos atrás

É muito chato um usuário não ter a possibilidade de administrar seu Android, Isso equivale a um usuário Windows sem perfil de administrador.
O Android é uma interface rodando sob o Linux, o que obriga a limitação das possibilidades do usuário,
Ao invés do Google lançar tantas versões Android, deveria demorar mais um pouco e desenvolver um Android que seja realmente um sistema operacional.

marcmira

Moderador

6 anos atrás

O root é polêmico porque pega varios perfis de usuarios: a pessoa que tem o conhecimento e o lado "faça você mesmo" e quer um sistema para personalizar e o faz e o leigo que adquire um aparelho ruim e faz para tirar softwares da operadora e economizar 100 megas de espaço e nem sabe o porque, acha que é mais rápido , mais bonito.

Oscilei o perfil de propósito, quem pode eventualmente sentir essa decisão é a ponta mais leiga, a ponta mais avançada e quem estiver no meio não tá preocupada, pois sabe aonde achar e vai ajudar o mais leigo.

Tem que se pensar tambem no porque de restringir, mas fim do root é exagero meu jovem...rsrs

att

emailx45

Membro

6 anos atrás

todo fabricante tem o direito, mas não o devem, de criar ações proibitivas para seus inventos.

e para as demais ações existem os crackers ou hackers.

cada um no seu limite de uso.

sorte