Fala galera, tô querendo montar um pc gamer para jogos tipo cs:go; need for speed, battlefield, etc. Tenho o orçamento de R$2000 mas queria gastar menos que isso, até mesmo para poder comprar os periféricos. Ganhei do meu primo uma placa de vídeo Nvidia GTX 650 ti. Quais peças vcs acham que eu deveria comprar pra não dar lag nos jogos? Obs.: Meu primo sugeriu de colocar um processador Intel Core i3 7ª geração (segundo ele vale mais a pena que comprar o i5 de geração anterior) e uma fonte de pelo menos 600watts. Só isso, não me disse mais nada. O que vcs acham melhor eu fazer?

perguntou Jun 23 às 11:36

maricregorj2016's gravatar image

maricregorj2016
36

A GTX 650 TI é o suficiente para jogar jogos atuais no low, uma fonte de 500W com selo 80 plus seria o suficiente para qualquer configuração atual e já considerando upgrades futuros, eu só não aconselho se pretender colocar um i7 ou uma GTX 1080/1080 TI.

Também não recomendo o i3 de nenhuma geração, ao invés dele, temos o Pentium G4560 que em qualquer comparativo que você olhar, verá que o desempenho dele é igual ou pouco inferior que o i3 da geração mais moderna devido à tecnologia de hyper-threading e ainda tem o bônus de ser mais barato. E, quando comparado com o i5, ele é bem inferior (mesmo que seja o da geração passada).

O problema é que processadores da 7ª geração exigem uma placa mãe compatível (geralmente mais caras) ou que você compre uma placa compatível com a 6ª geração e faça a atualização da BIOS, algumas lojas oferecem o serviço de atualização gratuitamente, mas isso depende de cada uma.

Aqui eu te deixo o link de um PC que eu recomendo bastante nesse fórum, ele apresenta um ótimo custo x benefício para computadores de entrada e te dá a oportunidade de upgrades futuros, se necessário. Ou ainda, você pode juntar um pouco mais de dinheiro e comprar logo um modelo com i5 7400 ou Ryzen 5 que te dará segurança sem a necessidade de um upgrade por um bom tempo.

Você também pode usar as peças desses modelos como esquema para montar o seu próprio, fazendo mudanças onde achar necessário.

link permanente

respondeu Jun 23 às 11:54

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57
6161.8k

Entendi. De fato achei que a i3 seria fraca, pelo que li em vários sites, nem chega a ser citada como gamer. Será que você poderia me dizer mais a respeito de modelos? Eu realmente não sei muita coisa, estou lendo o tanto quanto posso, mais ainda não tenho9 segurança em escolher as peças. Já sei que pegarei no mínimo um processador i5, dependendo do preço, entre as gerações 5 e 7 (pode também me aconselhar com relação à isso), mas não tenho noção ainda de qual placa mãe escolher, e sei que esta deve ter soquete compatível com o processador. A fonte de 600 watts vc acha desnecessário? Não achei tão cara, mas se realmente não for fazer muita diferença é um dinheiro que economizo para comprar o processador ou a placa mãe melhor.

maricregorj2016's gravatar image maricregorj2016 (Jun 23 às 12:50)

Comprando processador da Intel, eu recomendo você pegar a partir da 3ª geração que desde lá foram poucas as mudanças que foram feitas (só a última que teve uma grande melhora na questão de temperatura, porém nada que um gabinete com boa ventilação não resolva). Se for pegar da AMD, tem que ir de Ryzen mesmo, porque o desempenho dos FX são muito inferiores. Qualquer processador hoje em dia pode ser considerado gamer, porque já teve pesquisa que considerou jogadores de Candy Crush como gamers, então é mesmo questão de perspectiva. O problema do i3 é que ele possui 2 núcleos/4 threads, enquanto que o Pentium tinha 2 núcleos/2 threads e os i5 tinha 4 núcleos/4 threads, só que essa última geração de Pentium acabou vindo com 2 núcleos/4 threads, o que aproximou o desempenho dele bastante com os dos i3 de qualquer geração, sendo que o Pentium custa R$250 e um i3 custa R$500

Placa mãe eu só posso te recomendar quando eu souber qual modelo você vai querer, mas se você quiser dar uma olhada nos preços delas pra fazer uma comparação, só tem que jogar o modelo no socket no Google e você vai ter várias placas compatíveis com ele, você deve procurar uma placa mãe que tenha todas as entradas que você precisa (RAM, fan, placa de vídeo, etc.), e eu sempre recomendo as marcas mais conhecidas (Gigabyte, ASUS, MSI).

Quanto à fonte, é aquela história, depende do seu cenário, nas gerações passadas de placa de vídeo, se você colocasse uma GTX 980 TI, você tinha que ter 600W e ainda tinha gente que colocava 700W só pra ter garantia, hoje em dia você usa uma 1080 TI numa fonte de 500W e não tem problema algum. Então se for para escolher, por exemplo, entre um Ryzen 5 1400 com fonte de 600W ou um Ryzen 5 1600 com fonte de 500W, vá na de 500W sem dúvida. Lembrando novamente, sempre procurar o selo 80 plus para ter certeza de que é uma fonte de qualidade.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Jun 23 às 14:34)

Fazendo uma análise um pouco mais detalhada sobre processadores, ultimamente eu vinha fazendo a seguinte recomendação: se você fosse usar seu PC apenas para jogos, compre um i5 e seja feliz, se for usar o PC para jogos mas também para edição de vídeo ou atividades um pouco mais pesadas, por exemplo, aí eu recomendaria o Ryzen 5 1600, porém hoje em dia, eu digo que ambos são equiparáveis no quesito jogos.

O Pentium é a alternativa que eu apresento para quem não tem dinheiro para um i5 e quer/precisa logo de um computador, porém já sabendo que um upgrade pode ser preciso mais cedo do que se tivesse ido de i5 e que terá que diminuir a qualidade gráfica em alguns jogos mais pesados, como o caso do Battlefield 1 ou do Doom, que por serem jogos de ação rápida, precisam do máximo de FPS que conseguirem extrair. Também não é um processador que eu recomendo para render (embora possa fazer, é claro), pelo desempenho muito baixo.

Já que disse que veio lendo bastante ultimamente, vou te recomendar a leitura desse post aqui do fórum, que trás um tutorial bem legal de como escolher as peças para que você mesmo monte seu computador.

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/151686/como-montar-um-pc-gamer-em-2017atualizado

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Jun 23 às 14:41)

Dei uma olhada no site da pichai que vc mandou. O que vc acha se eu colocar a GTX 650 ti + core i5 geração 7 + placa Mae Asus H110M-CS/BR DDR4, LGA 1151 Micro ATX, Intel H110 ? Acha que é a melhor opção? Da pra fazer edições de vídeos também? Estou lendo mais, tô dando também uma olhada nesse último site que vc mandou. Só não consegui identificar se essa placa mãe é 128 fps, que pelo que li é super importante, até mais que a memória que ela oferece.

maricregorj2016's gravatar image maricregorj2016 (Jun 23 às 22:37)

É aquela história, edição dá pra fazer até com um celular, o que importa é mais o quanto pode travar ou o a velocidade de render do vídeo, se você quer trabalhar com edição, eu fortemente recomendo os Ryzen (o 5 1400 mesmo já é uma opção melhor que os i5 nessa tarefa), como eles possuem o dobro de threads, a velocidade de render é bem mais alta.

Considerando essa configuração que você mandou, tem que lembrar que essa placa é para a 6ª geração, o que pede uma atualização na BIOS para ela funcionar com processadores da 7ª, aí você pode comprar um Celeron da 6ª geração mesmo usado só pra fazer isso e depois passar adiante ou jogar fora ou então procurar alguma empresa que já faz isso. Geralmente também, quando você compra o PC já pronto, eles já fazem a atualização.

Não entendi o que você quis dizer com placa mãe 128 fps, fps é a quantidade de frames (imagens) por segundo que vão aparecer na tela, isso depende do potencial da placa de vídeo e do processador juntos.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Jun 23 às 22:53)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,147
×1,190
×655
×222
×144
×138
×81
×59

pergunta feita: Jun 23 às 11:36

pergunta lida: 252 vezes