Tenho um notebook Dell Inspiron 14R 5420 de segunda mão e tenho tido uns problemas com o desempenho dele com jogos.

Suas configurações são:

Processador: Intel(R) Core(TM) i7-3612QM CPU @ 2.10GHz Memória RAM DDR3: 8,00GBs Placa de Vídeo Onboard: Intel HD Graphics 4000 Placa de Vídeo Offboard: GeForce GT 630M

Eu usava Windows 10 e notava que sem rodar jogos o meu mouse as vezes travava por um segundo e voltava. Não conseguia identificar o porquê disso e achava que era algum problema de compatibilidade do notebook com o sistema operacional. Por também aparecerem esses congelamentos durante os jogos, achava mesmo que era problema com o SO.

Formatei e coloquei Windows 8.1. O problema com o mouse desapareceu, mas o desempenho com os jogos continuou a mesma coisa.

Resolvi voltar pro sistema Windows 7 Ultimate 64 Bits (sistema que estou agora) e ainda assim os problemas de travadas acontecem.

Gravei um vídeo com o problema que eu enfrento em dois jogos, Hearthstone e League of Legends: https://www.youtube.com/watch?v=b8b5VoiaP3U (Jogos por sua vez, atuais e online) e recentemente resolvi testar com um jogo antigo, Warcraft 3. O problema continua até neste jogo antigo.

Resumindo o problema: Ao carregar alguns efeitos durante os jogos, os jogos travavam por um segundo e voltavam (o som continua). Não é nada a ponto de travar e eu ter que reiniciar a máquina. É como se fosse uma queda brutal de FPS por um momento e restaurasse no seguinte.

Já tentei configurar a placa de vídeo pra rodar totalmente a favor do desempenho. Já inclusive coloquei pra rodar os jogos na placa de vídeo interna. Já coloquei a resolução dos jogos no mínimo, no médio, no alto e no ultra. Já atualizei todos os drivers. Já usei drivers antigos. Já desfragmentei o disco. Já usei um prompt de comando pra verificar a saúde do HD e já verifiquei a saúde da Memória pela BIOS. Já mexi e remexi nas configurações de memória virtual. A temperatura nunca ficou muito quente e mesmo nas temperaturas mais quentes que senti o notebook, o desempenho se mantinha. As quedas de fps/os congelamentos instantâneos eram muito acertivos: Sempre que carregava uma informação "pesada". Aliás, notei que acontece até mesmo na hora de usar programas de edição e/ou navegadores, mas se agrava mais em jogos.

O resultado é sempre o mesmo.

Não tive coragem de abrir o notebook pra mexer e estou tentando identificar o problema de outra forma antes de abrir ou levar numa assistência.

Alguém sabe o que mais posso fazer? Os únicos picos que vi no gerenciador de tarefas que podem ou não ter a ver com esse problema, são pequenos ápices que aparecem no uso do Disco, mas eles nunca chegam a 100% e não faz sentido que essas pequenas frequências travem o jogo por um segundo.

Como mostrado no vídeo, não parece haver nenhum pico na CPU e nenhum pico na Memória RAM. Também já usei o GPU-Z pra analisar picos nas placas de vídeo tanto onboard quanto offboard durante os jogos e não vi picos de uso. Aliás, pelo fato de mesmo os jogos na resolução máxima quanto mínima apresentarem as mesmas quedas nas mesmas situações, chuto que o problema não seja nas placas de vídeo.

perguntou Jul 04 às 14:19

Thiago%20Gouvin's gravatar image

Thiago Gouvin
111

Seja o primeiro a responder a esta pergunta!
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,898
×3,079
×262
×160
×57
×26
×13

pergunta feita: Jul 04 às 14:19

pergunta lida: 170 vezes

última alteração: Jul 04 às 14:19