Tenho dois servidores com DHCP ativos e com escopos diferentes.

192.168.0.1; 255.255.255.0. 20.20.0.1; 255.0.0.0.

Ambos conectados a duas switchs e estas a dois computadores separadamente.

As duas switchs conectam-se a um roteador com cabo cruzado e este por sua vez libera IP tanto do srv1 quanto do srv2.

Desejo que uma impressora fique acessível a quaisquer IPs após a conexão do roteador.

O que faço para conseguir acessarcomunicar máquinas entre si de IP de faixas diferentes? E liberar a impressora para ambas redes?

Preciso de ajuda, por gentileza.

perguntou Aug 12 às 18:41

ajtsjefferson's gravatar image

ajtsjefferson
1121

vou te passar o blog do prof Samuel q sabe muito sobre rede (mais de 30 anos de aulas)

so lembrando q dois DHCP é pobrema... veja as aulas p saber porq da briga dos dous na rede. se mau configurado sua rede nao vai parar de pé.

prefira um roteamento Estatico

http://labcisco.blogspot.com.br

Samuel Henrique Bucke Brito é mestre em Engenharia Elétrica (Telecomunicações) e bacharel em Ciência da Computação. É instrutor oficial do programa Cisco Networking Academy (CCAI/ITQ) e certificado pela Cisco (CCDP, CCNP R&S, CCNA Wireless). Em 2011 foi o primeiro profissional brasileiro (quarto no mundo) certificado em IPv6. Autor do livro Laboratórios de Tecnologias Cisco que é sucesso de vendas desde 2012, além do livro IPv6 - O Novo Protocolo da Internet. Atualmente é professor e coordenador da área de redes de computadores nos cursos de computação da UNIMEP.

aqui vc vai encontrar aulas em video e curso gratis de rede usando o software da Cisco (Cisco Packet Tracer 7.0) q é a referencia em roteamento no mundo.

aqui vc vai encontrar o q precisa justamente a combinacao de redes distintas usando 2 switchers e um roteador inclusive redes de longa distancia.

entao nao vou perder tempo falando sobre o assunto q nao é nada simples.

sorte

link permanente

respondeu Aug 12 às 19:33

emailx45's gravatar image

emailx45
3817454

editou Aug 12 às 19:40

Kkkkk, vai dar certo. Agradecido pela indicação.

ajtsjefferson's gravatar image ajtsjefferson (Aug 12 às 19:50)

As faixas de IPs para rede local são estas:
10.0.0.0 - 10.255.255.255
172.16.0.0 - 172.31.255.255
192.168.0.0 - 192.168.255.255

Nunca vi alguém usar esta faixa 20.20.0.1 - 255.0.0.0 em rede local, não parecem ser IPs do dominio da empresa, pois é uma faixa absurdamente grande.

Se for realmente duas redes locais, basta ligar um Switch ao outro direto por um cabo de rede, que os Switchs fazem o roteamento automaticamente.

link permanente

respondeu Aug 12 às 19:57

spicy_question's gravatar image

spicy_question
28334418.4k

editou Aug 12 às 19:57

Mas desta forma a comunicação de hosts endereçados por servidores diferentes não é possível.

ajtsjefferson's gravatar image ajtsjefferson (Aug 12 às 22:26)

Os IPs de uma rede local não são vistos pela internet!

Para compartilhar na Internet qualquer recurso de uma rede local, seria necessário um servidor com dominio e IP cadastrado no Registro.com, que faça o mapeamento para os IPs locais, que devem ser fixos.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Aug 13 às 00:55)

Tenho dois provedores de Internet na minha instituição.

E a comunicação que me refiro é a de ser possível um host com IP de um servidor reconhecer o do outro. Pois estou a procura de uma forma de liberar uma impressora para ambas redes. Você me entende? Será que é possível fazer isso nesta rede?

ajtsjefferson's gravatar image ajtsjefferson (Aug 13 às 12:40)

Se são dois servidores Windows, tem que habilitar o trust domain entre eles, para uma impressora de um dominio ser usada pelo outro.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Aug 15 às 20:06)

São CentOs e já havia habilitado a integração dos domínios, mas o servidor fica muito sobrecarregado. O plano parte a partir do roteador. Pois bem, eu consigo fazer algumas rotas a partir dele, mas a comunicação de uma sub-rede para outra ainda não ser/consigo fazer. Que você acha?

ajtsjefferson's gravatar image ajtsjefferson (Aug 16 às 08:53)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×895
×186
×120
×96
×11
×1
×1

pergunta feita: Aug 12 às 18:41

pergunta lida: 511 vezes

última alteração: Aug 16 às 08:53