Não é de hoje que ouvimos reclamações sobre os serviços prestados pelas operadoras de telefonia celular, falta de cobertura, baixa qualidade de sinal e cobranças indevidas são algumas das reclamações mais comuns. Com o advento da tecnologia 4G, esperávamos uma considerável melhoria na qualidade dos serviços, principalmente de internet móvel, em relatório divulgado pela consultoria OpenSignal no início de 2017, a velocidade da internet móvel de quarta geração brasileira é de 19,7 Megabit por segundo (Mbps), colocando-o mais de 2 Mbps antes da média global, mas na prática isso é bem diferente. Uma situação que não é divulgada pelas operadoras é uma falha nas redes 4G que vem gerando cobranças indevidas nos usuários. Vejam o relato do que aconteceu com uma pessoa de minha família, preservarei o nome da pessoa, o nome da operadora e os números de protocolo e telefone: “Estou indignada com a operadora, venho reparado que meus créditos não duram, fui ver o detalhamento do consumo e me surpreendi com cobranças de acesso a internet quase diárias, sem eu ter utilizado, fico em casa o dia todo, tenho wifi em casa, raramente ativo os dados, quando saio de casa meu marido roteia a internet dele pra mim. Como ativei a internet e consumi 0,000 Mb? Fui cobrada indevidamente nos dias 3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15,16,17,18,19,29,30 e 31 de maio de 2017, nos dias 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,14,15,16,25 e 29 de junho de 2017, nos dias 1,2,3,10,11,12,13,14,16,17,18,19,20,21,22,25,26 e 27 de julho e nos dias 1,3,4,5 e 6 de agosto de 2017, cobraram 60 dias indevidamente! Quase 60 reais! Inadmissível!” Para nossa surpresa vejamos a resposta da operadora em reclamação feita na Anatel: “Em atenção à ID N º XXXXXX, referente à reclamação de que está sendo cobrada de internet sem ter utilizado, registrada sob o protocolo Nº XXXXXXX, de 07/08/2017, contatamos a Senhora, no telefone (XX) XXXX-XXXX, para informar que, após análise verificamos que ocorreram cobranças, referente a serviços de dados. Foram identificadas conexões, cuja ativação ocorre por meio do aparelho da Cliente, com os serviços de dados ativos ou não devido ser uma característica da tecnologia 4G por ser mais forte e mais rápida. Sendo assim mesmo com os dados móveis desligados a cobrança pode ocorrer em pequenas conexões caso ocorra queda, interferência e oscilações na rede WIFI. É necessária a verificação da Assistência Wi-Fi pois quando o cliente estiver utilizando estiver com um nível de sinal muito baixo o aparelho busca a rede de dados como alternativa e se registra na rede, porém não chega a trafegar apenas registro, por exemplo: Motorola - Configurar – Sistema – Programador – “Dados de rede celular sempre ativos” e “Troca agressiva de Wi-fi para celular” (desativar). Assim como as informações estão sendo esclarecidas neste atendimento a partir desta, cliente fica ciente de seu funcionamento. Faremos a restituição em dobro e demais encargos, no valor total R$ 103,00 na linha (XX) XXXX-XXXX com prazo de validade de 90 dias . onde estes créditos se expiram em 12/11/2017 Em caráter de exceção foi concedido ao cliente um crédito de bom relacionamento no valor de R$ 20,00 onde á validade deste crédito ira acompanhar o período de vigência da sua ultima recarga e ira se expirar em 12/11/2017 . Colocamo-nos a sua inteira disposição na Central de Relacionamento com o Cliente, para novos esclarecimentos.” De acordo com a operadora podemos ser cobrados com os serviços de dados ativos ou não, por ser uma característica da tecnologia 4G. Sendo assim mesmo com os dados móveis desligados a cobrança pode ocorrer. Essa resposta nos deixa alguns questionamentos: E se a pessoa não estiver acompanhando seu consumo? As operadoras estão fiscalizando para devolver os créditos das cobranças indevidas? Nós sabemos o tratamento que o consumidor brasileiro tem com as prestadoras deste tipo de serviço, imaginemos quantas pessoas no país estão sendo cobradas indevidamente, sem saber, aumentando o lucro das operadoras. Até quando ficaremos reféns dessa situação?

perguntou Aug 15 às 17:13

juniorvrb's gravatar image

juniorvrb
57131.1k

Comigo aconteceu o mesmo. começou de um dia p outro, ate duas vezes no dia. normalmente descontava rs0.99 da conexao.

ENTAO RECLAMEI NA ANATEL.

ME DEVOLVERAM rS34.00 validade ate nov/2017 e o atendente me disse q era CARACTERISTICA DA REDE 4G e q daqui p frente eu estaria ciente e nao poderia mais reclamar, entao, falei NO NO NO VOU RECLAMAR SIM POIS EU PAGO ADIANTADO POR UM SERVICO DE PRAZO DETERMINADO E NAO POR SERVICO DIARIO.

DA PROXIMA VOU NO PROCON

SO LEMBRANDO Q TRABALHO COM INFORMATICA E NAO TENHO INTERNET EM CASA E TODOS MEUS APPS NI CELULAR ANDROID ESTAO NO MODO MANUAL E AS REFERIDAS INDICACOES DE DESATIVAR FUNCOES NO ANDROID JA SE ENCONTRAVA DESATIVADAS POR MIM DESDE A COMPRA DO CELULAR POIS JA FAÇO ISSO DE ANTEMAO ATE MESMO EM COMPUTADOR QDO TINHA INTERNET.

AGORA SO P DEIXAR UM POUCO MAIS CLARO...

A TECNOLOGIA 4G OU QTOS G QUISEREM NÃO TEM NO SEU PROTOCOLO DE CONTROLE A PARTE FINANCEIRA ENTAO ELE POR SI SO NAO EMITE COBRANCA ALGUMA, MAS OS SEUS USUARIOS COMERCIAIS, NO CASO AS OPERADORAS. SAO ELAS QM DETERMINAM O QTO VAO COBRAR PELO SERVICO, NAO O SISTEMA DE REDE 4G. FATO COMPROVADO POR PRECOS DIFERENCIADOS NUM MERCADO DE LIVRE CONCORRENCIA MUNDO A FORA.

MENSAGEM PELO APPS DA ANATEL

Em atenção a ID XXXXXXX, referente ao protocolo de contestação nº XXXXXXX, de 31/07/2017, entramos em contato com o (a) Sr. (a) XXXXXXXX, no telefone XXXXXXX, no dia 05/08/2017 às 19:43 a fim de esclarecermos sobre o questionamento da linha XXXXXXXX, referente a cobrança do pacote de internet. Esclarecemos que o que chamamos de 4G no Brasil é o uso de tecnologia padronizada LTE (Long-Term Evolution). Trata-se de uma rede de dados que é uma “evolução” das redes 3G e 2G, criada para aumentar as velocidades de transmissão no mundo inteiro. A rede 4G é uma tecnologia e usa serviços de internet inclusive para as demais funcionalidades como por exemplo “amparar” os serviços de voz e WIFI, caso ocorram intermitências a fim de garantir a qualidade dos serviços.. Desta forma, quando o aparelho faz ou recebe uma ligação, ou quando oscila a conexão WIFI acaba por utilizar a tecnologia 4G, ocorrendo a cobrança, com os dados móveis ativados ou não. É necessária a verificação da Assistência Wi-Fi pois quando o aparelho estiver com um nível de sinal muito baixo ele buscará a rede de dados 4G como alternativa e se registra na rede, porém não chega a trafegar, por isso se faz necessária a configuração: - Configurar – Sistema – Programador – “Dados de rede celular sempre ativos” e “Troca agressiva de Wi-fi para celular”. (desativar) Se não tiver ativado o menu programador, será necessário antes realizar o procedimento abaixo: Ativar o modo desenvolvedor: -Informação de dispositivo/Hardware/Software, Clicar 7x até aparecer mensagem de liberação de opção de desenvolvedor. Por liberalidade da TIM, faremos a restituição em dobro com demais encargos, no valor total R$ 34,28 na linha XXXXXXXX com prazo de validade de 90 dias. Colocamo-nos a sua inteira disposição na Central de e Relacionamento com o Cliente, através do *144 (ligando de um telefone TIM), ligando de outro telefone 1056 (cliente consumidor e corporativo), para mais esclarecimentos.

link permanente

respondeu Aug 15 às 19:22

emailx45's gravatar image

emailx45
310520

editou Aug 15 às 19:25

Confusa esta resposta da Anatel!

spicy_question's gravatar image spicy_question (Aug 15 às 20:16)

Golpe da operadora! Imagina quantas pessoas estão sendo cobradas sem saber!

juniorvrb's gravatar image juniorvrb (Aug 16 às 16:20)

Isso é enganação da operadora, bastaria desabilitar "Dados Movel", mas os App das operadoras acessam a internet sem você querer.

Veja perguntas semelhantes a sua:

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/268012/meu-celular-consome-dados-moveis-a-nao-ser-que-eu-exclua-apn

http://forum.techtudo.com.br/perguntas/216176/todo-celular-com-4g-gasta-mais-internet

link permanente

respondeu Aug 15 às 20:12

spicy_question's gravatar image

spicy_question
26294317.7k

editou Aug 15 às 20:23

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,646
×1,160
×263
×209
×56
×41
×29
×17
×14
×12
×4
×2
×1

pergunta feita: Aug 15 às 17:13

pergunta lida: 233 vezes

última alteração: Aug 16 às 16:20