PaoloV57

Moderador

Tutorial como fazer overclock em processador

Perguntou 6 anos atrás

O que é overclock?

Overclock é uma alteração na frequência de algum componente do computador (processador, placa de vídeo, memória RAM ou até monitor) com o objetivo de aumentar o desempenho do sistema.

O que eu preciso para fazer overclock?

Um processador Intel com terminação K ou X (ex: i5 7600k ou i7 3960x) ou um AMD FX Black Edition ou qualquer Ryzen;

Uma placa mãe com chipset que permita overclock (no caso da Intel 7ª e 8ª geração, eles são os chipset Z270/Z370, dos Ryzen são o B350/B450 e X370/X470 e nos FX eu acredito que todas façam, porém eu vou deixar algumas obervações lá embaixo que vale a pena conferir antes de se arriscar);

Os AMD Ryzen conseguem fazer um bom trabalho apenas com o stock cooler porém caso queira alcançar maiores frequências ou caso esteja usando um AMD FX ou Intel, é necessário a aquisição de um novo cooler, e embora um watercooler seja minha maior recomendação, alguns aircoolers simples já conseguem bons resultados a um preço acessível;

Uma fonte com certificação 80 plus para não haver problemas com energia.

É arriscado fazer overclock?

Assim como todo processo que mexe com a natureza dos componentes do computador, o overclock pode acarretar problemas, por isso é importante que, além de estar dentro dos requisitos que eu coloquei acima, você leia as observações abaixo e faça todo o processo como eu recomendarei, para prevenir problemas. Lembrando que a garantia não cobre problemas com overclock e eu NÃO me responsabilizo por quaisquer loucuras que vocês tentarem fazer.

alt text

Observações importantes

Os processadores Ryzen de 1ª geração são "limitados" a 4.1GHz e os de 2ª geração a 4.2GHz que podem ser alcançados até mesmo com um air cooler, enquanto que com os Intel quanto melhor a refrigeração, melhores os resultados, um i7 8700k, por exemplo, pode chegar a 5.0GHz sem dificuldades com um watercooler;

Os processadores Ryzen com terminação X (ex: Ryzen 5 2600x) fazem overclock automaticamente através de um processo chamado XFR ou Extended Frequency Ratio (em português, taxa de frequência expandida) e são mais recomendados para quem quer um desempenho bom sem precisar se estressar com overclock;

Algumas placas mãe de processadores FX possuem TDP muito baixo (a exemplo da M5A78M-LX/BR da ASUS que tem TDP de 95W) e por isso não permitem que você alcance altos resultados em overclock, pois você não vai poder mexer na tensão do processador já que ela está no máximo de carga que pode aguentar;

Existem alguns valores que devem ser respeitados, como a tensão máxima, já que se você passar do valor máximo recomendado, o processador passará a receber energia demais, o que além de deixá-lo instável, pode fazer com que ele ou a placa mãe sofra danos;

Placas mãe com mais dissipadores de calor são mais frias que os modelos mais economicos, porém na maioria dos casos isso não impacta tanto em overclocks casuais (para uso no dia-a-dia), mas pode ser um ponto a se considerar se estiver fazendo algum overclock extremo em busca de quebrar algum recorde, aí embaixo tem uma imagem comparativa entre uma placa mãe mais barata e uma entusiasta (LEDs EVERYWHERE).

alt text

Provavelmente a mais importante observação daqui e por isso eu coloquei por último, assim você provavelmente teve que ler tudo até aqui pra saber disso :) cada processador é ÚNICO e embora todos funcionem no mesmo base clock, nem todos vão alcançar a mesma velocidade com overclock, é possível que você coloque o melhor watercooler, uma fonte de 1000W, uma placa mãe de mais de R$1000 e mesmo assim não consiga subir mais de 100MHz (0.1GHz) no seu processador, enquanto seu amigo com um cooler box, fonte de 430W, placa mãe de R$400 consegue aumentar 10x o que você conseguiu, isso é conhecido como silicon lottery e não há nada que você possa fazer a respeito.

Passo-a-passo para fazer overclock

Passei muito tempo pensando em como ia dividir essa parte, se colocaria Intel/AMD separado, se falaria de overclock com placa de vídeo e memória RAM também, mas pra ficar mais curto e também porque não há ganhos tão consideráveis com overclock em placa de vídeo, preferi deixar tudo junto e falar apenas de processadores, se tiverem alguma dúvida ou se quiserem que eu adicione algum outro tutorial depois ou ainda se tiverem alguma dica, deixem nos comentários.

Para os AMD Ryzen existe um programa desenvolvido pela própria AMD, chamado de Ryzen Master, que te permite fazer alterações de maneira mais rápida, nós trataremos dele adiante.

Programas que você vai precisar (clique neles para ser redirecionado para o link de download):

Cinebench R15 (embora muitos critiquem os resultados entregues por ele, é um ótimo software para medir o potencial máximo do computador);

AIDA64 (o teste de estresse dele faz todos os núcleos do seu processador chegar a 100% de utilização, assim, se houver algum problema com instabilidade ou temperatura, você poderá ver sem que isso aconteça enquanto você esteja usando o computador de verdade);

HWMonitor (você vai utilizá-lo para medir a temperatura máxima da CPU durante o teste de estresse).

Ryzen Master

Método 1: Usando a BIOS (cada placa mãe possui uma BIOS diferente e por isso os passos podem ser diferentes dos indicados aqui, mas eu tentarei cobrir de maneira geral o processo que serve para quaisquer processadores)

1 - Com os programas instalados, abra o Cinebench e realize um teste, anote o resultado;

2 - Quando concluir, abra o AIDA64 e o HWMonitor e deixe eles funcionando por uns 10 minutos, anote a temperatura máxima;

3 - Reinicie seu computador e acesse a BIOS dele pressionando o botão indicado quando a tela da placa mãe aparecer (geralmente é a tecla DELETE ou F2);

A partir de agora, cada caminho é diferente dependendo da sua placa mãe e os nomes apresentados irão ser diferentes, então sempre procure por itens parecidos, de acordo com a imagem;

4 - Na sua BIOS, vá até a última aba (ou na primeira, dependendo da placa) e salve as configurações atuais, assim, se ocorrer algum problema, você pode voltar para ela sem ter que mudar as configurações uma por uma;

alt text

5 - Procure por um menu parecido com Advanced Frequency Settings, OC settings ou algo do tipo, e então por "CPU Clock Ratio", esse número é a quantidade de vezes que o clock base (conhecido por BCLK e configurado por padrão em 100MHz) será multiplicado, você pode começar devagar aumentando 100MHz ou aumentar 500MHz logo de cara (por exemplo, se o CPU Clock Ratio estiver em 40, aumente-o para 45, porque seria 45x100MHz do base clock que dá 4500MHz ou 4.5GHz), em algumas placas mãe, ao invés de Clock Ratio você tem a velocidade final da multiplicação como opção, geralmente sob o nome de "Clock Speed";

alt text alt text

6 - Quando configurar tudo, dê um save e reinicie o computador (AVISO: é possível que logo agora ocorra algum erro, nesse caso, aparecerá uma mensagem dizendo que o overclock falhou e você será direcionado de volta à BIOS);

7 - Se o computador iniciar com sucesso, então repita o processo do passo 2, dessa vez por 15 minutos, se o computador desligar, der tela azul ou a temperatura estiver acima de 80°C você deve reduzir o valor do overclock;

8 - Se tudo estiver certo e você quiser aumentar os valores, então repita os passos 3 a 5, dessa vez aumentando 100MHz e depois repetindo o passo 7, repita isso até o computador se apresentar instável ou quando estiver satisfeito com os resultados;

8.1 - Se o computador estiver instável, você deve voltar para o último valor que deu certo;

Se você está usando um aircooler ou um processador Ryzen com um stock cooler ou ainda se já estiver satisfeito com os resultados, então pule para o passo 10.

9 - Se quiser tentar aumentar ainda mais o overclock, você deve aumentar a tensão (tension na BIOS), cada processador possui um limite seguro (o dos Ryzen é 1.45V e o dos Skylake é de até 1.275V, na verdade, menos do que isso geralmente já basta nos Intel, os outros eu não sei então recomendo checar na página do fabricante ou com o suporte);

10 - Quando tiver alcançado o valor máximo possível (quando a tensão estiver no máximo e não conseguir mais subir a velocidade do processador sem causar instabilidade) ou quando estiver satisfeito com os resultados, você pode realizar o último teste com o combo AIDA + HWM e, se tudo estiver certo, realize outro teste no Cinebench e compare os resultados para ver o quanto de melhora você conseguiu;

11 - Após todos esses processos, você pode usar seu computador sem problemas, se tudo foi feito corretamente é bem improvável que algo de errado vá acontecer com o computador, porém à noite, deixe o AIDA64 e o HWMonitor mais uma vez ligados, dessa vez até de manhã e quando acordar volte a observar se tudo está funcionando corretamente e pronto, seu computador está overclockado.

Observe que existem outras coisas ainda mais avançadas que você pode fazer na BIOS para tentar alcançar resultados ainda maiores, mas geralmente elas podem acarretar problemas no processador após uso contínuo, então minha recomendação é focar nessa parte mesmo, além do mais, se você está tendo que subir muito esse overclock para alcançar bons resultados, é provável que esteja precisando mesmo é trocar de CPU.

Método 2: Usando o Ryzen Master (exclusivo para os processadores Ryzen) [imagens em breve]

Com o objetivo de incentivar os usuários a aproveitar das maravilhas de se ter um processador desbloqueado, a AMD lançou o utilitário Ryzen Master, que promete facilitar o overclock para aqueles que não têm muita experiência com isso.

Como podem ver, a sua tela é bem simples e intuitiva, o passo-a-passo que eu trago aqui serve apenas para overclock com o processador, mas você pode usar desse aplicativo para fazer overclock na RAM (embora eu não tenha obtido bons resultados com ele).

1 - Faça um teste com o Cinebench com o HWMonitor de fundo para tomar o resultado de desempenho e temperatura em stock e anote-os;

2 - Abra o Ryzen Master, você será recebido com um aviso, não se assuste, apenas confirme;

3 - Observe na parte inferior da tela várias abas, cada uma delas se refere a um perfil, o perfil atual serve apenas para monitoramento, então escolha um dos outros 4 para editar;

4 - Na parte esquerda da tela você encontra vários itens, como esse tutorial foca apenas no overclock de CPU, desmarque as opções Memory Voltage Control e Controle de memória que servem para overclock de memória RAM;

5 - Comece subindo a velocidade para 100MHz acima do boost clock do seu processador (quando eu fiz no meu Ryzen 5 1600, o seu boost clock era de 3.4GHz, então eu comecei em 3.7GHz;

6 - Você pode começar aumentando a voltagem (nesse caso, recomendo deixar em 1.3V se estiver usando um stock cooler ou em 1.35V se estiver usando um bom air cooler/watercooler) ou pode deixar para fazer isso caso seu overclock falhe (nesse caso, deixe em 1.2375V ou no modo automático, desmarcando-o);

7 - Clique em salvar o perfil na parte inferior e em aplicar na parte superior e confirme, seu PC irá reiniciar;

8 - Aqui é possível que duas situações aconteçam, ou o overclock irá funcionar, e o Windows irá ligar, ou ele irá falhar (o Windows tenta 3 vezes ligar) e ele irá reiniciar com as configurações em stock carregadas, sempre que o PC reiniciar, o Ryzen Master se abrirá sozinho, então não faça nada até que ele abra;

9 - Faça novamente um teste do Cinebench com o HWMonitor e veja se o Windows não irá crashar e se as temperaturas se mantém estáveis;

10.1 - Se estiver confortável com os resultados, seu overclock estará concluído, mas ainda é recomendado deixar o computador ligado fazendo algum teste de estresse por algumas horas pra ter certeza da estabilidade;

10.2 - Se você quiser ir mais além, volte no Ryzen Master, use o mesmo perfil que você havia usado antes e aumente a velocidade, observe que dessa vez você não precisará reiniciar o PC, por isso esse é um ótimo aplicativo para fazer testes em diferentes frequências;

10.3 - Se o overclock falhar, você pode diminuir a velocidade no Ryzen Master para a última que deu certo ou aumentar a voltagem (lembre-se de respeitar os valores máximos estabelecidos pela AMD).

Como eu já disse antes, cada CPU é única, mas eu vou deixar aqui os resultados que eu alcancei usando apenas o Ryzen Master com meu Ryzen 5 1600:

3.2GHz com turbo para 3.4GHz (stock): Cinebench: 1134//Temperatura: 63°C

3.9GHz com 1.3V: Cinebench: 1285//Temperatura: 78°C

Esses resultados foram atingidos usando o stock cooler dele (o Wraith Spire), o que é considerado muito bom, ainda mais que enquanto eu jogo ele alcança apenas 65ºC com perfil de fan silencioso e fica bem abaixo dos 95°C que a AMD determina como limite.

Coolers que eu recomendo para overclock:

Quer uma coisa básica apenas para substituir seu cooler box? Watercooler de entrada

Quer/pode gastar um pouco mais pra um resultado melhor? Watercooler 120mm mediano

Pode gastar mais, tem espaço no gabinete e quer resultados ainda melhores? Watercooler 240mm excelente

Tem espaço sobrando no gabinete, dinheiro pra torrar e quer o processador mais frio que no polo sul? Watercooler 360mm

Também é possível fazer um watercooler custom que além de ser muito bonito, costuma apresentar resultados melhores, dependendo das peças usadas, ele também é capaz de refrigerar a placa de vídeo, o que é um bônus bem legal

Não gosta de misturar água e energia mesmo que todo mundo diga que nesse caso é seguro? Aqui tem um air cooler muito bom e que segura um bom overclock

Agradeço então a todos que leram até aqui, gostaria que todos que seguissem esse tutorial postassem aqui os resultados. Se você tem algo a acrescentar, alguma dúvida ou crítica construtiva, fique à vontade para compartilhar também.

As imagens utilizadas nesse guia foram retiradas do tutorial do canal Paul's Hardware porque minha placa mãe é bem antiga (2012/13) e eu achei que não faria sentido colocá-la em um tutorial de 2017, como eu fiz uso das imagens sem autorização dele (em minha defesa eu digo que ele nem me responderia se eu pedisse), então acho que nada mais justo do que deixar aqui o link tanto para o vídeo de onde eu tirei as prints quanto do canal dele.

Dúvidas sobre melhores peças, etc. devem ser feitas através deste post (eu não responderei nada sobre esse assunto aqui), deixando esse aqui apenas para dúvidas com overclock.

Paolo Vinícios

PUBLICIDADE

Respostas

3 anos atrás

Olá, tenho uma dúvida. Recentemente comprei um Ryzen 5 3600 e mintei na placa mãe Asus B450m gaming/br e ao abrir a bios pra tentar fazer over vi que estava escrito cpu max clock: 3950mhz sendo que o boost indicado dele é de 4200mhz, mesmo assim tentei aumentar o clock pra 4000 e quando fui fazer os testes estava em 3950 ainda. Então abri a bios de novo e o clock havia voltado pra 3950 sozinho.
Obs: a parte que está escrito “cpu max clock” não é ajustável, não é uma opção, é só uma informação que aparece na bios
Alguma ideia de como tira esse cpu max clock ou aumenta ele pra pelo menos 4200?

wnform

Membro

4 anos atrás

Vlw você me ajudou e tanto pra fazer overclock texto bem montado parabéns

marcmira

Moderador

6 anos atrás

Gostei do texto, bem montado.

Assina ele com tem nome depois, de um pai a esse filhão...rsrs

o que eu colocaria para te dar um respaldo: que não é responsável se algo der errado, eu já tive gente que me mandou emails homéricos exigindo que desse suporte ao caso dele que não deu certo com o meu tutorial...rs

sobre a autoria das imagens, pode até colocar o link que se baseou, para que não te acusem de roubar o material do cara, se basear é normal, tem gente que copia e poe no site dela e vem cantando de galo com tutorial magico...rsrs, sem nem citar a fonte.

att