Estou com uma duvida.. Tenho um PC da 4ªGer. e queria saber se é bom ou não, se perderá desempenho ou não, se perco dual channel caso eu utilize mais uma memória RAM 2GB 1600MHz DDR3

Minha configuração atual:

• Placa Mãe: ASUS B85M-G 4ªGer. (suporta 32GB) 4x Pentes DDR3
  • Processador: i3 4160
  • Memória RAM: 2x 4GB 1600MHz
  • HD: 1TB Samsung
  • Placa de vídeo: GTX 550 Ti

Pode ser desnecessário utilizar +1 pente de 2GB, mas queria usar já que a tenho e parada sem utilização alguma.

perguntou Aug 19 às 07:20

Philippe's gravatar image

Philippe
10121470

editou Aug 19 às 07:21

Não perde pois o dual-channel funciona em pares de módulos, então outra memória RAM não interfere no sistema, mas se quiser ter certeza de que ele está funcionando, recomendo usar o programa Speccy.

PS: Realmente esses 2Gb extras não vão te acrescentar em nada.

link permanente

respondeu Aug 19 às 17:54

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57
610202.8k

Desconfio que não funcionará, pois o manual obriga memorias com os mesmos tempos e até recomenda o mesmo fabricante:

"Always install DIMMs with the same CAS latency. For optimal compatibility, we recommend that you install memory modules of the same version or date code (D/C) from the same vendor".

Se funcionar este modulo de 2GB, comprometerá o desempenho do gerenciamento de memoria no Windows, pois o modulo de 2GB terá a velocidade normal enquanto os outros dois módulos de 4GB terão a velocidade quase dobrada pelo Dual-channel.

link permanente

respondeu Aug 19 às 19:00

spicy_question's gravatar image

spicy_question
27334318.3k

editou Aug 19 às 19:12

Pra falar a verdade, tanto funciona como não há perda de desempenho. Nesse post aqui tem um comunicado da Gigabyte dizendo que o dual-channel permanece ativo, enquanto que o outro pente permanece em single-channel, e embora exista uma diferença de velocidade, é algo que você não deve notar.

Não tenho certeza como isso funciona, mas os usuários estavam comentando que os pentes operando em dual-channel devem ser acessados primeiro e o terceiro pente só é acessado quando necessário.

A única diferença é que, no caso do post que eu coloquei, o usuário quis colocar 3x4Gb, então eu não sei se a diferença de capacidade influenciaria, mas imagino que não já que é possível fazer 2x4Gb + 2x8Gb.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Aug 19 às 21:47)

Mas a placa mãe é a ASUS B85M-G, e as controladoras de memoria embutida no processador (Desde da 3a geração intel), não são assim tão versáteis!

Deepouter's gravatar image Deepouter (Aug 19 às 22:09)

Realmente as placas atuais são mais exigentes com as combinações de memorias possíveis, só mesmo testando!

Mas um pente de Memoria único ou mais lento, sempre compromete o desempenho do par que estiver trabalhando em dual-channel.

Ainda mais no Windows que não reorganiza a memoria e sempre deixa espaços livres entre as tarefas em execução. Então sempre é possível um programa ou área de dados estar ocupando memorias com velocidades diferentes, gerando mais um ciclo de espera!

spicy_question's gravatar image spicy_question (Aug 19 às 22:29)

Nesse caso, então eu realmente não sei informar, mas considerando que no melhor dos cenários, não acontece nada de bom ou de ruim, não recomendo a ele colocar, a não ser que ele queira testar e sanar nossa dúvida kkk

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Aug 19 às 22:50)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,321
×1,830
×495
×278
×63
×12

pergunta feita: Aug 19 às 07:20

pergunta lida: 345 vezes

última alteração: Aug 19 às 22:50