Eu quero dar um upgrade no filhão, mas nada muito caro haha' Meu atual setup é:

• Gabinete Versa H-15
  • FX-6300
  • 2x 4gb HyperX
  • GTX 1050Ti
  • Corsair 500W
  • GA-78LMT-USB3 rev. 6
  • 2x Coolers 120mm
  • 2 HDs antigos, um de 400gb e um de 500gb.

Eu queria colocar um HD de 3TB da Seagate e um SSD de 120gb (talvez da Kingston, só para o sistema mesmo). Sem falar em trocar o FX6300 por um FX8320e ou FX8300 (Provavelmente o FX8300, mas não sei, estou aberto a opiniões). A Minha pergunta é: Meu setup atual suporta esse upgrade? Meu medo é de a fonte não aguentar essas mudanças. Eu queria dicas de uma galera mais experiente ou que entenda um pouco mais do que eu. Desde já agradeço a ajuda!

perguntou Aug 23 às 01:04

Luckao's gravatar image

Luckao
471

Depende do que você faz com esse computador e do quanto você pode gastar.

Primeiro, você realmente precisa desse HD de 3Tb? Na época que eu era YouTuber, que tinha várias gameplays guardadas, vários arquivos editados e não editados, eu me virava com um HD de 500Gb. Acho que o que a maioria das pessoas precisa hoje em dia é de 1Tb e ainda vai ficar sobrando uma boa parte, claro que existem as exceções, mas acho que seria melhor se você comprasse no máximo um de 2Tb e o que sobrou você compraria um SSD maior (talvez de 240 ou 480Gb), para manter tanto seu sistema (deve ocupar em torno de 20Gb, mas é sempre bom ter margem para atualizações, por isso reserve até uns 50Gb) quanto jogos ou programas essenciais que você precisa que abram rápido.

Se o que você faz de mais exigente com esse computador é jogos, então eu não sei se o upgrade pra qualquer processador da série FX 8xxx não vai lhe trazer muitos benefícios, já que os 2 núcleos extras não são bem utilizados por eles. Se você trabalha com edição, no entanto, então o desempenho extra é válido, mas poderia ser melhor se você fizesse outros upgrades, mas respondendo diretamente as suas perguntas, sua fonte aguenta sem problemas esse upgrade, já que a GTX 1050 TI consome pouca energia, qualquer processador até um i7/R7 que você colocar nessa fonte (imaginando que seja uma 80 plus) funcionará bem.

link permanente

respondeu Aug 23 às 13:52

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57
610202.8k

Eu sinto as vezes o jogo dando umas pequenas travadinhas, mesmo o fps estando em 60 ou mais praticamente o jogo todo. Pelo que eu pesquisei pode ser porque a placa de video é "potente de mais" pro meu processador. E o HD de 3T é porque o preço está quase igual ao de 2T

Luckao's gravatar image Luckao (Aug 23 às 23:33)

Eu basicamente uso para jogos e essas coisas. Os jogos rodam no alto ou até no ultra na maioria dos games, mas essas travadinhas me incomodam, não acontecem direto, só as vezes, mas incomoda.

Luckao's gravatar image Luckao (Aug 23 às 23:35)

Sim, realmente, travadas na grande maioria das vezes são culpa do processador, mas geralmente reduzir um pouco alguma coisa nas configurações (não precisa ser todo o preset) é o suficiente (coisas como partículas dinâmicas já ajudam bastante), no entanto, como você está jogando no ultra, pode ser que esse seja o problema, nesse caso, experimente diminuir as texturas para ver se melhora (você dificilmente notará diferenças).

Falando no upgrade do HD, se você realmente precisa disso e se o preço está realmente em conta, então vá em frente.

Quanto ao processador, eu não recomendo mais upgrades na plataforma FX, por mais caro que possa ser em comparação a trocar apenas o processador, os benefícios de trocar da linha FX pra a Ryzen são imensos, além disso, é pouco provável que esse upgrade acabe com essas travadas (mas é possível, nunca se sabe). Aqui tem um vídeo de comparação entre o FX 8370 (melhor modelo da linha FX 8xxx se não em engano) e o Ryzen 3 1200 (modelo mais básico da linha Ryzen até agora, sendo que eles podem fazer overclock mesmo com o cooler que já vem com ele). O bônus extra é que o socket AM4 sobreviverá até 2020, então é possível que você encontre processadores para ele até 2021/22.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Aug 24 às 00:08)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,322
×1,938
×1,282
×216
×104
×16
×9

pergunta feita: Aug 23 às 01:04

pergunta lida: 280 vezes

última alteração: Aug 24 às 00:08