Estou montando um PC que será mais para jogos e não manjo muito. Será pouco utilizado para desenvolvimento de apps Androids. Pensei em pegar um i7 7700k, mas pelo o que entendi lendo na net, pagaria a mais e não teria um porque. Qualquer jogo recente consegue rodar no ultra com um i5 7600k mesmo sem over(3.8Ghz, não pretendo fazer over tão cedo por conta de não comprar o watercooler no primeiro mês e sim usar um dissipador mais simples). Isso está certo? Vale a pena pegar o i5?

Uma última questão que estou com dúvida é na potência da fonte, pretendo pegar uma de 600W 80 plus. Preciso só saber se vai aguentar. As configs serão:

i5 7600k ou i7 7700k
Placa mãe ASUS Z170
HD 3,5 1TB 7200 RPM
Geforce GTX 1060 6gb
RAM Corsair 8gb 2400 Mhz (2x)
Gabinete AeroCool Gamer Aero 500

Agradeço toda a ajuda prestada.

perguntou Aug 30 às 17:38

gabresep's gravatar image

gabresep
21

O i7 7700k tem muito mais desempenho que o i5 (e na minha opinião, não vale mais a pena comprar i5). E qual o cooler que você está pensando em comprar? Mesmo na velocidade stock o i7 costuma esquentar um pouco então é bom ter cuidado.

link permanente

respondeu Aug 30 às 22:30

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57
37192.4k

editou Aug 30 às 22:31

Inicialmente eu iria usar o dissipador que viesse com o processador, ou iria usar um dissipador Air Cooler que tenho nesse meu i3 velho aqui. Sei que o processador a 80ºc em média não gera nenhum problema e acredito que sem o overcloock não passe de 86/90. Ai pegaria um watercooler quando pudesse.

Mas obrigado pela ajuda!

link permanente

respondeu Aug 30 às 22:40

gabresep
21

Realmente o I7-7700k vem sem cooler, mas um water cooler é um exagero para o pequeno Overclock já feito automaticamente pelo processador, além de exigir gabinete especial.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Aug 30 às 23:04)

Para o overclock normal feito pelo proprio processador usei o Hyper 212X que é muito eficiente!
Com o I7-7700k ficou em 30°c em modo de espera, e não chega aos 50°c mesmo com 94% de utilização.
A fixação na placa mãe é bem pratica, e não existe a possibilidade de ficar em falso como as presilhas tradicionais.

O único inconveniente é que Hyper 212X serve para quase todos processadores, por isso vem com um kit com diversos parafusos, que devem ser escolhidos de acordo com o seu processador e a documentação que acompanha não é muito clara.

Mas existem diversos videos no Youtube, neste vídeo que me orientou na montagem, o processador usado tinha o socket 1150:
https://www.youtube.com/watch?v=OI1C0zbDVMI

alt text

link permanente

respondeu Aug 30 às 22:56

Deepouter's gravatar image

Deepouter
1116228.6k

editou Aug 30 às 23:08

Um water cooler não é sempre melhor que um air cooler?

link permanente

respondeu Aug 30 às 23:08

gabresep
21

Depende de qual watercooler e de qual air cooler estamos falando.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Aug 30 às 23:10)

O air cooler que o @deepouter recomendou é bom para utilizar o processador em stock ou com overclocks leves, mas quando comparado com um H60 da Corsair, por exemplo, o H60 se sai bem melhor. Pra falar a verdade, até um Masterliquid Lite (confirmar o nome depois, não to 100% certo dele) é muito bom pra overclock.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Aug 30 às 23:12)

Só se você for fazer Overclock além dos 4.50 GHz, que é automático no I7-7700K!

Um Water-cooler custa mais que o dobro de um Air-cooler, além de exigir maior manutenção e gabinete com espaço e previsão para um Water-cooler.

O principio do Water-cooler é o mesmo do radiador do carro, tem que sempre verificar o nível do liquido e de vez em quanto vaza, só que num computador o liquido pode estragar a placa mãe, placa de vídeo ou processador que são as peças mais caras de um PC.

Lembra da Lei de Murphy: “Se algo pode dar errado, dará”.

Deepouter's gravatar image Deepouter (Aug 30 às 23:36)

Só se for um watercooler custom, um sistema fechado (ou AIO como chamam no exterior) já é muito bom e não precisa de manutenção, é montou, ligou e só precisa de espaço pra colocar a ventoinha mesmo, óbvio que os custom entregam muito mais resfriamento quando bem feitos, e o líquido usado neles não danifica os componentes elétricos não, além de serem bem difíceis de vazar quando bem feitos.

O potencial de overclock do i7 7700k é muito bom, dá pra chegar a uns 5GHz ou mais até, dependendo do chip (lembrando que o boost clock dele é em apenas 2 cores, se não me engano, já com overclock na BIOS você aumenta a frequência de todos os cores).

O Masterliquid Lite que eu falei (que é o menor watercooler que eu recomendo a compra) é apenas R$30 mais caro que o Hyper 212x.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Aug 30 às 23:47)

Esqueci de falar que existe uma "bomba d'água", que é mais uma possibilidade de problema!

Olha um kit da thermaltake: alt text

Deepouter's gravatar image Deepouter (Aug 31 às 01:57)

Mas esses sistemas customizados são realmente complicados de se montarem (eu mesmo nunca me arriscaria com um), mas um simples sistema fechado como eu disse, já entrega um resultado superior a um air cooler e não são tão mais caros assim. Aqui tem o exemplo de um H60 da Corsair.

alt text

E aqui como ele fica em um gabinete (pode ver que não precisa de tanto espaço quanto um custom).

alt text

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Aug 31 às 17:37)
exibindo 5 de 6 Todas

Por isso estou esperando a 9ª geração Intel "Ice Lake", com tecnologia de 10 nanômetros, que dispensará resfriamento, manutenção zero!

link permanente

respondeu Aug 31 às 02:16

spicy_question's gravatar image

spicy_question
26294317.7k

Tudo o que eu peço da Intel é que os Coffee Lake venham com uma xícara de café, cara eu odeio café, mas eu compraria um só pra dizer que tomei café da Intel kkk

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Aug 31 às 17:33)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,233
×4,179
×993
×408
×394
×175
×102
×98

pergunta feita: Aug 30 às 17:38

pergunta lida: 247 vezes