Diferença de desempenho IDE e NQC, AHCI

Perguntou 6 anos atrás

Bom pessoal, tenho uma duvida cruel que ja pesquisei em varios sites inclusive youtube, mas não obtive resposta concreta vamos la na minha duvida

adquiri um core i3 370m ddr3 1066 4gb dual channel notebook claro e também um
core 2 quad q9400 ddr2 1066 O.C dual channel

a duvida e o seguinte, o notebook 2 núcleos e 4 threads esta muito mais veloz que o computador, sabendo que o core i3 370m e muito menos veloz que o core 2 quad por nao ter o tdp de um desktop e ser apenas 2 núcleos físicos, andei olhando o pc e esse note e vi a diferença de velocidade esta no HD, ambos 7200 rpm, porem quando o hd do core2 quad chega o uso a 100% ele praticamente trava os processos enquanto não termina a leitura não passa para o próximo, ou seja, executa 1 processo por vez e as vezes faz travar outros, por exemplo, abro o chrome e estou vendo video e ao mesmo tempo vou abrir um programa que baixa musica Jdownloader2 por exemplo, simplesmente o chrome trava por alguns segundos

ai percebi que havia uma diferença entre a placa mae do note e do pc, sendo que do pc o hd fica em modo IDE (por ser um modelo antigo) e o notebook tem o modo NQC e AHCI

pesquisei no Google e vi que a diferença e que o NQC e ahci sao uma nova forma de gravação de enfileiramento de dados do HD que possibilita varias instruções ao mesmo tempo então surgiu minha duvida, pode ser esse o problema de lentidão do meu pc? "se existir uma placa mae com esse NQC e AHCI meu pc vai ficar com a mesma velocidade que esse notebook ou superior?

PUBLICIDADE

Respostas

spicy

Membro

6 anos atrás

Nunca vi uma BIOS que existisse a opção de selecionar NCQ, pois é uma tecnologia embutida nos discos e não é configurável, acelera a Leitura/Gravação e todos os discos (HD) atuais já possuem a tecnologia.

IDE e uma interface lenta usada nos antigos discos (HD) com cabos flats, as placas mãe atuais não tem mais IDE.

O AHCI é uma interface mais nova usado em discos SATA, mas as placas mãe atuais já possuem a nova interface SSD M.2., muito mais rápida, usada para placas de memoria que estão substituindo os SSDs tradicionais.

marcmira

Moderador

6 anos atrás

Nessas suas projeções voce mensurou que na época micros com 8GB de ram eram bem difícies de ter e o windows da moda era o 7?