Olá pessoal estou com um dúvida , estou montando um pc novo para jogos. No momento possuo o seguinte setup: GTX 1050 2gb I5-3330 CX-500w 1 TB HDD P8H61-M LX3 R2.0 4x2 RAM 1333 mhz Quero Trocar minha memória ram por uma de 8x2 1600 mhz e quero trocar meu processador por um i7-3770k . É uma boa escolha?

perguntou Sep 16 às 03:10

JeffersonRM's gravatar image

JeffersonRM
131

editou Sep 17 às 12:33

Deepouter's gravatar image

Deepouter
1116228.6k

Se está pensando em trocar a memória RAM e o processador, eu faria o pacote e trocaria placa mãe também, nesse caso, pegaria um processador mais moderno (7ª geração Intel, ou 8ª se puder esperar algumas semanas para seu lançamento ou ainda AMD Ryzen), sugiro isso porque você estaria comprando peças já antigas (RAM DDR3 e processador da 3ª geração), sendo que as atuais lhe trariam mais desempenho e maior possibilidade de upgrade no futuro.

link permanente

respondeu Sep 16 às 18:32

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57
37192.5k

DDR3 para DDR4 não tem diferença e eu queria montar um PC com socket 1155 e não migrar para outros tipos de socket , pois o dinheiro está um pouco curto.

link permanente

respondeu Sep 16 às 20:23

JeffersonRM
131

Há sim uma diferença entre DDR3 e DDR4, principalmente no que diz respeito às velocidades máximas que você pode encontrar, no DDR3 a maior velocidade que você acha é 2133MHz (se não me engano, também existem pentes de 2400MHz, porém nunca vi nenhum), enquanto que essa é a velocidade inicial do DDR4, sendo que você acha pentes de 2667MHz por preços bem acessíveis, porém o maior benefício, como eu disse, será se no futuro você pretender fazer outro upgrade, quanto mais avançamos, mais difícil fica de se encontrar tecnologias passadas em estado bem conservado, porém se realmente não for do seu interesse, então esse é o melhor upgrade disponível para essa geração.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 16 às 21:42)

Hm , entendo . Mas minha mudança de setup é apenas para retirar o gargalo com o maior custo beneficio que existir haha . Qual processador você recomendaria para uma gtx 1050 2gb?

link permanente

respondeu Sep 16 às 22:32

JeffersonRM
131

Pela sua configuração, na maior parte dos jogos o gargalo está na placa de vídeo, então mesmo com um i7 você só deverá ter um ganho notável em jogos CPU bound.

Como a GTX 1050 é uma placa de entrada, a não ser que você vá fazer um upgrade nela nos próximos 6 meses, o i5 que você tem já é o suficiente.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 17 às 01:51)

Há videos no youtube de um jogo que eu jogo ( RUST ) que a gpu deles ficam 100% sempre com um i7-7700k e não há gargalos.Já a minha gpu fica em 60% apenas ( JOGO EM 1366x768 ) .

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 17 às 02:19)

Provavelmente, por conta da baixa resolução, a sua placa de vídeo está fazendo mais quadros do que o processador aguenta ou ainda porque você coloca o jogo em uma configuração gráfica baixa que não exige tanto da placa de vídeo, mas a questão de verdade é isso torna o gameplay impossível ou gera travadas? Porque não existe um computador sem gargalo e você só deve fazer um upgrade se o seu sistema atual não está dando conta.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 17 às 10:36)

eu utilizo meus jogos na resolução 1366x768 , meu gpu nunca fica em 100% e também utilizo nos graficos médio . O gpu alcança apenas 70% ~ 80%.Nas gameplays de outros jogares o gpu alcança 100% ( SÓ NÃO SEI SE ELES JOGAM EM 1080p ou 900p). Porém estou pensando em trocar meu processador para um i5-3570k ( 370 reais ) ou um i7-3770k ( 715 reais ) , Qual vale mais apena em relação a jogos? Meu i5-3330 está guentando minha placa porém estou sentindo que ela é um pouco fraca . Queria por uma dos 2 processadores acima para ficar um pouco mais equilibrado e na versão K para se necessário um overclock sabe.Qual dos 2 processadores vale mais apena será?

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 17 às 15:18)

Resolução maior = peso na placa de vídeo

Resolução menor = peso no processador

Confirme se sua placa mãe dá suporte a overclock antes de fazer o upgrade. Não sou adepto a comprar tecnologia antiga e peças usadas, mas sem dúvidas o i7 desafogaria mais a situação, no entanto, só faça esse upgrade se realmente o desempenho não está lhe satisfazendo (experimente desligar o MSI Afterburner e ver se o resultado que está tendo já não lhe é o adequado), então você poderia adiar esse upgrade por mais um tempo e aí sim partir para um Intel 8ª geração ou Ryzen.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 17 às 22:19)

Eu tenho gargalos em alguns jogos e isso me incomoda bastante , vou optar comprar o i7-3770k mesmo já que é o melhor processador do socket 1155 e eu não quero trocar de socket haha , e vou procurar o i7 usado mesmo por um preço acessível , porém queria que me ajudasse a ver se minha placa-mãe aceitar overclock . Eu tenho uma PH861-M LX3 R2.0 .

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 02:04)

Chipset H61 não faz overclock, apenas P68 e outro que agora não me vem na cabeça.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 18 às 02:29)

Ah tá certo , então vou pegar o i7-3770 sem o K , porém só para minha aprendizagem mesmo , como eu descubro se a placa-mãe suporta ou não Overclock?

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 02:30)

Toda geração de processadores acompanha uma geração de placas mãe com vários chipsets, você tem que ver quais chipsets daquela geração permitem overclock, na 6a e 7a geração, por exemplo, você tem os chipsets Z170 e Z270, nos Ryzen são o B350 e o X370, e nos FX eu acho que são todas.

Recomendo ler esse artigo sobre overclock

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 18 às 10:00)

Na bios da minha placa-mãe tem a opção CPU RATIO , porém eu queria saber se no site da fabricante da placa-mãe fala alguma coisa sobre pode ou não fazer overclock , porque vou pesquisar varios tipos de placa-mãe dai queria saber como vejo se faz ou não overclock , porque vendo essas coisas de gerações de processador e ver quais chipset ela suporta e tals é muito complicado pra mim queria algo mais facil pra ver se é possivel ou não fazer o overclock entendeu?

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 17:02)

Então, ter a opção todas têm, mas não são todas que vão deixar você mudar isso, pode até parecer complicado, mas é fácil, chipset é o chip central da placa mãe, eles possuem uma nomenclatura específica e geralmente são lançados 3 por geração e apenas o melhor deles permite overclock (pelo menos nas mais recentes e falando apenas do caso Intel). Se quer uma maneira mais simples mesmo, só pesquisando diretamente no google

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 18 às 18:09)

Ok , então um i7 3770 ( 500 reais eu acho aqui ) , 1 monitor que rode em 1080p resolveria meus gargalos será? E vou colocar 16 GB Ram pois o jogo que eu jogo exige bastante ram .

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 19:00)

RAM é o tipo de coisa que quanto mais você colocar, mais vai consumir, mas não quer dizer que você realmente está tendo um benefício por isso, já vi gente com incríveis 64Gb de RAM jogando COD e o jogo puxando 50Gb, mas tendo o mesmo desempenho de alguém que joga com 8Gb. De cabeça eu só consigo pensar em 2 jogos que se beneficiam de mais de 8Gb de RAM que são BF1 e PUBG, os R$300 que você estaria gastando nesse upgrade poderia ser melhor realocado.

Como eu disse, gargalo é algo que todo computador tem porque vai sempre haver um limitador no seu desempenho, a diferença é que ele vai deixar de ser em uma peça e passar a ser em outra, pelo o que eu entendi, você está fazendo essa troca porque quer ter 100% da sua GPU sendo usada, então você terá isso em todos os jogos, devido ao desequilíbrio que vai haver entre uma CPU topo de linha e uma GPU de entrada.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 18 às 19:15)

Eu sou um pouco leigo em hardware , então qual outro processador que ficaria equilibrado e deixaria minha gpu em 100% de uso? e outra o jogo necessita mesmo de 16 gb de ram haha todos que jogam falam a mesma coisa .. Eu gostaria de um processador que seja socket 1155 pra mim não precisa trocar a placa-mãe junto , e o caso do monitor eu sou obrigado quero um 1080p barato

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 19:39)

Considerando a sua placa mãe, suas opções se reduzem basicamente a isso, i5 ou i7.

Lembrando que quando você colocar um monitor 1080p, a taxa de FPS será mais baixa do que em 768p, em contrapartida, terá uma imagem mais bonita e com menos serrilhado.

Por curiosidade, de que jogo você está falando?

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 18 às 20:20)

Vou por nos graficos médio e terei 60 fps concerteza , nos graficos alto meu fps já é +100 . Estou falando do jogo Rust Experimental . Tem facebook ou whatsapp? pd me passar?

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 21:01)

Infelizmente só resolvo assuntos do fórum por aqui, se não acaba sendo muita coisa misturada.

Pelo o que eu vi nos requisitos desse jogo, 8Gb é o mínimo, parece ser bem mal otimizado olhando para os gráficos dele, mas não conheço para falar a respeito.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 18 às 21:14)

8Gb era o minimo a tempos atrás agora o jogo está exigindo mais . Você me recomendaria o i7-3770 então? Já que é o melhor processador da socket 1155. E não irá dar problema se o processador for mais forte que a placa de video?

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 23:00)

Como eu disse, se você não considera trocar a plataforma, então essa é a melhor opção. Processador mais forte que placa de vídeo só quer dizer que ele não vai estar sendo utilizado em sua totalidade.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 18 às 23:55)

Isso seria bom não ser usado totalmente né? E a placa de video com o processador mais forte conseguiria alcançar os 100% também né?

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 19 às 00:12)

Você não faz upgrade visando ter 100% de utilização de uma coisa, você faz upgrade visando ter melhor desempenho, supondo um cenário onde ambos processador e placa de vídeo estejam funcionando a 10% de sua capacidade total, se você está tendo o desempenho que deseja, isso já é bom. Porcentagem de utilização só vai mostrar onde está o gargalo (que, como eu disse, só é problema se está lhe causando quedas de FPS, stutter, etc.).

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Sep 19 às 00:22)

hm entendi , então no meu caso . Possuo uma GTX 1050 2GB , 1 TB HDD , PH861-M LX3 R2.0 , CX-500W , I5-3330 , 4x2 RAM 1333mhz , 1 MONITOR COM RESOLUÇÃO MÁXIMA DE 1366x768 . Porém nos jogos tenho gargalos e minha GPU nunca atinge 100% e tenho quedas de FPS ( A GPU ATINGE 70,80% ) e meu PROCESSADOR atinge sempre 60~70% . Não consigo jogar direito . Oque você mudaria para apenas resolver meu problema ? O monitor para 1080p e o processador para um i7-3770? OBS: Leva em consideração que não quero trocar a placa-mãe e nem a placa de video !

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 19 às 01:20)
exibindo 5 de 22 Todas

Realmente não vale a pena, você só vai encontrar o i7-3770k usado e caro!

A placa mãe Asus P8H61-M LX3, não aceita DDR3-1600 Mhz, o máximo permitido é DDR3-1333 Mhz, dois modulos de 8GB.

link permanente

respondeu Sep 17 às 12:02

Deepouter's gravatar image

Deepouter
1116228.6k

1

P8H61-M LX3 R2.0 é a minha placa-mãe.

Memória 2 x DIMM, máximo de 16GB, DDR3 2200(O.C.)/2133(O.C.)/2000(O.C.)/1866(O.C.)/1600/1333/1066 MHz Non-ECC, Un-buffered

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 17 às 15:20)

Realmente a versão 2.0 desta placa aceita memorias com clock maior que 1333 mhz, mas não conte com muita melhora, por que o BUS principal permanece o mesmo dos processadores da 3ª geração.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Sep 17 às 20:30)

Uma i7-3770k + 16 GB RAM 1600mhz + Monitor Full HD ( SUPORTE 1080p ) , desafogaria minha gtx 1050 2GB e a gpu fixaria a 99% nos jogos que não são CPU BOUND será?

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 00:16)

Cara se você achar por um preço bom esse I7 vai dar mas longevidade ao seu kit, pós seu i5 deve sofrer em vários jogos chegando a 100%.

O problema e que a galera quer cobrar muito caro por processador ja antigo, tenta achar na OLX, mercadolivre tem preço alto geralmente.

link permanente

respondeu Sep 17 às 18:15

hugo1401's gravatar image

hugo1401
7874813.2k

achei um i7-3770k por 715 reais em ótimo estado , vale apena?

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 17 às 20:30)

Só pra te dar um parâmetro de comparação, um I5-7500 custa uns R$870, garantia de 3 anos e 7% mais rápido, sem falar nas novas tecnologias DDR4, PCI express 3.0, pouco aquecimento e consumo de energia.

O I7-3370k já não tem mais garantia da Intel, então verifica qual garantia que a loja te dá, pois muitas lojas compram computadores velhos e vendem as peças separadas sem testar.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Sep 17 às 21:44)

Entendo da garantia sim , porém se eu por um i5-7500 vou ter que trocar a placa-mãe e ainda comprar as memórias DDR4 , dai nessa brincadeira vai muito dinheiro,por isso queria continuar com a socket 1155 e apenas trocar o processador.Quero economizar tanto que vou comprar usado o i7 caso eu compre.

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 00:09)

Porque não pega o 3770 sem o k, deve achar mais barato, aqui na OLX da minha cidade achei por $500.

hugo1401's gravatar image hugo1401 (Sep 18 às 00:19)

Sim sim vou procurar o modelo sem o K mesmo , o amigo acima disse que minha placa-mãe não suporta Overclock mesmo haha !

JeffersonRM's gravatar image JeffersonRM (Sep 18 às 02:31)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,235
×1,663
×1,235
×1,208
×993
×796

pergunta feita: Sep 16 às 03:10

pergunta lida: 375 vezes

última alteração: Sep 19 às 01:20