estou querendo montar um PC gamer e o gabinete q escolhi e o Multilaser Warrior GA124, ele ja vem com 3 fans: um lateral, um frontal e um traseiro. O sistema de refrigeração q estou pensando e colocar dois fans refrigerando e um exaustando, mas estou em duvida se coloco os fans das seguintes maneiras:

1- dois na frente refrigerando e um atras exaustando sem a tampa lateral. ou

2- um na frente e um na tampa lateral refrigerando com um atras exaustando.

Qual desses esquemas de refrigeração e melhor o numero 1 sem a tampa lateral, ou o numero 2 com a tampa lateral?

perguntou Oct 02 às 15:53

CarlosLK's gravatar image

CarlosLK
3916200

Melhor a solução é a 2, a ventoinha lateral joga ar frio sobre a placa mãe, e o ventoinha frontal joga ar frio sobre o discos, é importante que a ventoinha traseira retire ar do gabinete para junto com o ventoinha da fonte criar uma corrente de ar da frente para trás, reciclando todo ar do gabinete.

Mas nas placas mãe atuais existem plugues de 4 pinos para ligar as ventoinhas, possibilitando o controle das velocidades de acordo com as temperaturas.
Instalando no Windows um programa monitor fornecido pelo fabricante da placa mãe, as velocidades de cada ventoinhas é regulada de acordo com o aquecimento em partes especificas, ou seja se aquecer a placa mãe a ventoinha mais próxima é acelerada.

As ventoinhas atuais chegam a 6 mil RPM fazendo grande ruido, e o controle de velocidade pela placa mãe é importante para reduzir o ruido e desgaste das ventoinhas, pois as gerações atuais de processadores e placas mãe aquecem pouco no uso normal.

link permanente

respondeu Oct 02 às 16:34

spicy_question's gravatar image

spicy_question
26314318.1k

editou Oct 02 às 16:38

Vlw mano, então vou seguir sua dica mas Minha placa mãe so tem entrada para uma fan, então vou ter q comprar um adaptador molex daqueles. E uma perguntinha vale a pena colocar fan na parte superio do gabinete?

CarlosLK's gravatar image CarlosLK (Oct 02 às 22:07)

Vai depender do processador e se for fazer overclock!

Estou usando um I7-4770k com 4 ventoinhas no gabinete, a placa mãe controla as velocidades, as ventoinhas ficam numa velocidade minima (400 RPM), foi um exagero de quem montou este PC, colocar 4 ventoinhas que podem chegar a 6 mil RPM.

Num i7-7700K coloquei só duas ventoinha bens lentas daquelas que não passam de mil rotações, a sétima geração aquece pouco!

A Intel já tem projetos de notebooks sem ventoinhas para a nona geração, Ice Lake de 10 nanômetros!

sando_ms's gravatar image sando_ms ♦ (Oct 03 às 00:00)

Vlw mano, só por curiosidade eu vou colocar um g4560 e uma gtx1050ti

CarlosLK's gravatar image CarlosLK (Oct 03 às 08:14)

O G4560 é um dos processadores da sétima geração que aquecem menos e a GTX-1050-TI também além de aquecer pouco, já vem com dois coolers.

Então as três ventoinhas originais do gabinete, são mais do que suficientes, se fizer muito barulho pode até desligar a ventoinha lateral.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Oct 03 às 10:59)

a versão do meu gtx 1050ti q vou comprar so tem um cooler.

CarlosLK's gravatar image CarlosLK (Oct 03 às 19:22)

Os modelos mais simples que usam só um cooler, significando que os clocks são menores e aquecem pouco.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Oct 03 às 19:35)
exibindo 5 de 6 Todas
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,286
×1,260
×688
×10
×2

pergunta feita: Oct 02 às 15:53

pergunta lida: 159 vezes

última alteração: Oct 03 às 19:35