Galera, meu PC funciona com uma memória RAM de 2 GB, mas funciona muuuito mal, queria saber o que é preciso saber para escolher as memórias RAM's adequadas para eu aumentar a velocidade do meu PC... Já baixei um programa chamado CPU-Z, mas não sei o que exatamente procurar, alguém pode me ajudar com isso? Sou grato desde já

perguntou Dec 24 '17 às 19:23

Volantero's gravatar image

Volantero
1111

Geração da RAM (DDR3, DDR4, etc.), capacidade da memória (também conhecido como tamanho e medido em Gb) e latência (medida em CL). O ideal é que você procure um pente com essas mesmas características, assim a compatibilidade dele com sua placa mãe e processador são praticamente garantidas e você pode ativar um sistema chamado dual-channel que dobra a velocidade da RAM. O CPU-Z mostra algumas dessas informações na 4ª aba dele (se sua versão for igual à minha ou se eles não tiverem trocado a ordem das abas), mas eu tenho a impressão de que ele não mostra a velocidade máxima de cada pente e sim a velocidade atual, então recomendo que utilize o programa Speccy para isso.

Lembrando que nem sempre a resposta para problema de lentidão com o computador é a RAM, muitas vezes o processador pode ser a causa disso e aí é um processo muito maior para trocar e também que notebooks utilizam padrões diferente de memória RAM.

Você também deve ter certeza de que ambos processador e placa mãe possuem capacidade para aguentar uma maior quantidade de RAM.

link permanente

respondeu Dec 24 '17 às 19:48

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810225.9k

editou Dec 24 '17 às 19:50

O processador dá pra ver pelo computador mesmo, né? Se eu te mostrar essas configurações, dá pra saber onde tá o verdadeiro problema? Onde moro os caras não conseguem arrumar isso

link permanente

respondeu Dec 25 '17 às 17:00

Volantero
1111

Sim, no gerenciador de tarefas e nas propriedades de sistema ele mostra, mas esse programa que eu te passei pode te mostrar todos os componentes do seu computador (com exceção da fonte), tire uma print da tela dele e coloque aqui que eu posso ver pelo menos se vale a pena a atualização, me diga também quantos anos tem essa máquina e se quanto tempo faz desde que formatou pela última vez.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Dec 25 '17 às 17:47)

Aqui tá o link da imagem: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/screenshot_1-png--942

Não sei se é só dessa parte que vc queria, mas fora isso tbm o PC é de mais de 10 anos atrás e foi formatado em menos de 3 meses

link permanente

respondeu Dec 25 '17 às 19:00

Volantero
1111

Era dessa parte mesmo. Não tome isso como um insulto nem nada do tipo, mas essa é a primeira vez que eu vejo alguém com um Intel da geração Prescott, mas já vi muita gente falando dela (tanto bem quanto mal).

Tentarei explicar da melhor forma possível, seu processador é um single-core (possui um núcleo) que funciona a uma frequência de 2,8GHz. Atualmente, até mesmo para usar o Windows você precisa pelo menos de um dual-core (dois núcleos), o que permite que você faça mais tarefas ao mesmo tempo sem que o seu computador sofra.

Comprar mais memória RAM poderia ajudar um pouco, mas não seria suficiente, além disso, sua memória RAM é DDR2, um padrão antigo (então você só achará peças usadas) e muito lento.

Minha recomendação é que monte um sistema novo, lhe garanto que sua experiência será algo completamente diferente. Imagino que seu uso seja apenas casual, então eu fiz um rápido orçamento e custaria algo em torno de R$1500 na Kabum, se quiser, eu posso lhe passar a lista das peças para que você veja e decida o que vai fazer.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Dec 25 '17 às 19:50)

Putz grila, antigamente eu usava um quadcore, mas não sei se queimou ou algo do tipo... Caso eu troque o processador já ajudaria ao invés de montar todo o computador? Pois realmente não tenho esse dinheiro em mãos ainda... Que tristeza

Volantero's gravatar image Volantero (Dec 25 '17 às 19:59)

Não muito porque os processadores para o soquete LGA 775 (que é o da sua placa mãe) são velhos e aí teria o mesmo problema que a RAM, além de não achar novos, eles são muito lentos, depois ainda teria que fazer o upgrade da RAM, enfim, por mais caro que seja, montar um novo dá muito mais resultado.

A dica que eu dou e que eu to seguindo enquanto monto o meu PC é o seguinte, todo mês eu vejo quanto posso gastar e pego uma peça naquele valor, assim eu pego o desconto de 15% que a Kabum oferece em compras à vista e só compro quando posso (assim não fico preso a uma dívida como ficaria se comprasse tudo e dividisse, tendo que pagar todo mês). Em peças mais caras, como foi o caso da minha placa-mãe, eu dividi e agora espero para pegar a próxima peça (é um método lento, mas muito bom para evitar dívidas e comprar só o que pode e quando pode).

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Dec 25 '17 às 20:08)

Eu gostei da sua idéia, me parece plausível, gostaria de fazer o mesmo

Volantero's gravatar image Volantero (Dec 25 '17 às 20:16)

Ok, vou colocar aqui uma configuração que eu recomendo por ser o melhor custo x benefício para computadores atualmente.

Processador: Pentium G4560 (esse é um dual-core, mas possui a tecnologia hyperthreading da Intel que cria, para cada núcleo, dois threads, que são como "núcleos virtuais", então ele é o que eu chamo de "quad-core de mentira")

Placa mãe: MSI B250M (ainda tá dando um mouse de graça, não que seja muita coisa, mas é melhor que nada kk mas existem outras opções, só procure o mesmo chipset)

Fonte: Corsair VS400 (sempre procure por fontes com selo 80 plus e de marcas de confiança, mesmo que não esteja montando um PC gamer, lembre que se ela queimar, pode levar todo o seu PC junto)

HD: WD 1Tb (a Seagate e a Toshiba também mantém opções na mesma faixa de preço e todas possuem a mesma qualidade, então compare e escolha a mais barata ou a de sua preferência)

Memória RAM: 4Gb DDR4 2400MHz (o preço das memórias tá muito alto ultimamente, então eu esperaria pra comprar essa, pra você ter uma ideia, R$300 foi o que eu achava em pentes de 8Gb no meio do ano)

E se quiser um gabinete, eu recomendo esse daqui por ser simples, bonito e ter boa ventilação: Aero 500

Tudo deu R$1500 à vista, mas procure por essas peças ou equivalentes no mercado livre ou em lojas da sua cidade e compare os preços.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Dec 26 '17 às 02:05)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×529
×324
×301
×227

pergunta feita: Dec 24 '17 às 19:23

pergunta lida: 1,793 vezes

última alteração: Dec 26 '17 às 02:05