Olá! Estou com um problema que não consigo resolver em meu computador. Comprei uma placa de vídeo GTX 750 Ti com 2gb de Vram DDR5. A princípio ela é uma memória dedicada, já vi tutoriais de como ativá-la e fiz exatamente como o indicado, porém quando vou jogar, mesmo depois de adicionar o jogo nas configurações da nvidea, o computador acaba utilizando da memória RAM primeiro e quando falta memória RAM ele usa da VRAM da placa de vídeo, o que faz com que meu jogo fique travando. Gostaria de saber como faço para habilitar que os jogos utilizem primeiro tanto a CPU da placa de vídeo quanto a VRAM dela.

Antes de mais nada, agradeço a atenção!

Atenciosamente,

Rafael Perini.

perguntou Dec 26 '17 às 22:18

Lord_Leafar's gravatar image

Lord_Leafar
1351

Que método utilizou para descobrir isso? Qual o resto do seu sistema?

Essa seleção é feita automaticamente, então eu sugiro que você desinstale todos os drivers e instale-os novamente, depois verifique se a placa está devidamente colocada na placa mãe, se o alimentador da fonte (caso esse modelo possua) também está colocado e tente novamente.

Você não especificou quanto de RAM tem, mas se for algo de 4Gb pra baixo, então o que pode estar ocorrendo é que toda a RAM está sendo consumida pelo jogo e isso não tem nenhuma influência com a placa de vídeo.

link permanente

respondeu Dec 27 '17 às 02:03

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810225.7k

Algumas placas mãe permitem o uso quase simultâneo da placas de video onboard e da placa de video dedicada; O video onboard é usado para atividades leves, a placa de vídeo dedicada só é ativada quando é necessário mais poder gráfico.

Mas dá para configurar no Painel de controle Nvidia para sempre usar a Placa de Video dedicada:
alt text

link permanente

respondeu Dec 27 '17 às 04:16

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192610.0k

Olá novamente pessoal, Agradeço as respostas. Os dados da minha máquina são: Processador: Intel Xeon x5450 3.0 Ghz Fonte Corsair 650W 80 plus bronze. Placa de vídeo GTX 750Ti 4GB de memória ram ddr2 Atualmente estou usando Windows 7 home basic, porém irei mudar. Bios Phoenix, Placa mãe G31 MX-K

Então...Deepouter encaminhou uma imagem que já encontrei em outros lugares e tutoriais, porém no meu painel de controle não abre esta opção n° 2 "2. Selecionar o processador gráfico deste programa" É como se esta opção não existisse. Então quando vou jogar, world of warcraft, por exemplo, o jogo acaba usando toda RAM da placa mãe e só depois utiliza da placa de vídeo o que faz travar para renderizar os gráficos. alt text

Antes de mais nada, agradeço novamente a atenção.

Atenciosamente,

Rafael Perini

link permanente

respondeu Dec 27 '17 às 19:36

Lord_Leafar
1351

1

Placas mãe desta época, tem que escolher entre o video onboard ou a placa de video.

Entra na BIOS, no menu "Advanced Chipset Features" e nas opções de ** VGA Setting ** configura assim:

• PEG/Onchip VGA control = "PCI Express Graphics card"
  • DVMT Mode = "UMA".
  • DMT/FIXED Memory size = o valor mais baixo possível.
  • Init Display First = "PCI Slot"

alt text

Deepouter's gravatar image Deepouter (Dec 28 '17 às 23:16)

Deepouter! Muito obrigado pela resposta mais uma vez! Imaginei que tivesse que configurar algo na Bios mesmo, porém eu não entendo muito e é difícil de achar tutorial para isso. De qualquer forma, estamos quase lá! Só não consegui fazer todas configurações que tu me indicou, pois minha Bios tem o layout um pouco diferente desta e algumas opções que tu citaste não existem na minha Bios, conforme está nas fotos:

Eu pensei, talvez, que eu tenha que atualizar minha Bios ou algo do tipo...porém também não sei fazer isto :/

Se puder me ajudar, ou souber como configura a Bios com as informações que tem nas imagens, eu agradeço muuuuuitíssimo meesmo!!

http://s3.glbimg.com/v1/AUTH_c3907a0b1bc34e0195281f8cc56fbda7/forum_techtudo/2017/12/29/7739075c-ecde-11e7-a777-0242ac110008-f31e05fe-9843-4bc6-8d02-85c96d505368.jpg

http://s3.glbimg.com/v1/AUTH_c3907a0b1bc34e0195281f8cc56fbda7/forum_techtudo/2017/12/29/7cac86e6-ecde-11e7-9c3f-0242ac11000a-bbdc2037-45c1-4bb6-a9bd-e8d6fa4fe20a.jpg

http://s3.glbimg.com/v1/AUTH_c3907a0b1bc34e0195281f8cc56fbda7/forum_techtudo/2017/12/29/821edd18-ecde-11e7-884a-0242ac11000b-03573522-513c-47e1-9007-222bbce267bc.jpg

http://s3.glbimg.com/v1/AUTH_c3907a0b1bc34e0195281f8cc56fbda7/forum_techtudo/2017/12/29/8686df54-ecde-11e7-893d-0242ac110008-162ab7ca-5a65-421b-8e06-924e46ff67b8.jpg

Muitíssimo obrigado!

Atenciosamente,

Rafael Perini

Lord_Leafar's gravatar image Lord_Leafar (Dec 29 '17 às 19:25)

Deepouter! Muito obrigado pela resposta mais uma vez! Imaginei que tivesse que configurar algo na Bios mesmo, porém eu não entendo muito e é difícil de achar tutorial para isso. De qualquer forma, estamos quase lá! Só não consegui fazer todas configurações que tu me indicou, pois minha Bios tem o layout um pouco diferente desta e algumas opções que tu citaste não existem na minha Bios, conforme está nas fotos:

Eu pensei, talvez, que eu tenha que atualizar minha Bios ou algo do tipo...porém também não sei fazer isto :/

Se puder me ajudar, ou souber como configura a Bios com as informações que tem nas imagens, eu agradeço muuuuuitíssimo meesmo!!

alt text

alt text

alt text

alt text

Muitíssimo obrigado!

Atenciosamente,

Rafael Perini

link permanente

respondeu Dec 29 '17 às 19:24

Lord_Leafar
1351

Repara que os itens principais, são os mesmos, só as opções que estão com nomes diferentes:, então configure assim:

• PEG/Onchip VGA control = "PEG Port", para forçar o uso da placa de vídeo.
  • DVMT Mode = "Fixed", para evitar que a memoria principal RAM seja reservada dinamicamente para o vídeo.
  • DMT/FIXED Memory size = o valor mais baixo possível.
  • Init Display First = "PCIex", para acelerar a inicialização.
  • PEG Force x1 = "Disable", placa de vídeo GTX-750-TI é X16, só habilite quando usar placa PCI express x1, então não será necessário configurar a última imagem.
Deepouter's gravatar image Deepouter (Dec 30 '17 às 17:20)

Olá novamente Deepouter!!

Agradeçoo demais pela sua ajuda! Porém...fiz as configurações recomendadas e infelizmente ainda continuo com o mesmo problema...

Então eu atualizei a Bios e surgiu uma nova opção no VGA setting como consta na imagem.

Além disso, quando eu mudo o PEG/Onchip VGA control para "PEG Port" as opções abaixo ficam desabilitadas automaticamente.

alt text

Se souber de alguma coisa ainda, aguardo respostas.

Mas de qualquer forma, agradeço muitíssimo pela atenção e força que tens me dado!

Atenciosamente,

Rafael Perini

link permanente

respondeu Jan 01 às 18:29

Lord_Leafar
1351

As configurações de BIOS as vezes apresentam problemas por alguma configuração incompatível com outra, tenta resetar para configuração padrão, antes de configurar as opções de VGA Setting .

Deepouter's gravatar image Deepouter (Jan 01 às 21:15)

Olá novamente Deepouter!!

Eu resetei a BIOS para o padrão tanto pela própria BIOS quanto removendo a pilha direto da placa mãe e fiz as alterações informadas e continua da mesma forma :/

Abaixo segue algumas imagens que mostram o uso da minha Vram e da Memória RAM

alt text

alt text

Agradeço novamente pela atenção!!

Atenciosamente,

Rafael Perini

link permanente

respondeu Jan 02 às 09:12

Lord_Leafar
1351

Correção da imagem anterior*

alt text

link permanente

respondeu Jan 02 às 09:13

Lord_Leafar
1351

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×1,926
×183
×5

pergunta feita: Dec 26 '17 às 22:18

pergunta lida: 1,974 vezes

última alteração: Jan 02 às 09:13