Olá! minha configuração atual é a seguinte:

placa-mãe - Biostar T series T790GXB3 Processador - AMD athlon II X4 635 2.9GHz Placa de vídeo - AMD Radeon HD 7770 Vapor-X 1Gb Fonte - Ice Age IA500HP80 2.3V 500W real Memória DDR3 - 4x Kingston KVR1333D3N9 2Gb 1.5V SSD Kingston 120Gb HD WD Blue 1Tb

porém adquiri uma Geforce GTX 970 por um valor que me obrigou a compra-la e resolvi que ja podia fazer um upgrade no pc. vi que placa-mãe não comporta PCi 3.0 da gtx 670 então terei que trocar ai minha pergunta é a seguinte. com a placa-mãe indo vai também memórias e processador pelo visto então vale a pena trocar as peças ou melhor montar um pc do zero?

em caso de montar uma nova pensei em investir entre 1000$ e 1500$. mais aceito sugestões um pouco a cima disso.

perguntou Jan 03 às 00:28

leoaasp85's gravatar image

leoaasp85
21

editou Jan 03 às 13:04

Você está certo desse modelo da placa mãe? Procurei mas não achei nada na internet.

Enfim, as gerações de PCI-Express são retrocompatíveis, assim, se você tiver uma placa mãe com PCI-E 2.0 pode usar uma placa de vídeo 3.0 e vice-versa, por exemplo, mas você vai precisar trocar de sistema porque esse seu não é tão rápido quanto a GTX 970 que ficaria sem conseguir entregar todo o seu potencial.

Como você mesmo disse, trocando placa-mãe vai precisar trocar memória RAM e processador também, procurei pela sua fonte na internet e pelo o que vi, ela só possui um conector PCI-E enquanto que a GTX 970 precisa de 2. Então de todo o conjunto você poderia salvar o SSD, o HD (se não for muito velho) e o gabinete se tiver boa refrigeração.

link permanente

respondeu Jan 03 às 02:00

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57
810213.4k

bom dia amigo, Obrigado pela resposta. a placa mãe é T790GXB3, eu tinha escrito errado 970. entendi a retrocompatibilidade. a fonte que me surpreendi. não achei que precisaria trocar. a placa vem com um adaptador pra fonte provavelmente para isso né? daria pra usar esse adaptador e manter a fonte? e no caso de um upgrade total qual seria a melhor alternativa tentando manter o custo entre 1000$ ou 1500$? caso precise passar um pouco a previsão pra manter a qualidade não tem problema.

leoaasp85's gravatar image leoaasp85 (Jan 03 às 13:08)
1

Às vezes as placas de vídeo trazem adaptadores de conectores 6 pinos PCI-E para 2x Molex. Eu não sou muito fã de utilizá-los e nem recomendo que faça isso, além disso, a GTX 970 é uma placa que exige uma boa quantidade de energia e sua fonte, embora seja de boa qualidade, não possui certificação 80 plus nem PFC ativo, coisas que eu considero importantes para evitar acidentes com seu PC (lembre-se que tudo está ligado na fonte e um problema com ela pode danificar partes muito mais caras como a própria placa de vídeo).

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Jan 03 às 23:37)
1

Eu tentei dar uma olhada em configurações na média de preço que você pediu e eu montei essa daqui:

Ryzen 3 1200 -- R$300 na Cissa Magazine

Placa mãe MSI B350 Gaming Pro -- R$410 na Kabum

8Gb RAM DDR4 Corsair Vengence 2400MHz -- R$550 na Kabum, mas dê uma olhada no Mercado Livre

Fonte 600W 80 Plus Thermaltake Smart Series -- R$230 também na Kabum, mas procure em lojas locais

Eu levei em consideração preços à vista e por isso o total chegou em R$1490, se não for comprar tudo agora, recomendo que espere um pouco pois os preços das RAMs sofreram um aumento recentemente de quase 100% e devem diminuir nos próximos meses. Se puder gastar um pouco mais também recomendo trocar o Ryzen 3 1200 por um Ryzen 5 1600 que embora custe R$600 entregará muito mais desempenho e estabilidade.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Jan 03 às 23:43)

Nossa PaoloV57. Muito Obrigado mesmo pelas dicas. Me falaram dessa alta ai tmb. Um cara até sugeriu trocar só a fonte e fazer um overclock do athlos II para 3.5Ghz que ai já entregaria um desempenho maior e para eu ficar de olho em gargalo, mais claro que futuramente terei de fazer um upgrade. Os preços no momento que tão em alta né! ai to balançado nessa situação.

leoaasp85's gravatar image leoaasp85 (Jan 04 às 01:46)
1

O que eu recomendo é ficar sempre de olho e quando achar uma promoção da peça X comprar ela, assim você pode aproveitar o desconto que as lojas dão à vista e a promoção. Uma coisa que eu esqueci de comentar mas que você deve saber é que além da placa mãe que eu recomendei existem vários outros modelos que funcionam com socket AM4, mas eu recomendo que se atenha ao chipset B350, o A320 é pouco mais barato mas tem muito menos ferramentas, portas USB e não faz overclock e o X370 é muito caro e a única diferença significativa pra o B350 é que suporta SLI.

Overclock é uma coisa perigosa e eu não recomendo fazer overclock se estiver usando o cooler box desse processador porque ele é muito fraco, mas você pode seguir esse tutorial aqui se quiser se aventurar ou pelo menos aprender um pouco mais sobre overclock.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Jan 04 às 03:22)

Entendi, também nunca liguei para overclock por acabar forçando mais a máquina e eu não ser muito analítico nisso de temperatura e tudo mais, ai prefiro que ela trabalhe com folga. fazei o seguinte então, vê comigo se é uma opção. Trocarei a fonte agora antes de instalar a placa e após isso já vou ficar de olho nos valores da placa mãe, processador e memórias que assim que aparecer um valor com eu adquiro e ai efetuo o upgrade total. pois pelo que entendi a gtx 970 ACX 2.0, acho que não mencionei esse ACX antes, funciona com essa configuração minha porem não vai ter o desempenho ideal de performance né.

leoaasp85's gravatar image leoaasp85 (Jan 04 às 21:40)
1

Overclock é bom em casos específicos (eu mesmo pretendo fazer quando terminar de montar minha máquina), ao contrário do que muitos falam, ele não diminui a vida útil do processador, a não ser que você utilize-o acima dos padrões de segurança da empresa, mas realmente é um processo complicado, cansativo (porque você vai ficar fazendo várias tentativas até acertar o ponto certo) e que requer atenção.

Sim, essa é uma boa opção e deve funcionar, jogos que não dependam tanto do processador você vai rodar bem, pode até aumentar a resolução que está jogando (através do painel da NVIDIA dá até pra simular um 4K no seu monitor, embora nessa placa eu recomendo ficar no 1440p) para diminuir a carga no processador.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Jan 04 às 23:22)

Blz amigo, Obrigado por todas as dicas, overclock é algo que tem que ser bem feito mesmo. inclusive a refrigeração, ví o tutorial e é ótimo pelo visto. Vou proceder dessa forma então. Vlw por tudo cara. Abrç

leoaasp85's gravatar image leoaasp85 (Jan 05 às 00:25)

De nada, e boa sorte com sua futura máquina gamer.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 (Jan 05 às 00:34)
exibindo 5 de 9 Todas
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,451
×227
×20

pergunta feita: Jan 03 às 00:28

pergunta lida: 194 vezes

última alteração: Jan 05 às 00:34