Quero trabalhar com banco de dados e vou começar a fazer faculdade de analise e desenvolvimento de sistema, para mim ser dba esse curso é bom ou devo escolher outro curso?

perguntou Feb 12 às 02:33

Fabio00123's gravatar image

Fabio00123
11

Olá. Então, análise e desenvolvimento de sistemas irá estudar banco de dados sim. Mas acredito que o curso em si não será voltado para banco de dados, com certeza você terá esta matéria, afinal é um curso voltado para criação de sistemas. Estou cursando TSI (Sistemas para Internet), tive bastante foco em banco de dados, mas também não é um curso voltado para esta área. Recomendo você iniciar o curso de analise e desenvolvimento de sistemas e se gostar do curso, conclua-o. Após se formar, faça especialização em cima da área de banco de dados. :)

Até mais!

link permanente

respondeu Feb 13 às 01:08

gbusatta's gravatar image

gbusatta
21516

Estude Analise e Desenvolvimento de sistemas, que é a área mais ligada a função de DBA.

Já fui DBA na plataforma da Microsoft SQL Server, e já nessa época existia uma tendencia de juntar todas as funções:
1) Administração da plataforma: que é a instalação, otimização, backups de segurança, configurar e orçar os servidores de banco de dados, e claro manter o banco de dados no ar o tempo todo.
2) Administração dos dados: que é uma parte mais administrativa, que se relaciona com todos os departamentos da empresa, tentando definir quais dados serão usados por departamento e a responsabilidade de atualização, evitando redundância dos dados. por exemplo; uma tabela de setores de uma empresa deve ser única.
3) Desenvolvimento do Banco de dados: que é realmente a parte que cria as tabelas (arquivos) seus relacionamentos e consistências, O DBA atua e direciona os analistas de desenvolvimento na elaboração do Banco de Dados.

Porem esta divisão só é encontrada em grandes empresas, na verdade o analista de desenvolvimento, praticamente faz todas estas atividades, fora a parte de infraestrutura que geralmente é terceirizada num provedor.

A parte de bancos de Dados mais valorizada é o "Data mining" ou "Big Data" que consiste em extrair resumo das informações necessárias para empresa tomar as decisões estratégicas.

link permanente

respondeu Feb 13 às 03:58

spicy_question's gravatar image

spicy_question
29364519.0k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×97
×75
×34

pergunta feita: Feb 12 às 02:33

pergunta lida: 132 vezes

última alteração: Feb 13 às 03:58