Estou com um Notebook Acer Aspire E 15, configurações: Intel Core i5 5200U 2.20GHz RAM 4GB DDR3 (Single Channel) Nvidia GeForce 820M 2GB também DDR3 HD TB Western DIgital 5400RPM SCSI

Monitorei CPU, memória, GPU e disco enquanto jogava GTA V e percebi que as travadas ocorriam quando o HD chegava no 100% de uso (por conta da rapidez que demandava o carregamento do jogo e o HD não dava conta), se eu trocar o HD e colocar um de 7200RPM resolveria o problema das travadas no jogo? (não tenho problema em nenhum outro jogo ou programa) Edit1: o travamento ocorre quando me desloco em velocidade (de carro/moto) pelo mapa, quando paro o carro o uso do HD diminui.

perguntou Mar 03 às 20:01

Poletto's gravatar image

Poletto
21526

editou Mar 03 às 21:04

Melhoraria um pouco, mas creio que não existem discos de 7200 RPM para notebooks, eles são maiores, mas veja algumas sugestões para melhorar:

• Colocar um disco SSD: que é bem mais rápido, mas para caber o Windows e alguns programas seria indicado um SSD de no minimo 240GB, que custa uns R$400 nas grandes lojas.
  • Aumentar a memoria: 4GB (single channel) indica que cabe outro pente de memoria de 4GB, mas tem que ter os mesmos tempos e características, custa uns R$150.
    Além de duplicar a velocidade da memoria pelo Dual channel, vai evitar a paginação dos programas maiores, ou seja, evita ter que pegar parte do programa no disco.
    Com 8GB dá até para desativar a memoria virtual, acabando de vez com a paginação, que piora o desempenho sem necessidade, nos programas que cabem na memoria. A paginação do Windows é mal feita.
  • Desfragmentar o dIsco: Pode diminuir o tempo gasto pelo Windows para carregar os programas e arquivos, o proprio windows tem o utilitário Defrag:
link permanente

respondeu Mar 03 às 22:04

spicy_question's gravatar image

spicy_question
34394720.2k

Mas meu notebook tem a possibilidade de colocar mais um pente de memória? e quanto ao SSD estou pensando em remover o leitor de CD/DVD e adaptar um SSD (mantendo o HD de 1TB para arquivos que não necessitam de tanta rapidez)

Poletto's gravatar image Poletto (Mar 04 às 14:44)

Para ter certeza que tem um slot de memoria livre e verificar as características da memoria atual, para comprar uma igual, usa o programa CPU-Z. Pega do site oficial:
https://www.cpuid.com/softwares/cpu-z.html
Veja tutorial do techtudo:
http://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/cpu-z.html

spicy_question's gravatar image spicy_question (Mar 04 às 16:23)

Voce tem uma ótima máquina para trabalhar, estudar, ver filmes, menos para jogar, ela não tem dna gamer para jogar gtav

Se colocar um ssd melhora, mas não vai fazer milagre.

att

link permanente

respondeu Mar 03 às 21:23

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.0k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×847
×383
×282

pergunta feita: Mar 03 às 20:01

pergunta lida: 605 vezes

última alteração: Mar 04 às 16:24