Voces poderiam me informar alguma empresa que conserte gpu de notebook? tenho uma gtx 580m em um alienware m17x r3 que esta apresentando problemas Paulo tudo bem? Me indicaram no grupo do facebook os seus serviços.

Tenho um notebook “Alienware M17x R3” o qual veio de fábrica uma placa de vídeo Geforce GTX 580m. Comprado no início de 2012 e a placa veio a começar a apresentar problemas em 2015.

No início após algum tempo de jogo as vezes ela dava tela azul e travava, com o tempo começou a travar com mais frequências, as vezes não chegava dar tela azul, só travava o pc e a tela ficava preta, ai tinha que desligar e ligar a força. Talvez pelo fato (certeza) de eu deixar o notebook rodando BOT (trapaça de jogo para ficar minerando GOLD) no World Of Warcraft (jogo relativamente pesado), o bot ficava ligado por até dias seguidos. OU. Talvez o problema tenha coincidido com as atualizações de Windows/drivers, o note veio com win7 e drivers no cd da dell, depois fui pro 8 e começaram os problemas, com o win10 a placa deu o ultimo suspiro. Não sei se pode ter sido isso, mas já tentei voltar o note a configuração de fabrica (win7 + drivers que vieram) e a placa continua com problema.

Já tentei setar no msiafterburn e programas similares para a placa trabalhar com menos potencia (um downgrade) para que o notebook funcione e eu consiga jogar os jogos mais básicos em LOW config de vídeo.

Já tentei atualizar a BIOS do notebook alienware pra versão a12 e consegui setar a configuração original de SG (Switchable graphics) para PEG (Dedicated only), caminho usado por usuários (relatos em forums americanos) que efetuam upgrade na placa de vídeo de seus alienwares similares, pois ele vem de fábrica com uma configuração chamada optimus Tem até um botão/atalho no teclado Fcn+F5 ou Fcn+F7) que sempre faz essa transição. O note quando não é necessário o uso de GPU dedicada (funções corriqueiras que o usuário desempenhe como usar o office, navegar na internet etc) usa o vídeo onboard mas, a partir do momento que o usuário inicia algo que exija uma resposta gráfica mais eficaz esse “optimus” liga a placa dedicada e desliga a placa intel HD graphics 3000. Porém após vários testes o mesmo problema de travamentos e BSODs – Problemas acontecem na hora que o jogo inicia ou após alguns segundos ou minutos jogando (percebo que a placa gráfica dedicada esta funcionando pois a qualidade do jogo é alta antes de “travar”.

Nada deu certo e o notebook começou a apresentar problemas funcionando somente com o Windows (sem forçar nada de vídeo [jogos, filmes, aplicativos pesados]). Atualmente uso o notebook para trabalhar, antes jogava e usava na faculdade. Porém a partir do momento que no trabalho ele começou a me deixar na mão (começo de 2016) eu tive que buscar algumas atitudes.

A solução que encontrei foi desativar a placa dedicada/offboard/gtx580m e desativar a placa também no Gerenciador de dispositivos do windowns. Logo, uso só a placa gráfica onboard intel (hd graphics 3000), ou seja, o notebook gamer virou um “peso de papel” que não roda nem “cs-Go” com tudo no low e 1024x768 direito (30fps).

2 anos se passaram e eu já sem esperanças resolvi pesquisar mais, talvez tenham surgido algumas alternativas, procurei e encontrei o chamado reballing. Não sei se nas vezes que mandei o note para arrumar na minha cidade tentaram esse procedimento, e também não sei se pelas fotos da para ver se foi feito pois pelo que eu vi os thermal pads e a pasta térmica estão bem surrados (parecem os originais para um leigo como eu).

Na data de ontem, meio frustrado abri o note (queria ver o que fizeram após mandar para 2 assistencias técnicas na cidade de Bauru), vi que existe adesivo de uma loja logal em um pente de memórias que realmente eles me disseram que apresentou problema e tiveram que trocar. Tirei a placa do notebook e guardei em uma caixa de uma placa de pc q tenho junto com o seu sistema de resfriamento (VGA Heatsink). É embutido o cooler do note, com um “caminho de cobre” até a placa, alguns parafusos e um sistema de fixação de placa em X (X-bracket / GPU Supporter).

Acredito eu que esses notebooks gamers mais antigos tinham um problema crônico de resfriamento de gpu pois no google existem vários relatos iguais aos meus (BSOD, Placa morta, etc). Relatos inclusive de pessoas que trocam as placas originais queimadas por outras similares ou mais potentes, essas novas queimam com o tempo e eles voltam a ter que trocar. Algumas pela potência consomem mais energia que as originais e isso pode ser um problema para a fonte do notebook e sistema de resfriamento. Não sei se devo arriscar um investimento desse:

Andei pesquisando e existem soluções:

1) colocar uma placa nova - venda no exterior (ebay/sites): Existem algumas placas compatíveis a venda das que pesquisei seguem alguns modelos em que a comunidade diz ser (plug and play) – nem tanto plug and play pois algumas configurações na bios e drivers específicos devem ser utilizados, porém sem muitos ajustes que demandem conhecimento técnico (que eu não possuo) Gpus compatíveis: a) Nvidia Geforce Gtx 680M – 2GB DDR5 – MXM 3.0b – 100W b) Nvidia Geforce Gtx 780M – 4GB DDR5 – MXM 3.0b – 100W c) Nvidia Geforce Gtx 770M – 3GB DDR5 – MXM 3.0b – 75W d) Nvidia Geforce Gtx 880M – 8GB DDR5 – MXM 3.0b – 100W e) AMD Radeon HD7970M (LATE revision card) - ? f) AMD Radeon HD8970M; 4GB DDR5; MXM 3.0b; 100W g) AMD Radeon R9 M290X - 4GB DDR5 - ? *A venda no site de uma empresa especializada no upgrade de GPU de notebooks (Eurocom) porém os preços são impraticáveis pelo menos para mim, uma placa (kit upgrade= x-bracket+screws+termal pads+termal paste) neste site custa em média U$700,00.

2) Tentar uma solução para com esta placa antiga mesmo que ela venha não apresentar 100% do seu antigo desempenho após os reparos; investi alto no aparelho e hoje ele não passa de uma máquina de escrever digital, não consigo rodar nem os jogos mais básicos. Não sei qual é realmente o problema da minha gtx580m, não conseguiram me dizer se a placa pode ser consertada ou não, se tentaram ou não fazer reballing/trocar componentes/etc. Também não sei se é o caso de algum problema no restante do aparelho (Motherboard) ou etc

perguntou Mar 05 às 15:31

diegogarmes's gravatar image

diegogarmes
11

Seja o primeiro a responder a esta pergunta!
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×3,552
×1,441
×889
×323
×7
×1
×1
×1

pergunta feita: Mar 05 às 15:31

pergunta lida: 432 vezes