Comprei uma placa-mãe SUPoX com chipset Intel H61 mas não consigo instalar nenhum sistema operacional por pendrive bootavel (utilizei a ferramenta Rufus 2.1).

Na bios o setup reconhece todos os componentes corretamente. São dois pentes de memória RAM de 4GB cada 1333mhz Kingston, um processador i3 2100, HD SATA 1TB Kingston, e um Leitor/Gravador de CD/DVD. Posso ver as informações da RAM normalmente.

Consigo instalar por DVD normalmente e sem erro nenhum. O sistema fica totalmente funcional. Tanto Linux Ubuntu quanto Windows.

Tentei pelo pendrive também Windows e Linux Ubuntu mas não funciona.

Com Windows 10 ele da boot e inicia o carregamento. Mais tarde a tela azul aparece e afirma "Ocorreu um problema e seu PC precisa ser reinicializado.".

Com Windows 7 ele não da boot. Simplesmente reinicia, parecendo um loop.

Com o Linux Ubuntu aparece o menu de opções.

"Try ubuntu without installing"

"Install Ubuntu"

"OEM Install"

"Check disck....."

Quando seleciono qualquer opção a tela escurece e não acontece nada (cheguei a esperar aproximadamente 30min).

Mais informações que talvez sejam de utilidade:

• Tentei varias configurações no Rufus na hora da formatação do pendrive. GPT UEFI, MBR UEFI, BIOS. Nenhuma resolveu. Quando possivel formatava em FAT32.
  • O computador reconhece o pendrive.
  • O setup não apresenta opção de Secure Boot. Presumo como inexistente/desativado.
  • Alterei as configurações de CSM de varias formas. Inclusive fiz tentativas de instalação com CSM desativado. -Funcionava corretamente a instalação pelo pendrive com essas ISOs na minha placa-mãe antiga, uma ASUS P8H61M-LE-BR (de mesma chipset da minha atual). Ela queimou por isso troquei. Os outros componentes são exatamente os mesmos usados antes.

• Gravei em DVD as mesmas ISOs e funcionaram corretamente.

• Tentei algumas coisas também como trocar os cabos do HD SATA bem como suas posições.também.

Alguém tem alguma ideia se o problema pode ser/é de configuração? Se for, o que eu posso fazer?

perguntou Mar 25 às 14:26

Acceleratorr's gravatar image

Acceleratorr
21

editou Mar 25 às 14:29

Os ISOs preparados com sistemas operacionais já trazem todas as configurações necessárias para BOOT e instalação do S.O, o RUFUS pode ter criado um ambiente de instalação incompatível ou a BIOS não reconhece direito o Pendrive.

Para tirar a duvida crie um Pendrive com Windows 10 usando o proprio utilitário da Microsoft, ele baixa o Windows 10 da Microsoft e cria direto o Pendrive, fica nesta pagina no botão "Baixar a Ferramenta Agora":
https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

link permanente

respondeu Mar 25 às 15:13

spicy_question's gravatar image

spicy_question
33374719.6k

editou Mar 25 às 15:14

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,064
×630
×333
×19
×8

pergunta feita: Mar 25 às 14:26

pergunta lida: 138 vezes

última alteração: Mar 25 às 15:14