Há um tempo contratei um plano da NET com 60Mb, O 'modem roteador' é Dual Band e existe ainda um terceiro Wifi, que é para clientes NET, que possui em todo o Brasil ( https://www.claro.com.br/internet/rede-net-claro-wifi ) , o 'Modem-Roteador' que eles forneceram é o Arris TG1692A O problema é que esses 60Mb nunca chega por WiFi, mas pelo cabo chega. Fui mudar o canal do roteador, e percebi que o WiFi para clientes NET sempre fica no mesmo canal que o WiFi 2.4GHz. Dois WiFi operando num mesmo canal poderia afetar a conectividade com a Internet? Entendo de programação, mas não de redes. Ps: Meus dispositivos não possuem conexão 5GHz

perguntou Jun 06 às 23:52

Laportti's gravatar image

Laportti
1111

No caso não , os canais de 2.4 GHz vao de 1 a 11 , só existirá conflito se muitos dispositivos estiverem utilizando o mesmo canal , tem um app chamado wi-fi analyzer para Android nele vc pode consultar os canais mais utilizados no seu ambiente . O seu problema pode ser obstáculos como paredes ou móveis que impactam a qualidade do sinal .

link permanente

respondeu Jun 07 às 09:16

Triology's gravatar image

Triology
127509

Já usei esse app, tava no canal 11 e indicou colocar o canal 5, mas quando coloco o 5 indica o 11, e assim por adiante, quando eu mudo o canal do meu WiFi 2.4GHz, o WiFi para clientes é trocado automaticamente para o mesmo canal, não há opção para trocar o WiFi para clientes separadamente.

link permanente

respondeu Jun 07 às 09:20

Laportti
1111

Olá , se existem muitos clientes no local é possível sim a interferência , entre em contato com o suporte e verifique a possibilidade de alteração do canal. Vi que esse roteador tem opção de 5 GHz , tente verificar a possibilidade de ativação . Segue o link do tutorial : https://www.hardware.com.br/comunidade/v-t/1459980/

Triology's gravatar image Triology (Jun 07 às 09:31)

Aonde tem a certeza que por wifi NUNCA chega a 60 megas? poderia discorrer sobre isso por gentileza, principalmente em como isso pontualmente te afeta?

Particularmente não conheço relatos de pessoas que usam a net e tem o hotspot embutido de sentirem algum prejuízo na conexão por competir com o uso, por exemplo numa rodoviária aonde passaria gente mais pessoas nessa condição.

O que ficou nebuloso foi que não avisaram de forma ativa, parecendo que foi nada e de repente tinha isso na rede e muitas pessoas correlacionaram todas as dificuldades do mundo devido a isso (não é o seu caso), "não jogo bem, porque tem o net claro wifi e tão roubando minha internet", mas a pessoa pode desabilitar isso, ligando na central ou configurando no roteador.

A oi de juntou com a FON para fazer isso.

Ate pode ter uma perda, mas não o suficiente para a pessoa pegar o celular e não abrir uma página em 10 segundos por exemplo.

um abraço

link permanente

respondeu Jun 07 às 12:55

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.4k

Sim, duas redes usando o mesmo canal reduzem a velocidade do WIFI!

Esta rede para clientes #NET-CLARO-WIFI usa sua banda de internet e aumenta a vulnerabilidade do WIFI, por isso muitos clientes NET desabilitam.
Também não dá muito certo para a NET, por que o alcance do WIfi é muito pequeno, no máximo os vizinhos bem próximos poderão usar.
Mesmo que muitos vizinhos habilitem a rede #NET-CLARO-WIFI, não vai potencializar o uso, pois serão diversas redes independentes sem integração.

link permanente

respondeu Jun 07 às 15:02

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36415020.9k

editou Jun 08 às 11:52

a lebre que foi levantada é interessante, eu não achei casos atestando a vulnerabilidade, voce conhece alguma coisa do genero?

minhas pesquisas por relatos confiaveis veio só gente explicando o conceito e pessoas reclamando de casos extremos que não se aplicam a uma realidade tipo e se aonde a pessoa mora e ruim e perde 2mb de conexão por causa do recurso, por isso externei para uma rodoviaria, aonde tem mais chance de uso e na pratica ferrar um cliente da net.

att

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Jun 07 às 15:36)

A vulnerabilidade nas redes WIFI são reconhecidas para protocolos anteriores ao AC, e utilizando uma rede aberta para qualquer usuário da NET facilita bastante!

Sugiro além de desativar a rede NET-CLARO-WIFI, desative a rede para visitantes e até as redes para frequências e protocolos não usados.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Jun 08 às 11:38)

Solicitei à empresa NET para que desabilitasse o ponto de acesso #NET-CLARO-WIFI no meu plano. Link para desabilitar: http://faq.netcombo.com.br/faq-2/pergunta-frequente/como-habilito-desabilito-o-ponto-de-acesso-net-claro-wifi-na-minha-casa/

link permanente

respondeu Jun 07 às 15:37

Laportti
1111

editou Jun 07 às 15:39

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,945
×2,083
×1,302
×946
×114
×112
×43
×12

pergunta feita: Jun 06 às 23:52

pergunta lida: 1,572 vezes