Tenho uma dúvida a respeito do Snapdragon 653. Quando estava pesquisando sobre o processador, notei que o mesmo não possui o bit NX, o que compromete a segurança dos usuários que desfrutam de celulares equipados com o componente (acredito eu por conta das pesquisas que fiz sobre o bit NX). Minha dúvida é: nesse processador existe alguma outra tecnologia embarcada para garantir a segurança do cliente? Se possível falar um pouco mais sobre o bit NX e sobre o nível de segurança que ele proporciona ao usuário.

perguntou Jul 07 às 00:37

JoaoVitor_'s gravatar image

JoaoVitor_
121

Dispositivos como celulares e tablets dificilmente adquirem vírus por conta do Kernel diferenciado, mas na dúvida entre em contato com o suporte do dispositivo ou chip, fabricantes de componentes mais atuais não venderiam hardware vulnerável, do contrário recomendariam uma atualização.

Processadores da Intel tb passaram por esse pente fino e lançaram atualizações para corrigir as vulnerabilidades Spectre e Meltdown, essas atualizações porém resultaram em travamentos, lentidão e até a temida tela azul da morte no Windows, obrigando a Microsoft a lançar correções do sistema aparentemente resolvida, mas não foi provado nada a respeito que essas vulnerabilidades a nível de hardware leve algum dispositivo a ser infectado ou eles não quiseram demonstrar. Na dúvida use um bom antivírus e o sistema atualizado.

link permanente

respondeu Jul 07 às 03:05

Myckey's gravatar image

Myckey
1611875

editou Jul 07 às 03:54

O que voce entende por segurança do cliente e o que faz voce crer que o aparelho e uma "peneira" que o fato de nao ter esse bit coloca tudo a perder.

quero entender o que pesquisou.

link permanente

respondeu Jul 07 às 23:58

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.3k

marcmira, eu estava pesquisando sobre o aparelho Nubia Z17 Lite, que é embarcado com o processador em questão e fui ver as diferenças de desempenho e comparações com outros Snapdragons, e no site versus, estava indicando para o 653 a ausência do bit NX, que basicamente separa a memória com uma área de arquivos não executáveis (daí o termo NX, Not eXecutable) e serve para prevenir certos tipos de ataques feitos por malwares, quando o programa malicioso insere instruções na área de dados de outro programa.

Portanto não sei se a falta do bit NX colocaria tudo a perder, por isso vim perguntar se ele realmente pode influenciar com tanto peso em cima da segurança do celular.

Em questão a segurança do cliente, simplesmente por estar usando o celular, não digo de mim, mas em relação a uma pessoa leiga em propagandas e coisas do tipo, onde um arquivo "fantasiado" de aplicativo possa trazer consequências ao usuário. Muitas vezes a gente pode clicar no lugar errado ou simplesmente por conexões de wi-fi questionáveis e, que sem a proteção extra que o bit NX pode fornecer, ter parte de seus dados roubados.

Pra resumir, a minha dúvida está mais atrelada ao nível de risco que o smartphone pode estar exposto com a ausência do bit NX no processador.

JoaoVitor_'s gravatar image JoaoVitor_ (Jul 08 às 02:36)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,642
×898
×338
×24

pergunta feita: Jul 07 às 00:37

pergunta lida: 270 vezes

última alteração: Jul 08 às 02:40