A Anatel a partir de domingo 23/09/18 começa a notificar os celulares que serão bloqueados, nos estados do Acre, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Tocantins, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.
São os celulares: sem o selo da Anatel, Adulterados, roubados ou extraviados.

Verifique pelo IMEI se seu celular será bloqueado pelo site da ANATEL:
http://www.anatel.gov.br/celularlegal/consulte-sua-situacao

perguntou Jul 11 às 21:31

spicy_question's gravatar image

spicy_question
36425021.1k

editou Sep 22 às 22:59

Sou contra o bloqueio, porque em vez de punir as pessoas que roubam celulares para vender ou falsificam modelos, cortando esse mercado, já que ainda será possível vendê-los, mesmo que eles não funcionem, a Anatel vai estar punindo as pessoas que compram (muitas vezes inconscientemente) aparelhos assim. Não que eu seja a favor desse "mercado negro" de celulares, mas eu acho que poderia haver uma abordagem melhor que punisse os verdadeiros culpados.

PS: 25 é terça, não?

link permanente

respondeu Sep 21 às 22:40

PaoloV57's gravatar image

PaoloV57 ♦
810226.1k

editou Sep 21 às 22:40

A Anatel acredita que vai reduzir os roubos de celulares, e o bloqueio de celulares no Rio de Janeiro foi até antecipado a pedido do comandante da intervenção, General Braga Netto!

Mas também acho que muitos celulares importados legalmente serão bloqueados, para aumentar as vendas no Brasil!

Deepouter's gravatar image Deepouter (Sep 21 às 23:00)

Não acho que isso vá reduzir o roubo de celulares a números substanciais, pode até ser que diminua um pouco, mas não acho que será muito, o bloqueio do IMEI impede que os celulares se conectem à rede para fazer ligações e usar internet móvel, certo? O que impede o vendedor de dizer que o aparelho está bom, mostrar outras funções que estão funcionando mas não fazer um teste com cartão SIM? Aí a pessoa chega em casa e vê que não é bem como ela esperava. Tenho amigos que compravam celulares em feiras "de rua" no centro da cidade e quando eles quebravam com algumas semanas de uso, eles não ligavam porque já "esperavam" que o produto fosse de má qualidade e não vão atrás do vendedor nem nada do tipo, também basta ver aqui no fórum quantas pessoas compram coisas inclusive mais caras que um celular sem pesquisar antes e acabam dando de cara com produtos ruins, essas são apenas as que procuram aqui por uma solução, imagine então aquelas que compram, mas, assim como os meus amigos, simplesmente ignoram e partem pra outra?

E também acredito, como você disse, que muitos dispositivos serão bloqueados "sem querer".

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Sep 21 às 23:16)

não tenham dúvida que vai ter pergunta aqui no fórum reclamando disso.

também não é justo com quem usa celular "direitinho" tenha sua experiência prejudicada por aparelho sem homologação, produto de roubo.

nisso tem um procedimento burocrático que vai liberar quem foi injustamente bloqueado, só não vai ser imediato.

eu vejo de forma positiva

link permanente

respondeu Sep 22 às 10:48

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.5k

A Anatel não vai bloquear celular importados, só os irregulares

link permanente

respondeu Sep 23 às 07:41

toleranciazero's gravatar image

toleranciazero
7479909.7k

Os celulares importados não tem selo da ANATEL, que é um dos critérios de bloqueio!
O numero do modelo é codificado no IMEI, um mesmo modelo tem diferentes codificações em cada pais.
Os fabricantes só homologam na ANATEL os modelos brasileiros, não há interesse dos fabricantes homologar seus modelos estrangeiros!

Porem a ANATEL faz declarações desencontradas, agora mesmo vi uma reportagem afirmando que os celulares que já estão funcionando na rede móvel não serão bloqueados, mas se a pessoa trocar de chip (numero) em um celular irregular ai sim será bloqueado.

spicy_question's gravatar image spicy_question (Sep 23 às 16:11)
Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

• *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×4,680
×244
×61
×53
×1

pergunta feita: Jul 11 às 21:31

pergunta lida: 1,513 vezes

última alteração: Sep 23 às 16:11