Boa noite. Sou usuário de android há anos e venho querendo migrar para o iOS. Gostaria de saber quanto à segurança do aparelho, no tocante a roubos: é muito visado pelos ladrões? Me disseram que o iPhone não funciona sem uma conta do iCloud.... Alguém que entenda pode me explicar isso? Grato.

perguntou Aug 07 às 18:51

hamilton_hamilton_7's gravatar image

hamilton_hamilton_7
11

editou Aug 13 às 11:05

marcmira's gravatar image

marcmira ♦
36356329.4k

Acredito que os smartphones de alto custo em geral são mais visados, esse artigo reforça o argumento. No entanto, os iPhones são mais difíceis de desbloquear, até mesmo a polícia federal já disse ter dificuldade de acessar os aparelhos da Apple.

Em um iPhone, a conta iCloud seria equivalente à conta do Google em um Android. Basicamente, você precisa criar essa conta para os serviços básicos da Apple, assim como precisa de uma conta Google para usar alguns serviços do Google/Android, como a loja de aplicativos.

link permanente

respondeu Aug 10 às 13:51

navegante's gravatar image

navegante
5146

Em um país onde a inteligência dele demorou meses pra descobrir a ameaça de um atentado terrorista que havia sido postado no Twitter (se não me engano), eu não usaria a PF dele como parâmetro de medida para o que é fácil ou não de ser desbloqueado.

O fato é que se um hacker quiser ter acesso às suas informações, ele vai ter de um jeito ou de outro (especialmente se for alguém habilidoso), mas a questão é: por que alguém assim iria perder tempo com você? Não me entenda mal, mas a não ser que você tenha uma resposta pra essa pergunta, não acho que a diferença de segurança entre Android/iPhone importe tanto.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Aug 10 às 20:40)
1

Houve um caso semelhante, dessa vez com o FBI, talvez seja um parâmetro melhor que a PF. Na época, a situação polêmica fez com que o CEO da Apple se pronunciasse me uma carta aberta.

Além disso, a própria natureza "mais aberta" do Android, o torna menos seguro em relação ao iOS.

  • No Android, há a fragmentação com várias fabricantes e diferentes versões do sistema. Modificações no sistema pelas fabricantes e operadoras, que atrasam atualizações do sistema e podem trazer mais vulnerabilidades;
  • As permissões granulares do Android surgiram no Android 6, mas começaram a ser forçadas aos desenvolvedores devido às exigências de API somente neste mês (ainda assim, com menor controle que no iOS);
  • O Android torna mais fácil a instalação de pacotes/apps não assinados;
  • O Android também tem a maior quantia de mercado, e aliado a todos os pontos anteriores, se torna um alvo mais fácil para os usuários mal intencionados.

Com base nisso, quando se trata de segurança e privacidade eu acredito que há uma diferença considerável entre os dois sistemas e dispositivos, e consequentemente, do nível de habilidade do "hacker" para ter acesso às informações do usuário.

Sobre o argumento de "por que alguém assim iria perder tempo com você", me lembra o argumento de "nada a esconder", refutado por especialistas e pesquisadores da área de segurança, e também pelo Edward Snowden, que diz:

"Argumentar que não nos devemos preocupar com a privacidade porque não temos nada a esconder é a mesma coisa que dizer que não me preocupo com a liberdade de expressão porque não tenho nada a dizer."

Mesmo que seja um debate subjetivo, é algo para refletir com relação a segurança e privacidade dos dados.

navegante's gravatar image navegante (Aug 13 às 10:55)

Como diria Jack, vamos por partes, primeiro, sim, eu lembro desse caso do FBI, lembro inclusive que o John McAfee se ofereceu pra hackear o iPhone pra eles, não lembro se conseguiu.

Em segundo lugar, também reconheço que a segurança do iPhone é menor do que a segurança do Android, mas seria uma diferença tão grande ao ponto de ser fator decisivo na compra de um ou de outro? Fora que a segurança maior do iPhone acaba sendo um fator limitante na liberdade do usuário, ao passo que um processo que deveria ser simples, como enviar fotos do aparelho para um computador acaba levando muito mais tempo e trabalho do que deveria.

Acho importante lembrar também dos vários casos em que famosos têm fotos íntimas divulgadas na Internet, não posso afirmar isso com base em números, mas pelo o que eu vejo, a maior fonte dessas fotos são o iCloud, então mesmo a segurança do aparelho em si ser maior que a do Android, a segurança do iCloud como serviço de nuvem me parece bem "comum". E baseado nos casos que eu vejo até nesse mesmo fórum, a maior parte dos usuários se preocupa com duas coisas: fotos e mensagens e essas últimas são protegidas por serviços de criptografia de dados (pelo menos levando em conta o Whatsapp e o Telegram, que são os apps mais famosos).

Por fim, quanto ao caso de Snowden, eu acho que são duas dimensões diferentes, com ele foi um caso de espionagem em nível internacional e aí eu concordo que a privacidade deve prevalecer, mas eu não quis dizer que devemos abandonar a segurança dos nossos dispositivos, eu só quis dizer que uma segurança em nível básico, como a encontrada em Androids é suficiente para grande parte dos usuários. Na maioria dos casos, inclusive, a ação dos hackers é facilitada pelos próprios usuários, ao acessar sites de phishing, por exemplo, se tornando mais uma questão de bom senso do que de segurança do dispositivo.

PaoloV57's gravatar image PaoloV57 ♦ (Aug 13 às 16:42)

O iPhone só deixa voltar a configuração original de fabrica se for informado a conta/senha do iCloud, também os modelos recentes mais caros da Samsung fazem a mesma verificação com a conta na Samsung cloud.

Esse procedimento vai aumentar a segurança dos seus dados, mas quanto aos roubos não é definitivo, pois podem ser roubados para desmanche, além da reação inesperada dos assaltantes que atiram por qualquer coisa, uma garota foi morta recentemente por que o celular estava com defeito.

link permanente

respondeu Aug 13 às 11:35

Deepouter's gravatar image

Deepouter
19192610.0k

seria interessante o iphone ter a opção de desligar botando uma senha.

me falaram que o android tem isso, sabe se procede?

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Aug 13 às 11:42)

Não sei se você está falando do serviço do Google que permite Localizar, bloquear ou limpar os dados do celular, a vantagem é que o assaltante vai estar distante, pois tudo é comandado remotamente.

Veja o vídeo tutorial do Techtudo:
http://www.techtudo.com.br/videos/v/como-rastrear-o-seu-celular-android/4967753/

Deepouter's gravatar image Deepouter (Aug 13 às 12:10)
1

@marcmira, no Android é possível. Em alguns dispositivos da Samsung essa função está disponível. Para outros dispositivos, isso pode ser possível obtendo o acesso root no aparelho. No entanto, essa não é uma medida de segurança eficaz, pois todo dispositivo Android vem com a funcionalidade por hardware de forçar o desligamento (hard reset) ao pressionar o botão power por um longo período, ou com outra combinação. No caso dos dispositivos da Samsung mais recentes, a combinação é diferente, mas existe.

navegante's gravatar image navegante (Aug 13 às 12:32)

pesquisei rapidamente e vi que o app cerberus diz fazer isso.

marcmira's gravatar image marcmira ♦ (Aug 13 às 12:47)

Na rua qualquer smartphone é visado pois . Não de bobeira. E dependendo da situação, o bandido pode pedir todas e qualquer senha que ele desejar. Dificilmente um ladrão rouba somente pelo modelo, vai mais pela situação de vulnerabilidade da vítima (digamos que seja uma avaliação de custo x benefício do momento).

link permanente

respondeu Aug 13 às 14:21

toleranciazero's gravatar image

toleranciazero
7379909.7k

Sua resposta
mudar para preview

Siga esta pergunta

Por Email:

Uma vez que você entrar você poderá se inscrever para todas as atualizações aqui

Por RSS:

Respostas

Respostas e Comentários

Markdown Básico

  • *italico* ou __italico__
  • **negrito** or __negrito__
  • link:[texto](http://url.com/ "Qual é a sua dúvida?")
  • imagem?![alt texto](/path/img.jpg "Qual é a sua dúvida?")
  • lista numerada: 1. Foo 2. Bar
  • para adicionar uma quebra de linha basta adicionar dois espaços onde você gostaria que a nova linha estivesse.
  • tags HTML básicas também são suportadas

Tags

×2,343
×130
×64

pergunta feita: Aug 07 às 18:51

pergunta lida: 339 vezes

última alteração: Aug 13 às 16:42