spicy

Membro

Seria melhor votar usando Celular?

Perguntou 5 anos atrás

Resolvido

Com as novas tecnologias de segurança na internet e os aplicativos para celular que são mais seguros, o voto por aplicativo teria menor risco de fraude que as urnas eletrônicas.

Além da urna eletrônicas exigir uma infraestrutura monstro com alto custo, as urnas eletrônicas espalhadas por todo Brasil aumentam o risco de fraude, sem falar na possibilidade de fraude no arquivo com o resumo dos votos de cada urna eletrônica, que é transportado por uma pessoa até a central de transmissão mais próxima.

O Voto por aplicativo usaria a biometria (Digitais dos dedos ou reconhecimento facial) para identificar a pessoa, e se comunicaria diretamente com um único sistema central, sem todas as intervenções humana que acontecem na urna eletrônica.
Um sistema central seria muito mais seguro, por ser único e permitiria uma auditoria completa pelos melhores especialistas!

Reino Unido, Estônia, Suíça e Canadá já usam voto via internet, mas creio que ainda não usam um aplicativo.

PUBLICIDADE

Respostas

marcmira

Moderador

5 anos atrás

na teoria seria perfeito.

mas e os efeitos práticos: qual seria o mínimo de aparelho que estaria apto a usar esse sistema?

Casos da linha " e se" acontece x e y , bugs de operação e mau uso, não adianta importar a tecnologia, teria que continuadamente ter uma equipe engajada e sem vieses para proporcionar essa auditoria completa e isso não fosse contaminado pelo modus operandi corrupto em muitas esferas na política brasileira.

Tem muitos pormenores a se considerar neste assunto

spicy

Membro

5 anos atrás

Realmente tem alguns pré-requisitos.
Mas um celular simples com câmera resolveria, seria um aplicativo leve, pois criptografia e biometria já são bem leves e usados em muitos aplicativos bancários.
Para pessoas com dificuldades ou sem celular, poderiam ser disponibilizados suporte só nas zonas eleitorais já existentes, pois quase todas pessoas já estão habituadas com celular.
O grande investimento seria na infra estrutura central, para receber um grande numero de votos simultâneos, com servidores seguros e redundantes e equipe especializada, mas a votação durando alguns dias aliviaria bastante o congestionamento como acontece nos países que já usam voto via internet.
Atualmente a central de apuração já permite auditorias no sistema, nesta eleição os técnicos da OEA atestaram lisura das eleições brasileira.